O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) abre, no dia 12 de janeiro (sábado), às 19 horas, a exposição "Objetodireto_indireto". Neste trabalho, os artistas Alê Souto, Almir Soares e Andrea Canto buscam (re)pensar a poética da relação entre o sujeito e o objeto, com atenção aos símbolos que se derivam desta ligação, como desejo, utilidade, afeição e poder. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 10 de fevereiro.

"Objetodireto_indireto" retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta, só embala e até o próprio objeto de consumo. A exposição propõe através de diferentes pensamentos, as relações de emoção, desestruturação e re-significação. Essa nova maneira de pensar, segundo os artistas, percorre a ligação afetiva que passa por uma indagação do observador até nossa relação subjetiva com as coisas que nos servem.

Sobre os artistas

Alê Souto



Partindo para o descartável, o papelão, busca recuperar a estrutura interna do objeto através do desmanche desse objeto, seu desenho, seu percurso, numa busca de significados “além-funcionais” desse mesmo objeto.


Almir Soares




Se propõe a investigar a relação da nossa sociedade de consumo pós-revolução industrial com montanhas de objetos produzidos e que, além de perderem sua função, são descartados. Ele vê nesta "montanha", o descaso das relações humanas. Também se propõe a recuperar o "status" desses objetos, colocando em evidência a causa dessa relação desprezada.


Andrea Canto




A artista torna sujeito o objeto, através da descontextualização, separando-o da função de servir ao homem. Ela "re-veste" o objeto, simbolicamente, tanto através de sua materialização num objeto "irreal", quanto da total atemporalidade e ausência de espaço em seu desenho pessoal e simbólico.


Exposição Objetodireto_indireto – CCPCM
Abertura: 12 de janeiro de 2008
Horário: 19 horas
Visitação: de 13 de janeiro a 10 de fevereiro
Local: Galeria Quirino Campofiorito no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.
Tel.:2610-5748
Gratuito





Tags:






Publicado em 12/01/2008

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...