O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe no mês de junho a exposição "Compulsão, Preenchimento de Vazios", da artista plástica Shirley Nogueira. A visitação acontece de 10 a 29 de junho e a mostra pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. Entrada Gratuita. O já habitual programa "Encontro com o artista" será realizado juntamente com a abertura da exposição, no dia 09 de junho, quinta-feira, às 17h.

Clique para ampliar
Um amálgama de posturas, de Helenice Bueno

Utilizar o consumo como negação e ao mesmo tempo, elevá-lo como linguagem plástica, faz parte da narrativa de Shirley Nogueira, como busca de entendimento e denúncia dos desejos efêmeros do acúmulo. O processo do universo criativo da artista, faz um chamamento para análise do necessário e/ou transitório, instantâneo e/ou permanente, alimentando esse poder de sedução, a ponto de causar efeitos compulsivos na cena cotidiana.

Shirley Nogueira. Clique para ampliar
É nessa tendência comportamental, que reside o interesse da artista, em classificar e transportar para a arte, o gesto; numa ocupação, em que cheio e vazio se enchem de significados, levando o pensamento para além do estado utilitário, construindo através do gesto frenético de compulsão consumista, uma teia de composição, onde o espaço é cúmplice da libertação de contextos cumulativos. É nesse amálgama de posturas, que faz com que essas gratificações pessoais se transformem em algo maior, mais plural, numa postura consciente, tendo como pano de fundo o objeto de Arte.


Helenice Bueno é artísta plástica, arte-educadora, pós graduada em Arte Terapia.

Shirley Nogueira

Arte Educadora, Pós Graduada em Arteterapia, Artista Plástica desde 1989, Shirley Nogueira fez parte de grupo de Escultura do Museu do Ingá sob orientação de Maurício Bentes e João Wesley 1989/1991. Participou de várias exposições em Niterói, Rio de Janeiro entre outros Municípios. Atua desde 2004 no Grupo Imaginário Periférico, onde participou de vários eventos, inclusive em Bruxelas e Paris. Utiliza do descartável, o que é desprezado para elaborar suas obras. Também atua como professora ministrando aulas de artes plásticas na Faetec. Entre as suas últimas exposições está a coletiva "Trans Bordar Mentes", em 2015, na Galeria de Arte UFF.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição "Compulsão, Preenchimento de Vazios", de Shirley Nogueira
Abertura e Encontro com o artista: 09 de junho de 2016, às 17h
Período de visitação: 10 a 29 de junho de 2016
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Classificação: Livre
Entrada Franca

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM)
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n, Icaraí – Niterói (Campo de São Bento)
Informação: 2610-5748


Tags:






Publicado em 25/05/2016

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...