"Na inocência da atitude / pari linhas / e viajei, na possibilidade / de deslizar num corpo / feito de pensamentos".
O trecho faz parte do poema "Corpos" de Kurt Helmut, poeta homenageado nesta edição do sarau "Um Brinde à Poesia". Sábado, dia 12 de novembro, a partir das 15h, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) vira ponto de encontro de poetas na cidade.
Kurt Helmut, homenageado dessa edição do "Um Brinde à Poesia", foi um poeta e escritor carioca. Começou a escrever em 1976, participando de diversos jornais comunitários e escolares, além de concursos, revistas e folhetins. Um escritor à moda antiga, participou de diversos saraus no Rio de Janeiro e em São Gonçalo e Niterói, esta última, cidade onde morava. Falecido em 18 de outubro de deste ano, Kurt costumava ilustrar suas poesias com fotografias que ele mesmo registrava.
Divagação
"Confesso: atravessei por baixo
da passarela do momento
e por um instante,
fui atropelado pelo tempo.
Braços, pernas, olhos
lábios, nariz e as orelhas,
voaram para o outro
lado da pista;
enquanto o coração
estava preso ao fio da razão.
O socorro não chegou
e ninguém
a não ser eu mesmo,
pôde tocar
nos meus próprios destroços.
Sei que estou morrendo
mais uma vez,
por um sentimento,
onde a infinitude
é um fato concreto"
Kurt Helmut
Idealizado por Lucília Dowslley, o projeto "Um Brinde à Poesia" é refúgio para poetas e escritores da cidade desde 1999. O objetivo do sarau é divulgar a obra de artistas consagrados na literatura e na música - proporcionando espaço para novos autores e compositores, encorajando aqueles que nunca se apresentaram em um sarau ou falaram em um microfone em público, além de promover o lançamento de livros e CDs, sem custo para o artista. O projeto acontece mensalmente no MAC Niterói.
Serviço
Evento: Um Brinde à Poesia
Data: Sábado, 12 de novembro de 2022
Horário: 15h
Evento gratuito
Local: Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n – Boa Viagem – Niterói, RJ