O primeiro aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) vai ser festejado com a inauguração de três novas exposições. A partir deste sábado, 20 de setembro de 1997, fotografias, pinturas e trabalhos dos próprios visitantes tomam conta das salas do museu. Também começam ser implantados programas educativos para atrair a visitação infantil.

Na mostra "Trajetória do MAC", o público poderá conhecer de perto todo o processo de construção do museu. São fotografias amadoras e profissionais e reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional. O projeto arquitetônico do museu, de Oscar Niemeyer, alcançou grande repercussão na mídia e, até hoje, causa grande impacto. Sua forma circular e muito curiosa já rendeu comparações com discos voadores e até mesmo uma taça de vinho.

A segunda exposição, "MAC com imaginação é o resultado final do projeto "Descubra o MAC Durante um ano, os visitantes selecionavam as obras que mais gostavam da Coleção Sattamini e faziam conexões criativas entre elas, através de narrativas pessoais e muita imaginação.

Entre os trabalhos que fizeram mais sucesso, estão algumas obras de Claudio Paiva, Ivens Machado, Leonilson, Hélio Oiticica, Frans Krajcberg, Ivan Serpa. Uma das finalidades do projeto é integrar o público, criando uma visão crítica e poética.

Mas quem assina a exposição de maior peso, é Jorge Guinle Filho. Em homenagem aos 10 anos de morte de um dos nossos mais importantes pintores. O MAC apresenta 15 telas do artista. A influência de importantes nomes na arte moderna - como De Kooning, Jackson Pollock, Francis Bacon, entre outros - é facilmente percebida em seus belos trabalhos. A iniciativa do MAC oferece um rápido panorama de sua carreira. Mas sua obra é ainda pouco conhecida pelo público, que deveria ser brindado com uma grande retrospectiva.

Junto com as exposições, o MAC vai inaugurar outras atrações para os visitantes. A partir do sábado, serão realizadas visitas guiadas para as escolas. Nos domingos, as crianças poderão se divertir e aprender mais sobre arte em jogos e brincadeiras.


Serviço

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem. s/nº
De terça a sábado, das 13h às 21h.
Domingo, das 13h às 19h.
Ingressos: RS 2.
Nos sábados, entrada franca








Publicado em 13/02/2023

Marcelino Melo mostra sua versão para 'Etnogênese', no MAC Niterói De 7 de setembro a 24 de novembro
Mac Niterói convida para exposição 'ObraTêxtil' De 28 de setembro a 08 de dezembro
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA
Estratégia: Jogos Concretos e Neoconcretos ENCERRADA
Exposição "A Caminho de Niterói", no Paço Imperial ENCERRADA