Da artista visual Cris Duarte, a mostra acontece simultaneamente no Espaço Cultural Correios

A exposição "Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais", da artista visual Cris Duarte, produzida pelo Centro de Investigacão Artística (CIA) tem por base as pesquisas realizadas pela artista sobre a importância dos oceanos. A exposição tem o endosso da "Década do Oceano" promovida pela UNESCO, que se iniciou em 2021 e vai até 2030 e está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14).

Além da experiência estética, a exposição, que conta com a curadoria de Marcia Marschhausenvisa, busca reforçar a comunicação e a participação do cidadão na defesa da natureza e de suas belezas submarinas, além de incentivar o compromisso político contra a poluição dos mares e seus efeitos. A mostra reúne várias linguagens como pintura, arte digital, instalação, vídeo mapping e também promove a realização de palestras e oficinas sobre sustentabilidade marinha.

"É muito importante desenvolver na sociedade em geral o melhor entendimento sobre o que é o oceano. Trabalhamos muito pouco o tema, por exemplo, no currículo escolar. É vital trazer esse assunto para o nosso cotidiano e por isso saúdo a exposição "Niterói na Década do Oceano", localizada numa cidade que tem uma relação tão estreita com o mar. Fico muito feliz da UNESCO ser uma das apoiadoras da exposição e que ela seja mais uma ação do marco da "Década do Oceano" , observa Fabio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil.

O projeto é promovido pela Prefeitura de Niterói e pela Secretaria de Culturas de Niterói através da Lei do ISS, com realização do Centro de Investigação Artística (CIA) e apoio do Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói, da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e apoio institucional da Fendercare.

Nesta segunda edição em Niterói, a mostra acontecerá no MAC Niterói, com as pinturas inéditas da artista expostas no pátio, arte digital, realidade aumentada e vídeo mapping, além de oficinas e palestras. Abertura no dia 02 de dezembro de 2023.

A vídeo projeção das obras da artista na fachada do MAC terá uma única apresentação - sábado, 02/12, às 18h - e promete ser um espetáculo a parte com o trabalho do premiado designer Alexandre Arrabal, referência no grafismo da TV no Brasil, e de Fernando Alcântara, videomaker com expertise de 35 anos de TV.

A Década do Ocenao

A Década do Oceano é uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas para promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos nos próximos anos. A Década do Oceano foi lançada em 2021 e vai até 2030. O objetivo principal da Década do Oceano é aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados pelos oceanos, incluindo a poluição, a acidificação, a sobre pesca e a mudança climática. Além disso, a Década do Oceano tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras e insulares.

A Década do Oceano é uma oportunidade para que governos, organizações não governamentais, comunidades costeiras e insulares, empresas e indivíduos trabalhem juntos para proteger e utilizar os recursos dos oceanos de forma sustentável. Por meio de esforços conjuntos, esperamos preservar a beleza e a riqueza dos oceanos para as gerações futuras.

A Artista

Cris Duarte é artista visual contemporânea, radicada na cidade de Niterói/RJ. Seu trabalho enfoca principalmente o olhar para o oceano. Suas pinturas revelam uma refinada estética contemporânea, às vezes realista, outras vezes meramente imaginária. Utiliza técnicas de pintura a óleo ou acrílica sobre tela. Começou sua carreira artística ainda muito jovem, frequentando cursos livres entre 1981 e 1985. Seguiu carreira jurídica, mas nunca deixou de lado sua paixão pela pintura.

A partir de 2015, abraçou de vez a arte. Alugou em ateliê e começou a produzir. Em 2019, encontrou sua voz na causa da "Década do Oceano", proclamada pela ONU para o período de 2021 a 2030. Sua obra é um convite para aqueles que amam o mar e se preocupam com a preservação dos oceanos.

Ficha Técnica

Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais
Artista: Cris Duarte @artecrisduarte
Curadoria: Marcia Marschhausenvisa


Serviço

Local: Mac Niterói
Visitação: de 02 de dezembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024
Todos os dias, das 9h às 18h
ENTRADA FRANCA
Endereço: Mirante de Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói/RJ
Evento de Abertura: 02 de dezembro de 2023, às 16 horas.
Classificação indicativa: Livre

Evento na abertura, dia 2 de dezembro

Exposição Marinha: auditório, das 10 às 16 horas – mini-exposição sobre o trabalho da diretoria de hidrografia, navegação e sua importância para a segurança marítima e preservação do oceano.
Exposição "Aruanã": pátio do museu, próxima à coluna, das 10 às 15 horas – mini-exposição com material biológico de tartarugas marinhas da Baía de Guanabara. Essa atividade busca educar os visitantes sobre a importância da preservação das tartarugas e seu papel no ecossistema marinho.
Vernissage: abertura oficial da exposição, no pátio do museu, das 16 às 18 horas.
Projeção de Videomapping: na fachada do museu, das 18 às 19 horas (o pátio estará fechado para convidados).


Tags:






Publicado em 30/11/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA