De 08 a 23 de abril de 2017, a sala Hilda Campofiorito, no segundo piso do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a mostra "ImigrARTE", uma visão da artista Aila Ailita sobre o coletivo sul-americano de grafiteiros e muralistas Alojijo Crü. O já tradicional Encontro com o artista acontece na sexta-feira, 07 de abril, às 15h.

O grupo Alojijo Crü é um coletivo formado por graffiteiros e muralistas de diferentes países da América do Sul, e durante o período de 2016/2017 percorreu em turnê por Chile, Argentina, Uruguai e finalizando no Brasil, fazendo estadia no Ateliê da graffiteira Aila Ailita, única integrante brasileira do coletivo. E foi desse encontro que surgiu a ideia para a exposição "ImigrARTE", que através dos olhos de Aila, reflete essa troca de experiências, tanto artísticas quanto culturais.

Aila Ailita é nascida e moradora de São Gonçalo, pioneira do graffiti feminino no Rio de Janeiro. Teve seu primeiro contato com spray aos 16 anos. Desde então, participa de exposições, projetos, encontros de graffiti e ministra oficinas em escolas e comunidades carentes por uma educação não sexista. Foi integrante do Coletivo Artefeito em prol dos Direitos Humanos e tem como objetivo familiarizar o graffiti entre as mulheres.

Participou de uma exposição coletiva no Chile, com o tema folclórico do país, participou de encontros de graffiti, no tempo que viveu lá. Por muitos anos deu oficinas no projeto Mais Educação do Governo Federal. Hoje com 35 anos trabalha para Prefeitura de Niterói com a Secretaria Municipal de Educação decorando as creches municipais com graffiti e é integrante da ONG Fábrica de Arte e Cidadania (FAC), que tem como objetivo levar a essência do graffiti para comunidades carentes e de áreas de risco, com oficinas gratuitas, introduzindo seus participantes ao mercado de trabalho, gerando renda com suas próprias obras.


Serviço

Exposição ImigrARTE
Aila Ailita
Período de visitação: 08 a 23 de abril de 2017
Encontro com o artista: Sexta-feira, 07 de abril, às 15h
Segunda a sexta-feira das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
Tel.: 2610-5748.


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/04/2017

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado