O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 6 de agosto, sábado, a mostra "O que o olhar evoca", da artista visual Wil Catarina, com curadoria de Ana Schieck.

A exposição de Wil Catarina consiste em um conjunto de obras inspiradas em 8 fragmentos de madeira encontrados na natureza, transformados e nomeados esculturas, tornando-se provocações com base no olhar da artista e dos espectadores. O projeto luminotécnico é assinado por Widimar Ligeiro.

Os fragmentos são traduzidos pela artista em 22 desenhos intitulados ‘Expressões Gráficas’, realizadas sobre papel craft em dois tamanhos diferentes. O público vai poder ver também duas pinturas em acrílica sobre canvas em grandes dimensões. Para acompanhar a tridimensionalidade dos fragmentos naturais, Wil Catarina criou um conjunto de troncos em papietagem, visando articular o espaço, por meio de mais uma interpretação de seu olhar.

A sustentabilidade é fator importante nesse projeto, sendo observada tanto na utilização de madeira disponível na natureza quanto na construção dos grandes troncos, onde a estruturação se dá apenas na fusão de cola e papel reciclado, como jornais, revistas, encartes e impressos publicitários, notas fiscais e outros materiais normalmente descartados.

"Há uma percepção distinta do modo comum de captar o mundo. Em parte, isso vem das experiências já vividas pelo indivíduo, regendo sua forma de visualizar seu entorno. Assim, a maneira como ele percebe o estímulo, advém de algo que possivelmente ele já encontrou anteriormente e esteve armazenado em si", comenta Wil.

No mesmo dia, o MacNiterói inaugura também a exposição "Ruínas e lembranças: histórias da cidade de Niterói", de Giuliana Pacini.


Serviço

"O que o olhar evoca”, da artista Wil Catarina
Curadoria: Ana Schieck
Data: Sábado, 6 de agosto de 2022
Horário da abertura: 15h

Neste dia (6 de agosto), a visitação ao Museu será gratuita das 18h às 20h, por conta do sábado estendido.

Período de visitação: 7 de agosto a 25 de setembro
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia-entrada) - Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores. É exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu.

Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Venda: pelo site da Sympla ou na bilheteria do Museu. A entrada ao Museu deve ser feita até as 17h30.

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC - Niterói)
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ
Ingressos: Sympla ou Bilheteria do Museu
Informações: (21) 2722-1543


Tags:






Publicado em 01/08/2022

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA