A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, convida, de 11 a 30 de outubro de 2016, para a visitação à instalação "Água-viva" de Alberto Mattos, fruto do seu interesse no universo e ideário marinho, repleto de seres fluidos, transparentes e misteriosos. A abertura acontece na terça, dia 11, às 19h, e o já tradicional Encontro com o Artista, na quinta 27 às 19h. A entrada é franca.
"Dentre estes seres, escolhi trabalhar com a água-viva, este organismo diáfano e quase imaterial que coloca o elemento água como fonte de uma poética específica; como destaca Bachelard, em seu livro "A água e os sonhos": "(...) a água que marca com seu signo indelével as suas imagens, a água que é um órgão do mundo, um alimento dos fenômenos corredios, o elemento vegetante, o elemento lustrante, o corpo das lágrimas."
Tendo como pretexto construir uma imensa água-viva no interior da galeria, o artista resolveu pensar uma obra que pudesse integrar arte, público e paisagem circundante, fazendo uso de elementos como transparência, luz e fluidez. Esta peça segue a temática de objetos e experimentações do artista, que faz uso de materiais prosaicos, como o plástico, em diálogo com o sofisticado uso do design de luz, experimentações estas que fazem parte das poéticas inerentes à arte contemporânea.
Artista visual e designer de objetos,
Alberto Mattos desenvolve projetos que contemplam a arte contemporânea em diálogo com o design.
Serviço
Exposição Água-viva
Alberto Mattos
Período de visitação: 12 a 30 de outubro de 2016.
Abertura: Terça-feira, 11 de outubro, às 19h.
Encontro com o artista: Quinta-feira, 27 de outubro, às 19h.
Segunda a sexta-feira das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Entrada franca
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Galeria Quirino Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói-RJ
Tel.: 2610-5748
|
Clique para ampliar. |
Tags: