As obras foram criadas a partir de uma visita do artista ao ateliê de Monet
"Giverny, para mim, representa meu desejo do encontro com a natureza, uma maneira cada vez maior de me impor como pintor de paisagem".
É com essa proposta que o artista visual Milton Eulálio inaugura no dia 8 de maio de 2002, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM), a exposição
Giverny, em que apresenta cerca de 20 telas medindo, em média, 38cm X 55cm e feitas em óleo, acrílico e pastel. A mostra fica em cartaz até 2 de junho.
A exposição é resultado da viagem de Milton Eulálio à Europa, no ano passado, quando esteve na casa-ateliê de Claude Monet em Giverny, uma localidade em Vernon, próximo a Paris.
Apesar de o local ser um tanto rural, a casa do artista fez com que Milton se sentisse entusiasmado. O paraíso, como ele mesmo definiu, fez com que Milton desse início ao processo criativo tomando notas, fazendo pequenos registros de cor, desenhos e fotografias, que seriam mais tarde utilizados para efetuar as atuais pinturas. "Monet foi um grande pintor impressionista do final do século XIX, e a mostra é uma forma também de homenageá-lo", comenta o artista.
Carreira
Milton se dedica às paisagens há duas décadas. São cortes dos subúrbios das grandes cidades, lugares esquecidos pelos habitantes comuns, estaleiros e recantos onde a beleza existente não é vista por olhares banais.
De acordo com o artista plástico, restaurador e presidente da Fundação de Arte de Niterói, Cláudio Valério Teixeira, nestas obras, Milton se reafirma como pintor de paisagens. "Milton não pinta apenas cenas, mas se integra com a natureza de forma sincera e total. Não é apenas mais um artista que se satisfaz em 'retratar' a realidade. Ele interpreta as formas da natureza, procura uma visão pessoal, mostrando que ainda é possível e necessária a pintura de paisagem", explica Cláudio, que acompanhou Milton em sua viagem.
Leia também:
Milton Eulálio, no Mapeamento Cultural
Música no Campo em homenagem ao Dia das Mães
No mesmo dia, em comemoração ao mês das mães, a cantora e compositora Gloria Lattinni estará se apresentando, a partir das 11 horas, no CCPCM. O show faz parte do projeto Música no Campo e conta, ainda, com a presença de Renato Pfeil e da Trupe da Tribo.
O show tem repertório inspirado no CD Nativa Carioca, de Glória Lattinni, e em pérolas da MPB e da música internacional. A Trupe da Tribo estará presente com cantores e cantoras dos 8 aos 80 anos.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão, s/nº - Icaraí, Niterói. A visitação acontece nas segundas, das 13 às 17 horas; de terça a sexta, das 10 às 17 horas; e sábados e domingos, das 10 às 15 horas. Outras informações pelo telefone 2610-5748.
Tags: