MEMÓRIA - Depois de uma espera de dez anos, em brebe, o espeço gastronômico será aberto ao público
Após uma espera de dez anos, o Bistrô do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói será, finalmente, aberto ao público. Localizado no subsolo do principal ponto turístico da cidade, o novo espaço gastronómico possui uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e uma área para receber 200 pessoas. Os reparos iniciais serão concluídos dentro de dez dias e as chaves serão entregues ao administrador, o empresário Humberto Barreira, para que a decoração do local seja providenciada.
As melhorias na estrutura do Bistrô basearam-se, principalmente, na reforma de câmaras frigoríficas, refrigeração e rede elétrica. O investimento municipal para os reparos foi de R$ 250 mil. Após a liberação das chaves, o proprietário dará início à decoração do novo espaço.
"Em dez anos muitos detalhes construídos na obra inicial deterioraram-se. Estamos cumprindo apenas um compromisso de contrato. O terreno pertencia ao empresário Humberto Barreira, que o doou à Prefeitura para a construção do museu. Em contrapartida, ganhou o direito de administrar o espaço do Bistrô. Só estamos cumprindo, a pedido do governo municipal, um compromisso de dez anos", disse o arquiteto responsável pelos reparos estruturais do Bistrô, Roberto Fellows.
O espaço gastronômico contará com 464 metros quadrados no subsolo do museu, divididos entre cozinha, salão e área de serviço. O Bistrô, com capacidade para até 200 pessoas, conta com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, incluindo ainda a beleza da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem.
"Esse é o que podemos chamar de momento MAC. Reformamos a rampa de acesso ao museu, estamos trocando as portas de entrada e dentro de dez dias entregaremos as chaves do Bistrô para o proprietário. Cumprimos com compromissos firmados há anos entre o governo e a população. Viemos com a proposta de fazer acontecer e conseguimos", comentou a presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marilda Ormy.
Obras - As melhorias na rampa do MAC, que tinham um prazo de conclusão de dois meses, terminaram na semana passada e serão inauguradas na quarta-feira. As obras custaram aos cofres públicos RS 146.189,59. Já em setembro deste ano, o museu deverá inaugurar um novo sistema de iluminação.
Portas deslizantes
O MAC passará por mais melhorias nas próximas semanas. A Fundação de Arte de Niterói homologou, na quarta-feira, a licitação para a instalação de um sistema automático de portas deslizantes com microprocessador e sensor de presença no valor de R$ 26.980. A empresa vencedora do processo foi a Manuportas Instalações e Manutenção de Portas Automáticas Ltda. As obras devem começar na próxima semana, e serem concluídas em 15 dias.
"As portas de vidro ganharão um sistema que não permitirá a fuga do ar condicionado. Com esse mecanismo, a refrigeração será menos exigida, haverá maior economia e as obras ficarão protegidas", explicou um dos arquitetos responsáveis pelas melhorias, Sandro Silveira.