As obras foram criadas a partir de uma visita do artista ao ateliê de Monet

"Giverny, para mim, representa meu desejo do encontro com a natureza, uma maneira cada vez maior de me impor como pintor de paisagem".

É com essa proposta que o artista visual Milton Eulálio inaugura no dia 8 de maio de 2002, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM), a exposição Giverny, em que apresenta cerca de 20 telas medindo, em média, 38cm X 55cm e feitas em óleo, acrílico e pastel. A mostra fica em cartaz até 2 de junho.

A exposição é resultado da viagem de Milton Eulálio à Europa, no ano passado, quando esteve na casa-ateliê de Claude Monet em Giverny, uma localidade em Vernon, próximo a Paris.

Apesar de o local ser um tanto rural, a casa do artista fez com que Milton se sentisse entusiasmado. O paraíso, como ele mesmo definiu, fez com que Milton desse início ao processo criativo tomando notas, fazendo pequenos registros de cor, desenhos e fotografias, que seriam mais tarde utilizados para efetuar as atuais pinturas. "Monet foi um grande pintor impressionista do final do século XIX, e a mostra é uma forma também de homenageá-lo", comenta o artista.



Carreira

Milton se dedica às paisagens há duas décadas. São cortes dos subúrbios das grandes cidades, lugares esquecidos pelos habitantes comuns, estaleiros e recantos onde a beleza existente não é vista por olhares banais.

De acordo com o artista plástico, restaurador e presidente da Fundação de Arte de Niterói, Cláudio Valério Teixeira, nestas obras, Milton se reafirma como pintor de paisagens. "Milton não pinta apenas cenas, mas se integra com a natureza de forma sincera e total. Não é apenas mais um artista que se satisfaz em 'retratar' a realidade. Ele interpreta as formas da natureza, procura uma visão pessoal, mostrando que ainda é possível e necessária a pintura de paisagem", explica Cláudio, que acompanhou Milton em sua viagem.

Leia também: Milton Eulálio, no Mapeamento Cultural


Música no Campo em homenagem ao Dia das Mães

No mesmo dia, em comemoração ao mês das mães, a cantora e compositora Gloria Lattinni estará se apresentando, a partir das 11 horas, no CCPCM. O show faz parte do projeto Música no Campo e conta, ainda, com a presença de Renato Pfeil e da Trupe da Tribo.

O show tem repertório inspirado no CD Nativa Carioca, de Glória Lattinni, e em pérolas da MPB e da música internacional. A Trupe da Tribo estará presente com cantores e cantoras dos 8 aos 80 anos.

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão, s/nº - Icaraí, Niterói. A visitação acontece nas segundas, das 13 às 17 horas; de terça a sexta, das 10 às 17 horas; e sábados e domingos, das 10 às 15 horas. Outras informações pelo telefone 2610-5748.


Tags:






Publicado em 04/08/2023

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...