Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Claudia Saldanha e Luiz Guilherme Vergara assinam a curadoria da exposição "Abrigo Poético - Diálogos com Lygia Clark", que o MAC Niterói, abriga de 02 de setembro a 03 de dezembro de 2006.
Claudia Saldanha e Luiz Guilherme Vergara assinam a curadoria da exposição "Abrigo Poético - Diálogos com Lygia Clark", que o MAC Niterói, abriga de 02 de setembro a 03 de dezembro de 2006.
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
Com a curadoria de Reynaldo Roels, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 2 de setembro de 1996 a 14 de setembro de 1997, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira
na Coleção João Sattamini". Esta mostra, complementada com obras da Coleção MAC (constituída por doações de artistas), pretende oferecer ao visitante um panorama do importante
momento de nossa história, sobretudo quando testemunhamos o interesse cada vez maior pela arte brasileira em todo o mundo.
Com a curadoria de Reynaldo Roels, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 2 de setembro de 1996 a 14 de setembro de 1997, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira
na Coleção João Sattamini". Esta mostra, complementada com obras da Coleção MAC (constituída por doações de artistas), pretende oferecer ao visitante um panorama do importante
momento de nossa história, sobretudo quando testemunhamos o interesse cada vez maior pela arte brasileira em todo o mundo.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de dezembro de 2004 a 6 de março de 2005, a exposição "Poéticas do Infinito". Com curadoria de Guilherme Vergara, a exposição busca aproximar as múltiplas entradas da produção artística do século XX com o infinito: do salto do plano para o espaço pelas poéticas construtivistas ao jogo do acaso na construção de redes e dobraduras; da geometria de Mondrian presente nas ordens concretas da arte brasileira às Malhas da liberdade de Cildo Meireles e à rede de elásticos de Lygia Clark.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de dezembro de 2004 a 6 de março de 2005, a exposição "Poéticas do Infinito". Com curadoria de Guilherme Vergara, a exposição busca aproximar as múltiplas entradas da produção artística do século XX com o infinito: do salto do plano para o espaço pelas poéticas construtivistas ao jogo do acaso na construção de redes e dobraduras; da geometria de Mondrian presente nas ordens concretas da arte brasileira às Malhas da liberdade de Cildo Meireles e à rede de elásticos de Lygia Clark.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, de 8 de dezembro de 2007 a 9 de março de 2008, a mostra "Oscar Niemeyer, Arquiteto, Brasileiro e Cidadão", organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, de 8 de dezembro de 2007 a 9 de março de 2008, a mostra "Oscar Niemeyer, Arquiteto, Brasileiro e Cidadão", organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
Em 1994, quando eu trabalhava no Museu Antonio Parreiras com Dora Silveira, Ítalo Campofiorito comentou que a Coleção João Sattamini estava vindo para Niterói. Logo depois, fui uma das museólogas indicadas para receber a coleção no Museu do Ingá.
Em 1994, quando eu trabalhava no Museu Antonio Parreiras com Dora Silveira, Ítalo Campofiorito comentou que a Coleção João Sattamini estava vindo para Niterói. Logo depois, fui uma das museólogas indicadas para receber a coleção no Museu do Ingá.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
Memória - Intitulada "A caminho de Niterói", a coleção de Sattamini pode ser menor em tamanho do que a de outro carioca, Gilberto Chateaubriand, mas oferece algumas compensações.
Memória - Intitulada "A caminho de Niterói", a coleção de Sattamini pode ser menor em tamanho do que a de outro carioca, Gilberto Chateaubriand, mas oferece algumas compensações.