A exposição "Van Gogh e seus contemporâneos" atravessa a ponte e chega ao MAC Niterói para apresentar um final de semana cultural, com curta de animação, projeções na fachada do Museu, programação educativa, comidas, bebidas e música, nos dias 28 e 29 de maio

Nos dias 28 e 29 de maio, o público poderá vivenciar uma nova experiência com Van Gogh. A mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos - Exposição Imersiva” em cartaz na Casa França-Brasil, vem até o MAC compartilhar uma programação toda gratuita e de acesso livre, feita especialmente para aproximar ainda mais diferentes públicos da criação artística.

No sábado, dia 28 de maio, desde as 10h da manhã, haverá sessões do curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos (12’) de meia em meia hora, no auditório do MAC. O curta-metragem Van Gogh e seus contemporâneos (Crossmedia, 12’) conduz o espectador a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

Das 15h às 18h, acontecerá uma programação educativa, com contação de histórias e oficinas de criação.

A partir das 18h, serão projetadas imagens de Van Gogh e seus contemporâneos na fachada do Museu, num encontro entre o prédio desenhado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e um dos artistas mais queridos de todo o mundo, que é Van Gogh, acompanhado de seus contemporâneos, que estavam produzindo pinturas no mesmo período. Será um espetáculo de cor, luz e som.

O interessado pode levar sua cadeira, chamar os amigos, os parentes e curtir o encontro entre Van Gogh e uma das construções mais significativas da cidade de Niterói. Tudo isso com música, comes, bebes e produtos relacionados com Van Gogh.

O MAC Niterói ainda apresenta três programações em cartaz:

"Choro", exposição individual do artista Antonio Kuschnir, reflete sobre o poder de julgamento no mundo digital e retrata ansiedade, tecnologia e pandemia.

"Hu, a minha alegria atravessou o mar", coletiva com curadoria de Ana Beatriz Almeida, que promove um diálogo direto entre lógicas de matriz africana e a arquitetura de Niemeyer.

Projeto "MIRANTE", com duas exposições coletivas e uma individual, nas áreas externas do Museu e na recepção. A curadoria é assinada pelo artista visual Felippe Moraes. O público pode conferir pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como território, o antropoceno – o período mais recente na história do Planeta Terra – e as noções de ruína e trabalho.

Van Gogh e seus Contemporâneos emociona e transporta o público para um universo único, de criações artísticas famosas no mundo inteiro, com uma linguagem que potencializa a aproximação de diferentes públicos da criação artística. “A pintura está na minha pele.” Foi assim que Vincent Van Gogh traduziu a sua trajetória, com mais de 2 mil quadros. O interesse pela arte teve início ainda na infância e, em sua trajetória, pintou mais de 40 autorretratos em que explora a sua aparência física e seu olhar expressivo. Entre as curiosidades do artista está o fato de pintar ao ar livre, hábito que conservou até morrer. Sua técnica de pinceladas firmes e carregadas, aplicadas sem hesitação, permitiu-lhe pintar rapidamente e produzir um vasto número de obras nos últimos dois anos e meio de sua vida. Em 1973, foi criado o Museu Van Gogh em Amsterdã, na Holanda, para abrigar suas criações.

O evento é todo gratuito e de circulação livre para todos os públicos.

Van Gogh e seus Contemporâneos em Niterói
28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo

Curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos
Sábado, dia 28, das 10h às 20h
Domingo, dia 29, das 10h às 19h

Programação educativa

Dias 28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo
Oficina de criação, 15h
Contação de histórias, 17h

Projeções na fachada do Museu
Sábado, dia 28, das 18h às 21h
Domingo, dia 29, das 18h `as 20h

Apresentado por: ENEL, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. É facultativo o uso de máscaras pelo público.

Endereço
MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/nº
Boa Viagem, Niterói – RJ


Tags:






Publicado em 24/05/2022

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA