Ordem, aviso ou convite? Da mesma maneira que se lê "pise na grama", PISENAGRAMA seria um neologismo que ao invés de criar um novo significado transforma a frase em um nome próprio, imperceptível na pronúncia.
A exposição PISENAGRAMA, com placas espalhadas pelo parque com o dizer "pise na grama" parte desse pressuposto de criação sobre criação, no sentido da leitura que processamos individualmente ao nos relacionarmos com as coisas do mundo. Ao intitular a exposição, PISENAGRAMA cria uma escrita anormal que aponta para o sentido de "pise na grama" em sua configuração prática, seja pela disposição das placas pelo gramado do parque, seja pela instalação de tapetes de grama nos acessos à galeria.
Dentro dela, uma construção realizada no próprio local, dias antes da abertura da exposição. Os artistas apresentam aos visitantes suas experiências vivenciadas no local e por força deste. Criam relações entre os espaços internos e externos, propondo ao visitante a experiência de vivenciar o sentido dos espaços e as relações geradas nos locais onde circula, que envolvem a galeria e o parque, mas estende essa discussão ao campo da arte pública e, portanto, da própria vida em sociedade.
SERVIÇO
Exposição: PISENAGRAMA
Artistas: Gabrielle Althausen e Paulo Damé
Encontro com os artistas: dia 16 de fevereiro de 2008, às 16h (Sala Hilda Campofiorito)
Abertura: dia 16 de fevereiro às 18h
Período: de 17 de fevereiro a 9 de março.
Tags: