O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe, a partir do dia 05 de setembro (sexta-feira), às 19 horas, a exposição “Imagens Líquidas”, dos artistas América Cupello e Alberto Mattos. O projeto é composto de uma instalação na galeria e a projeção de um vídeo-arte, produzido especialmente para a exibição noturna na cortina d´água do chafariz do Campo de São Bento, com exibição única no dia da abertura. A mostra poderá ser vista até o dia 28 de setembro e tem entrada franca.

Segundo os artistas, a exposição busca promover uma instalação que destaca a presença da água, elemento que simboliza a fonte da vida no planeta, e seu poder de difusão por meio da arte, despertando o interesse público para a consciência poética do meio ambiente. O projeto é composto da instalação na galeria e a projeção de um vídeo-arte. As duas ações têm como objetivo destacar a importância vital da água como matéria e simbologia na arqueologia visual de Niterói, que, curiosamente, significa, em tupi, água escondida. Com esse recurso, propõe-se uma vivência fotográfica, cinética e sensorial do chafariz.

América e Alberto destacam que é interessante notar que a utilização artística da água vêm de encontro a uma nova vivência da imagem, por meio da simbologia presente no cerne do projeto: a água, em seu movimento e imagem destacando sua fluidez como metáfora do tempo em que vivemos.

Sobre os artistas

América Cupello é fotógrafa e doutoranda em Artes Visuais. Já expôs seus trabalhos nos principais centros culturais do país, como Funarte, Sesc (Rio de Janeiro e São Paulo), Centro Cultural São Paulo, Museu de Artes Contemporânea (MAC) e outros. No exterior, destacam-se as seguintes mostras: Linha Imaginária – Fish-Eye, no TactileBosch Studios, Pais de Galles, 2003; VII Mês Internacional da Fotografia, no Equador, 2003; Galeria ArteXArte, em 2003, na Argentina.

Ilustrador, designer gráfico e de produto, Alberto Mattos é graduado em Comunicação Visual pela Faculdade da Cidade. O artista presta serviços de designer para diversos seguimentos, como agências de publicidade, clínicas, shoppings e restaurantes. Seu trabalho tem ênfase na pesquisa de materiais, com projetos que complementam a arte contemporânea em diálogo com o design.


Serviço

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “IMAGENS LÍQUIDAS”
Data: 05 de setembro (sex ta-feira)
Horário: 19 horas
Visitação: até 28 de setembro
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí
Tel.:2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 05/09/2008

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...