Clique para ampliar.


A exposição "Visceral", do artista plástico Willian Penavila, chega ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no mês de setembro de 2015. Promovendo um verdadeiro encontro com o inusitado, o inesperado, a beleza e o espanto, a instalação pode ser conferida entre os dias 02 e 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. O encontro com o artista acontece no sábado, 05 de setembro, às 11h.

O poeta francês Charles Baudelaire, já no século XIX, disse que a surpresa e o espanto são características de uma obra de arte. Que diria, então, o escritor se fosse ele contemporâneo de Willian Penavila e tivesse a oportunidade de experimentar a sensação impactante ao apreciar uma das obras do artista plástico, que expõe em suas telas o êxtase de quem se vê diante de uma obra de arte pela primeira vez? Cores vibrantes em profusão, explosão de formas, que ganham vida e movimentos, numa demonstração de criatividade e originalidade, provocando uma inquietude atrevida, exibindo uma vontade de viver e libertar-se.

Tão simples quanto complexo entender, exatamente como a beleza e a arte, as telas de Penavila são um mergulho sem limites numa abstração forte e carregada de identidade, que contagia os que apreciam. Elas são um convite a experimentar a sensação libertadora de uma natureza exótica, quase paradisíaca e orgânica, paradoxalmente bruta e delicada, com um toque simbólico de celebração, ritualismo, paganismo e humanidade, remetendo a uma ancestralidade inconscientemente presente em cada um. É dessa forma que Penavila sugere uma mostra visceral, intrigante, atemporal e espantosamente viva.

Willian Penavila

Nascido em Niterói, Willian Penavila descobriu sua paixão pela arte ainda bem jovem. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou Design Gráfico, no SENAI-Maracanã. Nesse período, desenvolveu projetos de sustentabilidade, passando a dedicar-se a essa tendência e criando objetos, com novas funcionalidades, a partir de materiais recicláveis e originais, em peças como mesas, pufes e esculturas, tudo marcado pelas cores vibrantes e formas marcantes, presentes também em suas telas. Nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, Penavila já realizou exposições urbanas e participa do curso de Criação Artística da UERJ. Hoje, aos 31 anos, possui um Atelier, no bairro de Vila Isabel, onde dedica-se à pintura de telas, cuja abstração remete à à natureza, à vida e à liberdade.


Serviço

Exposição "Visceral", de Willian Penavila
Período de visitação: 02/09/2015 a 29/09/2015
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Encontro com o artista: 05 de setembro de 2015, sábado, às 11h

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Sala Hilda Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói-RJ
Tel.: 2610-5748


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...