Depois de fazer um enorme sucesso no Rio, a instalação "Águas Escondidas", da artista plástica Mercedes Lachmann, atravessa a Ponte e chega ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM), em Icaraí, onde ficará até o dia 12 de novembro.

A exposição que tem o nome de Niterói em Tupi Guarani, "Águas Escondidas", traz o barco "Benção de Deus VIII", que data de 1946 e esteve naufragado durante oito anos, na Ilha da Conceição. Resgatado em fevereiro deste ano e re-significado como obra de arte, a embarcação ficará exposta na frente do CCPCM com o objetivo de chamar atenção da população para a questão de um objeto fora de seu hábitat natural, despertando nos passantes a reflexão da relação da cidade com o mar.

A embarcação mede 10 metros de comprimento, 3mts de largura e 2,4 mts de profundidade foi a protagonista da exposição "Área de Emergência", na I Mostra Rio Esculturas Monumentais (2014), na Praça Paris, no Centro do Rio, e agora volta à sua cidade natal.

Segundo Lachmann, o destino final do "Benção de Deus VIII" é retornar ao mar, mas não para transportar cargas e passageiros, e sim para se tornar um recife artificial cheio de vidas marinhas.

Mercedes Lachmann é graduada em Comunicação Visual pela PUC-RJ. Estudou Arte e Filosofia com Fernando Cocchiarale no Parque Lage. Entre 2011 e 2012, expôs seus trabalhos ligados a arte no Jardim Botânico de Portas Abertas. No ano de 2013, foi uma das artistas selecionadas para participar do catálogo do Festival de Arte Contemporânea de Paraty, lançado pela Galeria Belvedere.


O barco "Benção de Deus VIII" está fincado na área externa no CCPCM, no Campo de São Bento. Foto de Leo Zulluh. Clique para ampliar


Tags:






Publicado em 01/09/2014

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...