O primeiro livro didático do contrabaixista Francisco Falcon, desenvolvido por meio de sua pesquisa de Mestrado, será lançado no sábado, 08 de julho de 2017, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a partir das 11h. Livro inédito no mercado ainda carente de publicações voltadas para o contrabaixo dentro da música brasileira, é voltado tanto para o músico iniciante como ao de nível mais avançado.

Além da sessão de autógrafos, o evento contará com uma roda de "contrabaixos no choro", além de participações especiais do violonista Rogério Souza, do saxofonista Tino Junior e do pianista Márvio Ciribelli.

O Livro

Clique para ampliar.
"Contrabaixo no Choro" (Ilustre Editora, 86 páginas, R$ 60) foi desenvolvido por meio de sua pesquisa de Mestrado na UNIRIO, pelo programa de mestrado profissional PROEMUS.

O livro é voltado para músicos que tenham uma relação musical com as linhas de contrabaixo, e aborda inicialmente a linguagem do acompanhamento do Choro. A obra também aborda a história desse gênero musical e suas origens, além da relação com o Violão de 7 cordas. O livro mostra que é possível esses dois instrumentos conviverem juntos, mas também o que o contrabaixo pode fazer sozinho na ausência do violão de 7 cordas.

A publicação traz, ainda, uma canção de autoria do próprio Francisco Falcon, intitulado "Contrabaixo Chorão", bem como arranjos em duetos para cinco clássicos do Choro: "Brejeiro", "Iara", "Apanhei-te Cavaquinho", "Tico Tico no Fubá", "Flor Amorosa" e "Odeon". Trata-se um livro em formato play-along, contendo partituras, exercícios e um CD.

Sobre o autor

Francisco Falcon é músico e produtor musical, atuante no cenário carioca há mais de 20 anos, tendo acompanhado diversos artistas em shows e gravações no Brasil e no exterior - destacando nomes como Tunai, Nico Rezende, Eliana Printes e o grupo Fruto Sagrado.

No âmbito da música instrumental, lançou dois CDs solo - "Vôo Tocar" (Niterói Discos, 2001) e "Voo Livre" (Independente, 2011) - e está finalizando o terceiro trabalho solo, intitulado "Contrabaixo no Choro". Seu principal instrumento é o contrabaixo elétrico, mas também toca o contrabaixo acústico, violoncelo, violão e guitarra.




Serviço

Lançamento do livro "Contrabaixo no Choro", de Francisco Falcon
Data: Sábado, 08 de julho de 2017
Horário: A partir das 11h
Entrada franca

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, em Icaraí
Informações: (21) 2610-5748


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 02/07/2017

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...