Clique para ampliar.


De 04 a 28 de fevereiro de 2016, a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a exposição "A Caminho de Paris - A Caligrafia Urbana", parte do conjunto de obras da exposição de intercâmbio cultural entre o CCPCM e a Galeria de Arte de Bellevile. O projeto, "STREET ART Bellevile Niterói", traz para o espaço institucional, galerias de arte, a Street Art/Graffiti.

    No livro Street Art - Portraits D'Artistes, de Eleanor Mathieson e Xavier A. Tàpies, logo na introdução, os autores nos convidam a caminhar por Londres, Nova York e São Paulo para conhecer a street art nestas cidades. E citam como exemplo da arte urbana: "As favelas de São Paulo, no Brasil, totalmente cobertas por pixações, muitas vezes feitas por adolescentes que arriscam suas vidas nestas ações".

    Para esta mostra na Galeria Quirino Campofiorito, convidamos o Esquadrão Rataria, um coletivo que reune graffiti writers da cena de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Alguns participantes são representantes da origem do movimento desde a década de oitenta e são considerados "relíquias" pelos seus sucessores. O conjunto é formado pelas gerações 80, 90 e 2000.

    O que desperta o interesse nesta cena citada acima é a estética da caligrafia urbana, seus códigos, sua linguagem, seus desafios, enfim, este universo próprio da arte urbana. Os rabiscos, nomes e tags, são "manchas" gráficas, assinaturas, signos, simbologia, códigos destes "artistas anônimos" que se inscrevem sobre a "pele" do corpo urbano: paredes, muros, portas, portões..., deixando suas marcas, seus discursos, como quem diz à sociedade: Estamos aqui! Estamos Vivos! Somos sujeitos e indivíduos-atores neste universo da cultura urbana contemporânea.



    Le BARBA Janeiro de 2016


Painel do Coletivo Raiz Graffiti. Clique para ampliar.



Serviço

Exposição "A Caminho de Paris – A Caligrafia Urbana"
Período de visitação: 04/02/2016 a 28/02/2016
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Encontro com o artista: Sábado, 13 de fevereiro de 2016, às 11h

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Sala Quirino Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói-RJ
Tel.: 2610-5748


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...