Expondo pela primeira vez em uma mostra individual no Brasil, a artista mineira Sonia Gomes enche o Museu de Arte Contemporânea de Niterói com suas esculturas de tecido. Renomada internacionalmente por seu trabalho intenso e cheio de memória, Sonia terá sua obra exposta em "A Vida Renasce, Sempre" até o dia 25 de novembro. A mostra conta com 40 trabalhos, realizados nos últimos 20 anos pela artista. Seus famosos pendentes e esculturas de pano retorcido compõem a exposição, acompanhados de desenhos sobre papel, tecido e madeira, além de intervenções em livros, objetos domésticos e de trabalho. As técnicas, formas e estampas de suas esculturas remetem à memória familiar e à identidade racial da artista, incluídos em um universo íntimo e convidativo. Conhecida principalmente pelo trabalho com esculturas de tecidos, Sonia Gomes nasceu na cidade de Caetanópolis, Minas Gerais, a segunda cidade no país a possuir uma fábrica de tecidos. A população do município foi constituída em torno da Cia Cedro e Cachoeira, até hoje existente, o que colocou Sonia Gomes em contato com o tecido desde a infância.

Apesar do contato prematuro com o material que hoje marca sua obra, Sonia somente começou a trabalhar com arte aos 46 anos, quando começou a estudar na Escola Guignard, onde desenvolveu a narrativa de seu trabalho. Apesar de sempre demonstrar talento para desenhar e tecer, Sonia foi professora primária antes de seguir carreira de artista. Hoje, aos 70 anos de idade, continua trabalhando. No entanto, suas obras não se resumem ao pano, mas também incorporam arames e outros objetos cotidianos e "desimportantes" que aparecem no ateliê da artista.

Atualmente, Sonia já conta com exposições na Bienal de Veneza, onde foi a única brasileira a expor no ano de 2015, além de museus nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido, em mostras coletivas e individuais. No Brasil, já expôs no Sesc Belenzinho, na Bienal Nacional de Santos e agora, no MAC. Foi indicada ao Prêmio PIPA em 2012 e 2016.

SERVIÇO

Exposição "A Vida Renasce, Sempre"
Data: 11 de agosto de 2018, sábado
Horário: 14h
Ingresso: R$10. Entrada franca para estudantes do ensino médio da rede pública, menores de 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói e visitantes de bicicleta.
Classificação indicativa: Livre
Museu de Arte Contemporânea
Mirante da Boa Viagem, s/m, Boa VIagem, Niterói.


Tags:






Publicado em 2018-08-11

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA