O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) abre, no dia 12 de janeiro (sábado), às 19 horas, a exposição "Objetodireto_indireto". Neste trabalho, os artistas Alê Souto, Almir Soares e Andrea Canto buscam (re)pensar a poética da relação entre o sujeito e o objeto, com atenção aos símbolos que se derivam desta ligação, como desejo, utilidade, afeição e poder. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 10 de fevereiro.

"Objetodireto_indireto" retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta, só embala e até o próprio objeto de consumo. A exposição propõe através de diferentes pensamentos, as relações de emoção, desestruturação e re-significação. Essa nova maneira de pensar, segundo os artistas, percorre a ligação afetiva que passa por uma indagação do observador até nossa relação subjetiva com as coisas que nos servem.

Sobre os artistas

Alê Souto



Partindo para o descartável, o papelão, busca recuperar a estrutura interna do objeto através do desmanche desse objeto, seu desenho, seu percurso, numa busca de significados “além-funcionais” desse mesmo objeto.


Almir Soares




Se propõe a investigar a relação da nossa sociedade de consumo pós-revolução industrial com montanhas de objetos produzidos e que, além de perderem sua função, são descartados. Ele vê nesta "montanha", o descaso das relações humanas. Também se propõe a recuperar o "status" desses objetos, colocando em evidência a causa dessa relação desprezada.


Andrea Canto




A artista torna sujeito o objeto, através da descontextualização, separando-o da função de servir ao homem. Ela "re-veste" o objeto, simbolicamente, tanto através de sua materialização num objeto "irreal", quanto da total atemporalidade e ausência de espaço em seu desenho pessoal e simbólico.


Exposição Objetodireto_indireto – CCPCM
Abertura: 12 de janeiro de 2008
Horário: 19 horas
Visitação: de 13 de janeiro a 10 de fevereiro
Local: Galeria Quirino Campofiorito no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.
Tel.:2610-5748
Gratuito





Tags:






Publicado em 12/01/2008

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado