MAC de Niterói abre "Biografia Incompleta" – uma exposição com obras de cinco importantes artistas selecionados por João Sattamini, dono da coleção.

Um lugar histórico com uma arquitetura que é referência mundial – obra do arquiteto Oscar Niemeyer – e um acervo muito importante. Assim é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC de Niterói – que abre, no dia 6 de julho, sábado, às 17h, a exposição "Biografia Incompleta", com cerca de 20 obras – um recorte especial da Coleção João Sattamini. A curadoria é de Guilherme Vergara, também Diretor do museu.

"Biografia Incompleta" é o nome da obra do artista Antonio Dias e a primeira adquirida por João Sattamini, que impulsionou a sua grande coleção (hoje com cerca de 1.200 obras). Para essa exposição, o próprio Sattamini selecionou cinco artistas (Antonio Dias, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Loio Pérsio e Raymundo Colares). Este conjunto representa o entrelaçamento entre biografia da coleção e do colecionador, assim como das múltiplas poéticas da arte contemporânea brasileira.

O nome da mostra não poderia ser mais apropriado. Do encontro entre João Sattamini e Antonio Dias, em Milão - Itália, em meados dos anos 70, se inaugura também a história de uma amizade e um percurso singular entre artista e colecionador. "Esta mostra está sendo constituída por um percurso transversal aos eixos curatoriais baseados na história da arte e abordagens conceituais sobre um conjunto de obras. 'Biografia Incompleta' passa então a ser o título e o sentido simbólico desta exposição como um outro percurso curatorial irradiando da seleção destes 5 artistas", explica Vergara.

Com a exposição, o MAC traz para o centro do museu um cruzamento especial entre história da arte e de vidas, envolvendo a coleção que deu origem e missão para o museu.

Curadoria: Luiz Guilherme Vergara
Colaboração: Marcia Müller – Responsável pelo Acervo Sattamini
Assistentes de pesquisa curatorial : Igor Valente


1) Acrílico sobre madeira Raymundo Colares; 2) O 'díptico-tríptico' de Loio-Pérsio; 3) Denúncia social na obra de Rubens Gerchman; 4) 'Milagre', de Nelson Leirner; 5) 'Monalou', a Monalisa fascista de Gerchman



    "Uma coleção só existe se puder ser vista, comparada com as outras, analisada em suas possíveis deficiências e na sua dinâmica de crescimento. Ela deve servir para que artistas a usem em seu processo de aprendizado, alem de instrumento para a permuta entre instituições para suas exposições. Acredito que neste caso, Niterói, cidade intrinsecamente ligada à cultura, poderá ter acesso ao que de melhor puder ser mostrado em termos de artes plásticas."

    João Sattamini, colecionador, 2006

o
    "Com o título Biografia Incompleta, nome da obra de Antonio Dias que iniciou sua coleção em 1967, apresentamos esta mostra, entrelaçando a vida do colecionador-coleção João Sattamini a um percurso de cinco décadas de história da arte e cultura brasileira que culmina com a construção do MAC de Niterói. Curiosamente, nesta obra é traçado um percurso geométrico aberto, tal como se identifica colecionador, com uma cartografia espelhada entre arte e vida onde se registra a inauguração de um futuro de afetos e amizades através de sua coleção.

    Biografia Incompleta passa então a ser o título e o sentido simbólico desta exposição como um outra mirada sobre a coleção tendo como pontos de partida a seleção de cinco artistas feita pelo próprio Sattamini. Reunimos no salão principal do MAC as escolhas de Sattamini – cinco artistas, cinco entradas e cinco sentidos de expressão através das obras de Antonio Dias, Loio-Pérsio, Nelson Leirner, Raymundo Colares e Rubens Gerchman. Entrelaçam-se lembranças entre aquisição de obras e momentos especiais que contam histórias indissociáveis entre coleção e transformações poéticas e criticas da arte brasileira.


    Luiz Guilherme Vergara



Serviço:

Exposição "Biografia Incompleta"
Abertura: 6 de julho (sábado), às 17h
Em cartaz até 29 de setembro

MAC de Niterói (Mirante da Boa Viagem s/nº)
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a R$6,00

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$3,00)
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças abaixo de 7 anos e portadores de necessidades especiais.
Entrada gratuita também às quartas-feiras

Obs.: a bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento do museu.
Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481



Tags:






Publicado em 02/06/2013

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA