Por volta de 1976, o Museu Histórico do Rio de Janeiro, o Museu do Ingá, criou uma oficina de gravura sob a coordenação de Anna Letycia Quadros e, mais tarde, outra de escultura, sob a coordenação de Haroldo Barroso. Perfeitamente equipada com professores de alta competência, seus frutos logo se fizeram sentir sobre iniciantes e até gravadores profissionais.

Oito anos depois, na segunda-feira, 03 de setembro de 1984, às 20 horas, na Galeria de Arte do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, será inaugurada a exposição coletiva intitulada "Gravadores e Escultores", com os artistas - quase todos com passagens por aquelas oficina do Ingá: Ana Miguel, Ariel (Christiano Teixeira), Chico Barreto, Helena Ferraz, Henrique Bon, Marcus André, Maria Lúcia Maluf, Mário de Andrade, Siomar Martins, Pilar Benet Domingos.

Nesta exposição poderá ser visto o que propõem estes artistas gravadores e escultores, quando apresentam os seus trabalhos que refletem o movimento atual das artes plásticas no País. São todos artistas com larga experiência e, passagem pelos importantes salões no Brasil e no exterior, formando um conjunto de obras que bem retratam os anseios atuais das artes plásticas, tudo realizado com seriedade e muita beleza.

O coordenador da mostra, o artista e professor Luiz Carlos de Carvalho, também ex-aluno de Anna Letycia, diz que gravura e escultura são duas categorias artísticas distintas, mas com certa identidade se considerarmos o material utilizado (metal, pedra, madeira). Com esse material, os artistas empregam sua arte para obtenção do resultado final.

A declaração de Luiz Carlos de Carvalho pode ser comprovada no Centro, ate o dia 29 de setembro. O horário é de segunda a sábado das 9 às 18h e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica em Niterói, Campo de São Bento, s/nº - Icaraí.


Na foto de capa, a fachada lateral do Museu do Ingá com destaque para a artista e professora Anna Letycia Quadros.


Tags:






Publicado em 04/08/2023

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...