12/2012

"Estampas", de Luiz Lopes

Os tecidos usados são sucatas das indústrias têxteis da cidade, Cataguases, MG. Nelas utilizo várias técnicas: transparências, ligeiros empastes, sobreposição de tintas, bordados.

ENCERRADA

01/2012

"Paisagens Mínimas", de Luiz Alberto Guimarães, mostra a orla de Niterói

Obtidas com máquinas pinhole construídas com papelão reciclado diretamente sobre papel fotográfico, que em seguida esse "negativo de papel" foi escaneado, tratado digitalmente e impresso. O resultado são paisagens surpreendentes.

ENCERRADA

06/2011

Imagens de Buenos Aires no Pascoal Carlos Magno

O ensaio fotográfico de Marcio RM, realizado em Buenos Aires e cidades próximas como Tigre e San Isidro, na Argentina, poderá ser conferido no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

ENCERRADA

07/2011

No CCPCM, Exposição de insetos de metal em 3D

Uma instalação contendo aproximadamente 300 peças com variações de formas e dimensões, criados em cima de figuras geométricas de metal com tamanhos variando de 2,5 cm a 1,20 m.

ENCERRADA

05/2011

A arte Xamã de Pierre Crapez no Paschoal Carlos Magno

Para os índios a “terra-floresta” não é um mero espaço inerte de exploração econômica. É uma entidade viva, inserida numa complexa dinâmica cosmológica de intercâmbios entre humanos e não-humanos.

ENCERRADA

09/2011

Chrystiane Corrêa apresenta "O original, é o natural" no CCPCM

A exposição individual da artista apresenta obras que perpassam por diversas linguagens artísticas, partindo basicamente de pinturas, expondo também, reproduções em canvas e papel, desenhos e cerâmicas.

ENCERRADA

02/2011

O Sub Pop de Luiz Badia no Paschoal

A série de 10 obras em acrílica sobre tela em dimensões de 120 x 180 cm, aborda fragmentos figurativos sobre uma base abstrata. O conceito é unir duas escolas contemporâneas, o expressionismo abstrato e a Pop Art.

ENCERRADA

05/2010

"Divinhad'álho" de Robson Martins

Na exposição Divinhad'álho, o artista inspirado a partir da composição de um fogão a lenha de um self service mineiro apresenta cinco pinturas produzidas , em 2008, e cinco esculturas em argila e cimento produzidas, em 2009 e 2010.

01/2010

A fotografia de Paulinho Muniz

Paulo Muniz é repórter fotográfico e trabalhou como free-lancer para O Pasquim, a revista Casseta e Planeta e a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil, entre outros veículos. É professor da Sociedade Fluminense de Fotografia.

ENCERRADA

06/2010

"Parietais", com Mario Massena e Roberta Dacosta

O encontro dos artistas Mario Massena e Roberta Dacosta deu origem a exposição que poderá ser vista, a partir do dia 09 de junho, às 19h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Cada artista apresentará cinco trabalhos.

07/2010

"Das coisas que vimos pelo caminho", de Eloá Carvalho e Rebeca Rasel

Eloá Carvalho e Rebeca Rasel apresentam um conjunto de obras que mostram pinturas, colagens e fotografias que propõem ao espectador um universo narrativo em que a paisagem se dissolve, o texto se fragmenta e os personagens silenciam.

08/2010

"Do primitivo ao contemporâneo", com Fernando Barletta e Clara Infante

Fernando Barletta e Clara Infante apresentam a exposição "Do primitivo ao contemporâneo", a partir do dia 04 de agosto, às 19h, na Galeria Quirino Campofiorito do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

12/2010

Giovanni Gargano em "Fragna - Fragmentos da Natureza"

A série traz um olhar sobre a trama animal na busca de sua energia. Giovanni Gargano as exibe em diferentes níveis fragmentando seus registros em busca de sua essência.

ENCERRADA

11/2009

"Desdobramentos", de Andréa Facchini

A manipulação de escala, de perspectiva e luminosidade são questões contemporâneas trabalhadas pela artista.

ENCERRADA

08/2009

"El Mar", com Ángela Gavilán, Pablo del Barco e Xulio Valcárcel

A Mar - El Mar é a exposição-encontro entre os pintores e poetas visuais espanhóis Ángela Gavilán, Pablo del Barco e Xulio Valcárcel, que expõem suas pinturas e poemas no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

ENCERRADA

09/2009

Exposição 'Primvaera', do pintor Bonifácio

"Bonifácio traz nas pontas dos seus pincéis, como no peito o perfil eminente de um pintor modernista. Tanto no enfoque quanto no estilo.

ENCERRADA

10/2009

"Tempo e Permanência", de Ronaldo Miranda

"Tempo e Permanência" fala da maneira como o artista sente e transfere para a tela este sentimento pelas cidades pelas quais passou, pelos objetos que o acompanharam a vida toda, pelo litoral brasileiro.

ENCERRADA

11/2009

"Olhar Imoral", por Cláudio Pegorim

Na Sala Hilda Campofiorito, guardadas pela sinuosidade orgânica das paredes, apresento 12 trabalhos em técnicas diversas, sobre madeira e papel, comandados pelos cortes, pela prodigiosa materialidade da madeira.

ENCERRADA

12/2009

"Betton", no CCPCM

Primeira exposicao individual do pintor reune oito quadros produzidos exclusivamente para a mostra. Mais de vinte anos de trabalho artístico são representados em oito quadros produzidos exclusivamente para essa primeira mostra pública.

ENCERRADA

06/2008

Exposicão "O OVVOO - Ensaio para um suposto concerto", de Bruno Jacomino

Para essa exposição, o artista irá distribuir microfones em alguns pontos do parque, onde serão captados os sons característicos de cada um desses espaços.

ENCERRADA

02/2008

Exposição "Pisenagrama"

A exposição com placas espalhadas pelo parque com o dizer "pise na grama" parte desse pressuposto de criação sobre criação.

ENCERRADA

11/2008

"Projeto Passeio", de Clarice Lacerda e Vicente Pessôa

Munidos de máquinas de escrever “conectadas” por uma mesma tira de papel e câmeras fotográficas, Clarisse e Vicente, realizam um diálogo, por escrito, e uma coleção de fotografias de suas impressões durante o trajeto entre a capital mineira e Niterói

ENCERRADA

01/2008

Exposição "Objetodireto_indireto"

"Objetodireto_indireto" retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta.

ENCERRADA

true/2008

Zabatê no Música no Campo

Treze! Esse é o número de mulheres que integram o Zabatê, grupo formado por seis percussionistas, cinco cantoras, uma contra-baixista e uma guitarrista, que se apresenta na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

ENCERRADA

04/2008

"Revérbero", de Marcelo Berg

A instalação "Revérbero" tem origem em dois pontos. Primeiro, a pesquisa do artista com o objeto janela através das possibilidades tridimensionais e bidimensionais de se trabalhar a transparência e o reflexo

ENCERRADA

05/2008

"Imagens Efêmeras" de Marco Antônio Portela e Fabrício Cavalcanti

A dupla de artistas irá transformar a galeria numa grande câmara obscura, cercada por lona plástica com pequenos orifícios por onde a luz atravessará.

ENCERRADA

07/2008

"O Fio Vermelho", de Isabela Frade e Marta Strauch

A mostra O Fio Vermelho das artistas Isabela Frade e Marta Strauch é uma proposta de entrelaçamento real, uma sucessão de fios que se desenrola em torno do Campo de São Bento, se expande e atinge novos e outros recantos desse espaço.

ENCERRADA

08/2008

"Microcampo", com Beatriz Pimenta

Microcampo surgiu da semelhança que a galeria envidraçada e uma tevê têm com um aquário. Os objetos do espaço exterior são transportados para dentro da galeria confundindo ainda mais os limites entre o espaço externo e interno.

ENCERRADA

09/2008

"Fotografia - Música e Poesia", com Lula Espírito Santo e Marco Valença

Juntando a receita de amizade e arte, os parceiros Lula e Marco apresentam um repertório de obras livremente selecionado por cada um, com opiniões e aconselhamentos.

ENCERRADA

09/2008

"Imagens Líquidas", de América Cupello e Alberto Mattos

A exposição busca promover uma instalação que destaca a presença da água, elemento que simboliza a fonte da vida no planeta, e seu poder de difusão por meio da arte, despertando o interesse público para a consciência poética do meio ambiente.

ENCERRADA

11/2008

"Novos Olhares", com Caetano Vidal, Julia Rodrigues e Diogo Lean Veiga

Com este trabalho, Julia Figueira Rodrigues, Diogo Lean Veiga e Caetano Vidal buscam atrair novos públicos e novos olhares. A exposição é organizada por Anna Guimarães e tem patrocínio do Centro Educacional de Niterói.

ENCERRADA

04/2008

Banda Eletric Blues Band anima o 'Música no Campo' na Varanda do CCPCM

A Eletric Blues Band é formada por Eric Mathias e Marcelo Toledo (guitarras), Eulina Rego (vocal), Igor Guerrero (baixo) e Ewerton Gama (bateria).

ENCERRADA

10/2006

Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação

Tay Bunheirão revela processo para compor exposição "Aviso aos navegantes", com cartaz no CCPCM.

Leia mais ...

03/2003

"Imagem em Foco" de Zalmir Gonçalves, em destaque no CCPCM

Com 42 anos atuando nas redações dos principais jornais cariocas, do fotojornalismo ao abstracionismo, o fotógrafo Zalmir Gonçalves expõe sua arte no CCPCM.

ENCERRADA

09/2003

Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM

A artista plástica Thereza Brunet expõe pinturas geométricas e esotéricas, criadas com tinta vinílica e acrílica.

Leia mais ...

05/2002

Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM

"Giverny, para mim, representa meu desejo do encontro com a natureza, uma maneira cada vez maior de me impor como pintor de paisagem".

Leia mais ...

08/1998

Mostra movimenta o Paschoal

Sobrinha do pintor Quirino Campofiorito, a niteroiense Lêda, então recém-casada, preferiu adotar o sobrenome do marido, Watson, sem qualquer tradição nas artes plásticas.

De 18 e 23 de agosto de 1998

06/1996

Mostras com obras de Artistas do MAC no CCPCM

Ha cerca de dois anos, o colecionador João Satamini comprou dois trabalhos de Edmilson e um de Marcos. Os dois não imaginavam, no entanto, que um dia essas obras seriam doadas ao MAC.

ENCERRADA

11/1995

Cláudio Valério apresenta 'Naturezas Silenciosas' no CCPCM

Prestes a entregar a restauração do Theatro Municipal, em 1995 Cláudio Valério expôes obras no CCPCM. O artista acreditava que arte foi feita para ser compreendida por todos e não por apenas meia dúzia de intelectuais.

ENCERRADA

04/1995

No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão

O artista apresenta instalações com rosas artificiais que parecem brotar de cristais de sal, além de trabalhos sobre tela.

Leia mais ...

11/1989

Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM

A mostra faz parte do evento "Um Olhar sobre Niterói", coordenado pelo Núcleo de Imagem da Fundação Niteroiense de Arte e com o apoio da Infoto.

Leia mais ...

09/1984

CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores'

Na exposição poderá ser visto o que propõem estes gravadores e escultores, quando apresentam os seus trabalhos que refletem o movimento atual das artes plásticas.

Leia mais ...

09/1982

CCPCM celebra os 80 anos de Quirino Campofiorito

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe nesta quinta-feira, 9 de setembro de 1982, às 21h, uma exposição em homenagem aos 80 anos do artista plástico Quirino Campofiorito.

ENCERRADA