Luiz Lopes apresenta a exposição Estampas, a partir de 03 de fevereiro, às 19h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com 14 telas, com várias dimensões, com média de tamanho de 1,00 a 1,40m, utilizando técnica mista (acrílica, vinílica e tinta de tecido) sobre tecido.

Os tecidos usados são sucatas das indústrias têxteis da cidade, Cataguases, MG. Nelas utilizo várias técnicas: transparências, ligeiros empastes, sobreposição de tintas, bordados. Cada tecido representa um desafio e para cada um deles, feitas à escolha e o recorte, lanço mão das diversas possibilidades de construção estética.Na série Estampas, trabalho com tecido de algodão refugado pela indústria, sobre os quais foram gravados vários padrões para teste ou ajuste da impressão, sendo que alguns se prestaram à limpeza dos cilindros na estamparia.



Série Estampas
"Na série Estampas, trabalho com tecidos de algodão refugados pela indústria, nos quais foram gravados vários padrões para teste ou ajuste da impressão. Despidos de sua função utilitária, ganham dimensão significativa. Alguns têm títulos mais poéticos, outros nascem de versos dos clássicos da MPB ou são retirados dos nomes de operárias e costureiras. Aos signos que se sobrepõem e misturam-se, subordino várias técnicas, atento aos recortes, erros e acasos, que são ora aproveitados, ora anulados, a partir do olhar que pensa na elaboração estética, na expressividade e na descoberta.

Feita a seleção e o enquadramento, imprimo minhas estampas e interferências - marcas do fazer pictórico: transparências, superposições, costuras, manchas, moldes, pinturas no avesso, carimbagem, raspagem, etc., transformando o que era rejeito em objeto artístico, onírico, poético, rico de significação e de vivências." (Luiz Lopes)

Exposição: "Estampas", de Luiz Lopes
Local: Centro Cultural Pascoal Carlos Magno
Abertura: 05 de Dezembro 2012 às 19h
Visitação: 06 de Dezembro 2012 a 06 de Janeiro de 2013
Encontro com o Artista, domingo dia 06 de Janeiro às 10h

Tags:






Publicado em 05/12/2012

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...