De 06 de agosto a 11 de setembro de 2016, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, recebe uma intervenção do artista Agostinho Moreira, no espelho d’água existente na base do edifício do MAC. Com a curadoria de João Carlos Goldberg, a obra se constitui em uma instalação de tampas redondas de plástico reutilizadas em diversas dimensões e cores, na formação de uma pintura em movimento proporcionada pela ação do vento e da água. Serão colocadas aproximadamente 60.000 tampas de início.

Com a instalação, que pretende ser participativa, será feita uma chamada a toda a população, um grande esforço em trazer escolas públicas e privadas, que serão convidadas a trazer mais tampas. Estas tampas poderão ser assinadas pelos contribuintes, e cada tampa trazida poderá ser trocada por alguma já presente na obra, criando uma interação entre público e obra baseada também nesta troca. O que se espera é que, com o tempo, todas as tampas receberão um nome, o que as constituirá como um símbolo importante de humanização no imainário participativo.

O principal objetivo é construir e acrescentar conhecimento, resgatando novos valores em uma desconstrução de pensamentos formais. Assim, "Provar, Aprovar, Reprovar" liga um percurso dos próprios objetos usados na pintura emmovimento com o seu caráter repleto de cumplicidade; as tampas coloridas (a tinta) dialogam pela memória, por serem reutilizadas, com partes da vida de cada um que as observa.

Enfrentar a tarefa de arte como educação é chamar à participação aqueles que, por hábito sistêmico, refugiam-0se neste universo atual de informações de fácil acesso, que tomam demasiados tempo e espaço. Surge, então, a preocupação em aproximar pessoas que não tem por hábito vir ao Museu, e abrir portas que oferecem chances de estar dentro de um novo processo de lógica e raciocínio.

A recolha de tampas em si terá como objetivo a conscientização e a criação de novos hábitos, reforçando valores de ecologia, reutilização e participação em união social.


Serviço

"Provar, Aprovar, Reprovar", de Agostinho Moreira
Curadoria: João Carlos Goldberg
Local: Espelho d´água
Abertura: 06 de agosto de 2016
Visitação: 06 de agosto a 11 de outubro de 2016
Horário: De segunda a domingo, das 09h às 18h.
Entrada Franca

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA