Metrópole Nômade é um encontro multicultural em artes visuais, um processo de experimentação coletiva In Situ aberto ao público para visitação e debates. O projeto idealizado em Paris, pela Associação METROPOLE - Rencontres et échanges en arts visuels em 2009, já percorreu 3 cidades: Hanói, Paris e Rio de Janeiro.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) apresenta a exposição "AP", da grafiteira Andréa Paula Stelling, com abertura marcada para o dia 9 de abril, quinta-feira. A mostra fica em cartaz até o dia 29 do mesmo mês. O Encontro com o Artista, acontece na quarta-feira, 8 de abril, às 19h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) apresenta a exposição "Trabalhos Recentes", de Fernando Borges, a partir do dia 08 de abril, quarta-feira. A moistra fica em cartaz até o dia 28 do mesmo mês. O já tradicional Encontro com o Artista, acontece na quarta-feira, 16 de abril, às 19h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe a mostra "Desescritos", entre 05 e 30 de maio, como parte do Seminário "A Literatura Expandida: Escrita-Corpo-Imagem". A exposição traz trabalhos de naturezas diversas que apresentam "desescritas" possíveis na contemporaneidade: modos de pensar, discutir e construir outras possibilidades de mundo.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe a inédita instalação "Hagoromo - o manto celestial", feita pelos artistas visuais América Cupello e Alberto Mattos. Entre os dias 14 e 31 de maio, o público é convidado a uma reflexão sobre o encontro entre o humano e o divino, por meio do contato com o manto onírico representado pelos artistas.
A mostra "Olhe e Veja", do artista visual Marco Antônio Portela, está em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, entre os dias 12 e 30 de julho de 2015. As obras podem ser conferidas entre segunda e sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A abertura acontece no dia 11 de julho, às 11h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe, entre os dias 04 e 30 de julho, a exposição coletiva "Corpos Desconhecidos". A mostra apresenta obras dos artistas Júlia Quaresma, Paulo Cesar, Maria L. Xará, Paula Isabelle, Luiza Quintanilha, Maria Paganelli, Fábio Meirelles, Catharina Braga, Felipe Blunt e Wanderley Rego.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre suas portas para a instalação "Passantes", de Gabriel Henriques e Pedro Ambrosoli, uma instauração que reflete o desejo de dois artistas em questionar as opressões do meio urbano sobre o natural e as relações humanas superficiais. A abertura está marcada para terça-feira, 04 de agosto, às 18h.
A exposição "A gente perde o chão e o céu também", de Ana Hortides, chega ao CCPCM no mês de setembro. A instalação, que busca um diálogo sensível entre o espaço físico da mostra e um plano real-virtual criado para o contexto, pode ser conferida de 09 a 29 de setembro. O encontro com a artista acontece na quarta, 30 de setembro, às 10h.
A exposição "Visceral", do artista plástico Willian Penavila, chega ao Paschoal no mês de setembro de 2015. Promovendo um verdadeiro encontro com o inusitado, o inesperado, a beleza e o espanto, a instalação pode ser conferida entre os dias 02 e 29 de setembro. O encontro com o artista acontece no sábado, 05 de setembro, às 11h.