O MAC homenageia todas as mulheres com obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Lygia Clark, Lygia Pape, Anna Bella Geiger, Maria Leontina, Iole de Freitas, no período de 24 de março a 29 de abril, com a Exposição Mulheres nas coleções João Sattamini.

Recentemente o Centro Georges Pompidou (Paris) apresentou a exposição “Elles” (“Elas”) propondo, a partir de algumas das artistas referenciais de seu acervo, uma nova visão da arte contemporânea. Tal abordagem, característica do que hoje chamamos pós-modernidade, converge para um esforço empreendido nas últimas décadas de mudar nosso entendimento da história da arte – e da cultura, de modo geral – ainda fortemente centrada numa narrativa sexista. No nosso caso, isto é particularmente significativo, quando apenas para nos restringirmos a poucas mulheres das artes plásticas, vemos seu papel marcante na formação do Brasil moderno e contemporâneo.

A exposição “Mulheres nas Coleções João Sattamini / MAC Niterói” espera contribuir para reafirmar a importância de se escrever uma história da arte outra. Fato digno de menção é nossa ênfase em trabalhos que abordam desde imagens diretamente associadas ao universo feminino até obras emblemáticas para a afirmação local da abstração ou da arte contemporânea de modo geral, pretendendo assim não reduzir a importância destas artistas a um só eixo na arte dos séculos XX e XXI. Pensada como uma homenagem ao mês da mulher, a exposição concorre igualmente para mostrar ao público diferentes aspectos das coleções do museu, tarefa que lhe é primordial.


Serviço:

“Mulheres nas Coleções João Sattamini / MAC Niterói”,
exposição coletiva
Curadoria: Guilherme Bueno e Márcia Muller
Local: Salão e Varanda
Abertura: 24 de março de 2012
Visitação: 24 de março a 29 de abril de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 14/07/2016

MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA
Estratégia: Jogos Concretos e Neoconcretos ENCERRADA
Exposição "A Caminho de Niterói", no Paço Imperial ENCERRADA
Exposição '!Mirabolante Miró!' no MAC Niterói ENCERRADA