Em 15 de dezembro de 2021 o MAC Niterói recebeu a exposição "Democracia em Disputa", realizada pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, que abordou as idas e vindas do processo democrático brasileiro. Naquele momento, através de dezenas de imagens fotográficas históricas, o museu trouxe para o seu espaço um dos debates mais atuais do nosso país.

Com os eventos ocorridos em Brasília-DF em 08 de janeiro de 2023, tivemos a certeza de que a abordagem traçada em 2021 era mais do que atual. Com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, as sedes dos três poderes da República brasileira, e a tentativa de um golpe de Estado, pudemos observar a disputa do processo democrático acontecendo. Seja através das câmeras de segurança ou das postagens nas redes sociais via celular dos que participaram do ato golpista, pudemos acompanhar "on time" o desenrolar dos fatos. A destruição de diversas obras de arte nos três locais, demonstrou, para nós, o desprezo daquelas pessoas pela arte brasileira, pela nossa história e nosso patrimônio. O ataque à arte e à cultura de um povo é típico dos regimes autoritários e antidemocráticos. Nesse momento, o trabalho de recuperação e restauro do patrimônio artístico destruído tem sido feito por competentes profissionais da área de restauro.

A preservação, valorização e documentação da arte é uma das funções prioritárias de um museu. O MAC Niterói tem como missão, também, estimular reflexões e pensamentos críticos sobre arte, sociedade, meio ambiente e cultura. Nosso acervo é composto por mais de 1.500 obras de artistas contemporâneos brasileiros, divididas em duas coleções: João Sattamini e MAC Niterói, cabendo ao setor de museologia e conservação a preservação dessas obras tão importantes não só para o museu, mas principalmente para nosso povo. É conhecendo e preservando sua cultura e patrimônio histórico que um povo se fortalece.

Seguindo esse compromisso, trazemos ao público a exposição "Invasão: a arte da democracia" em homenagem a dois artistas que foram vandalizados na invasão de Brasília: Franz Krajcberg e Athos Bulcão . Aqui, a/o visitante poderá conhecer um pouco desses dois grandes artistas, a partir de obras pertencentes à Coleção João Sattamini. Krajcberg (1921-2017) nasceu na Polônia e se naturalizou brasileiro. Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, usava elementos da natureza em suas obras. Veio para o Brasil em 1948, fugindo da Segunda Guerra Mundial, após toda sua família ter sido assassinada em um campo de concentração pelo governo nazista. Foi um ativista ambiental, associando a sua arte à defesa do meio ambiente. Sua obra "Galhos e sombras" foi uma das destruídas pelos vândalos e dificilmente será possível recuperá-la totalmente.

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro. Pintor e escultor, se destaca como um dos principais artistas do nosso país, em especial pela integração da arte à arquitetura, trabalhando as relações do espaço com a paisagem e a natureza. Suas principais obras foram desenvolvidas para espaços públicos, como murais e painéis, sendo Brasília um dos locais icônicos de seu trabalho: todos os palácios de Brasília possuem alguma obra de Bulcão. Sua obra "Muro Escultórico" foi uma das vandalizadas na invasão da Câmara dos Deputados e passa por um complexo processo de restauro.

Essa exposição é, portanto, a simbiose daquilo que buscamos em nosso cotidiano: a construção de um museu que se pretende ser um espaço da arte contemporânea e também dos debates da contemporaneidade. O MAC Niterói segue sendo um lugar de defesa da democracia, da preservação da memória e do enfrentamento a toda forma de intolerância.


"Somos herdeiros de uma imensa, imensamente bela, imensamente rica província da Terra que, lamentavelmente, mais temos malgestado que fecundado. Tamanho foi o desgaste que, hoje, tarefa maior é salvar toda a beleza prodigiosa da natureza que conseguiu sobreviver à ação predatória."

Darcy Ribeiro








Publicado em 12/05/2023

Mac Niterói recebe mostra individual de Cesar Coelho De 07 de dezembro a 23 de Fevereiro
Exposição no MAC celebra o campeonato da Viradouro De 18 de dezembro a 9 de março de 2025
MAC Niterói apresenta "Entre esculturas e Objetos, capítulo II" A partir de 24 de agosto