Em 1997, celebrando um ano de sua abertura, o MAC Niterói inaugurou a exposição “Entre esculturas e objetos”, com curadoria de Luiz Camillo Osório. Com obras do acervo do museu - um acervo então recém criado, fruto do comodato com a Coleção João Sattamini (CJS) e das primeiras obras que foram doadas para a Coleção MAC Niterói (MAC) -, a exposição problematizou as questões relativas à escolha do suporte da obra na arte contemporânea brasileira, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelos “artistas escultores”.
Durante seus 28 anos de existência, completados em setembro de 2024, o MAC Niterói passou por profundas mudanças. Entre as mais de 60 peças aqui exibidas, criadas por 47 diferentes artistas, este segundo capítulo traz ao público a problemática abordada por Osório quando do início do processo, mas acrescenta também o panorama de como se constrói o acervo de um museu ao longo dos anos.
A escolha curatorial se deu pelo ano de inclusão das obras no acervo do museu, independente do ano em que foi criada. Na primeira parte estão expostas obras incluídas entre 1996 e 2000, ou seja, no século passado, trazendo uma amostra do início do processo. Já na segunda parte, vemos a efetivação da coleção através de obras incorporadas entre os anos de 2001 a 2018. A escolha da data de 2018 se dá por ser o ano de falecimento do colecionador João Sattamini, demarcando a conclusão do processo colecionista deste que foi um nome importante na história deste museu. Nesse período podemos perceber os caminhos pensados tanto pelo colecionador, quanto pela instituição museal para efetivação de suas coleções. Já na última galeria podemos ver as obras incluídas na coleção própria do museu durante os últimos 6 anos, demonstrando o pensamento atual da instituição com seu acervo.
Ao longo do tempo, a CJS foi sofrendo alterações e alguns artistas já não fazem mais parte dela. Decidimos homenagear três desses artistas singulares (Lygia Clark, Hélio Oiticica e Frans Krajcberg), simbolizando a ausência física de suas obras, mas ainda integrados à história e ao pensamento estético do museu.
Também destacamos o trabalho do setor de museologia do MAC Niterói. Se um museu tem por finalidade a preservação/salvaguarda do patrimônio, este é o setor que atua diariamente para esse fim. Nesta exposição é possível ver o primoroso trabalho desenvolvido ao longo dos anos, demonstrando a importância dos museus em nosso país. Todas as obras aqui expostas passaram por um profundo trabalho de higienização e limpeza e 14 delas foram restauradas para serem exibidas.
Com esta exposição, o MAC Niterói reafirma sua missão de “promover o interesse e diálogo público sobre a arte contemporânea, a partir da preservação, valorização, pesquisa, documentação e comunicação do patrimônio musealizado”.
Victor De Wolf - Curador / Diretor Geral do MAC Niterói
Coluna 1
"O problema do objeto, como é invocado na arte contemporânea, traz em si uma contradição: é a liberação criadora que resulta da superação do quadro e da escultura tradicionais (...)"
Hélio Oiticica
Coluna 2
"A arte não consiste mais em um objeto para você olhar, achar bonito, mas para uma preparação para a vida."
Lygia Clark
Coluna 3
"A estética não me basta. É necessário que a obra possa ecoar e reverberar o grito que trago no peito."
Frans Krajcberg
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