|
Clique para ampliar. |
A mostra "Olhe e Veja", do artista visual Marco Antônio Portela, está em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, entre os dias 12 e 30 de julho de 2015, com entrada gratuita. As obras podem ser conferidas na Galeria Quirino Campofiorito, localizada no térreo do CCPCM, entre segunda e sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A abertura acontece no dia 11 de julho, às 11h, seguida pelo tradicional Encontro com o artista.
Por meio de imagens-ideias, a exposição de Portela visa provocar reflexão. Com um trabalho que requer minuciosa observação, o artista não pretende proporcionar um rápido entendimento de sua obra, ao contrário, ele materializa a paisagem no espaço. Fazendo isto, busca que cada interlocutor crie uma imagem - pessoal e intransferível - em sua própria mente.
Em um tempo de relações intermediadas por aparatos tecnológicos, a fotografia, como perspectiva da realidade, evoca lembranças em quem registrou. Para o artista, enxergar, seja o que for, não é simples. Ainda mais o que é familiar, como em imagens-clichê. E o mundo está tão pequeno, que tudo vira lugar-comum. É por essa razão que Portela propõe a experiência do olhar demorado, da observação em sua exposição.
"O artista não tem intenção de competir com a materialidade do mundo. Já há muita coisa", diz Portela. "Dê uma espiadinha. Vislumbre. Deslumbre-se. O mundo é para ser visto ao vivo. Estas não são só mais algumas imagens", completa.
|
Clique para ampliar. |
- Olhe e não veja. Fotografe. Expie depois. Não há tempo, nem porque vivenciar a experiência. Talvez nem reste culpa. Hoje, é assim. Relações intermediadas por aparatos tecnológicos. A fotografia, como perspectiva da realidade, evoca lembranças (do que, não sabemos) em quem registrou. Enxergar, seja o que for, não é simples. Ainda mais o que é familiar, como em imagens clichê. E o mundo está tão pequeno (outra ideia batida), que tudo vira lugar-comum.
- Marco Antônio Portela apresenta imagens-ideias, para provocar reflexão. Os artistas ainda teriam essa capacidade. Mas será preciso deter-se na observação de seus trabalhos. Não os entenda tão rápido. Ele materializa a paisagem no espaço. Fazendo isto, pretende que criemos uma imagem – pessoal e intransferível – em nossa mente. O artista não tem intenção de competir com a materialidade do mundo. Já há muita coisa, diz Portela. Dê uma espiadinha. Vislumbre. Deslumbre-se. O mundo é para ser visto ao vivo. Estas não são só mais algumas imagens.
André Sheik, junho de 2015
Marco Antônio Portela
|
Clique para ampliar. |
Mestre em Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marco Antônio Portela é artista visual, curador independente e professor no Ateliê da Imagem/RJ. Idealizador do projeto MAP (Museu de Arte Postal) e MAPi (Museu de Arte Postal Internacional), Portela dirigiu a Galeria de Arte Meninos de Luz na comunidade do Pavão/Pavãozinho - RJ por três anos (de 2009 a 2012) e vem atuando como artista e curador independente com curadorias no Centro Cultural Hélio Oiticica, Casa França Brasil, Solar Grandjean de Montigny, Solar do Jambeiro, Galeria da Gávea, dentre outras. O artista também tem trabalhos no acervo Joaquim Paiva/MAM RJ, tendo recebido o segundo lugar no Prêmio PIPA online 2013.
Serviço
Exposição "Olhe e Veja", de Marco Antônio Portela
Abertura: Sábado, 11 de julho, às 11h
Período de visitação: de 12 a 30 de julho de 2015
Horários: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 15h
Entrada franca
Local: Centro Cultural Pascoal Carlos Magno (CCPCM) – Galeria Quirino Campofiorito
Endereço: Rua Lopes Trovão s/nº, Campo de São Bento - Icaraí, Niterói – RJ
Informações: (21) 2610-5748
Tags: