Um dos principais nomes da pintura contemporânea, gênio das artes plásticas no Século XX, o espanhol Joan Miró, nascido em Barcelona no final do século XIX e consagrado mundialmente na década de 30, dá a partida ao encontro de Niterói com a Espanha, na próxima sexta-feira, 07 de abril de 2006.
A abertura oficial da mostra "!Mirabolante Miró", concebida e realizada pelo Santander Cultural, do Santander Banespa, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, será também a abertura oficial do "Encontro com Espanha".
Associado ao cubismo e ao fauvismo, movimentos dos quais foi contemporâneo, Miró acabaria criando uma linguagem artística própria. Miró retrata a natureza como faria um homem primitivo ou uma criança, mas com a inteligência de um homem maduro do Século XX.
As obras constantes da mostra – 172 gravuras, litografias e xilogravuras originais, além de 25 pôsteres – foram realizadas nos últimos 20 anos da vida do artista e são uma síntese do sentimento de liberdade que Miró sempre procurou expressar, por meio de seu alfabeto de signos negros, que se sobressaem entre cores.
A montagem, organizada pelo francês Jean Frémont, curador da Galeria Lelong, de Paris, e pelos brasileiros Fábio Magalhães e Leonel Kaz, proporciona uma visão panorâmica da diversidade poética de Miró, assim como da diversidade de técnicas e formatos que utilizou. As gravuras, litografias e xilogravuras também mostram o longo relacionamento do artista com a galeria, que praticamente editou todos os seus trabalhos nessa área.
As obras utilizam diversas técnicas - sobre suportes de metal, de pedra (litografia) ou de madeira (xilogravura) - e formatos, que chegam até 1,60m por 1,30, tamanhos raros para gravuras. "Mirabolante Miró" reúne também gravuras que são interpretações do artista para textos poéticos de autores como Jacques Prévert e René Char.
Encontro com a Espanha
Quem tem alguma afinidade com a Espanha, cujos os inconfundíveis traços do artista serviram para divulgar, ou com a arte, não desconhece o colorido e ousado trabalho do catalão Joan Miró (1893-1983), um expoente da pintura européia moderna.
"¡Mirabolante Miró!" abre o Encontro com a Espanha – festival com 250 atrações sobre esse país. É uma chance ímpar de ver a maturidade no uso de símbolos e na expressão gráfica de Miró nos últimos 20 anos de seu trabalho, com gravuras de até 1,60m x 1,30m.
Niterói, por si só, já é uma festa. Porém com Miró com entrada gratuita este mês é imperdível! São aguardadas até o fim dos dois meses de exposição (termina em 04 de junho) mais de 120 mil pessoas.
Acrescente-se que o MAC, uma excepcional uma obra de Oscar Niemeyer, é o complemento ideal, por sua modernidade e beleza, aos traços inconfundíveis de Miro, ou seja, se tem a oportunidade de ter um banho de cultura ibero-brasileira com o plus de passear pela maravilhosa Niterói, uma cidade que os cariocas estão aprendendo a conhecer e quem conhece é impossível não amar.
O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/nº. A bilheteria fecha 15 minutos antes das salas de exposição e o ingresso custa R$ 4. Estudantes com carteira e adultos acima de 60 anos pagam R$ 2, e crianças até 7 anos não pagam. Informações: (21) 2620-2400.
Diversas outras exposições fazem parte da agenda durante todo o mês de abril, entre elas a do prestigiado pintor J.M Barreiro e a da brasileira Ísis Braga, que com suas "Releituras" re-interpreta alguns dos principais ícones da cultura espanhola. Releitura também é o mote das exposições "La Del Alba Seria" e "Outros Quixotes", onde artistas contemporâneos celebram os 400 anos da principal obra de Cervantes, recriando seu imortal Don Quixote. A programação do encontro prevê ainda exposições de cutelaria e de fotografias, entre elas, um impressionante registro sobre a imigração espanhola em Niterói.
Serviço
MAC Niterói
Exposição '!Mirabolante Miró!'
De 07 de abril a 04 de junho de 2006