Inaugura no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no dia 04 de abril de 2008 (sexta-feira), às 20 horas a exposição "Revérbero", do artista plástico Marcelo Berg. A abertura da mostra que traz uma instalação utilizando os vidros da galeria e uma série de desenhos inéditos é antecedida pelo Encontro com o Artista, que ocorre às 18 horas e disponibiliza para o público 50 lugares, para um bate-papo sobre a mostra, explicando como surgiu a idéia, a representação de seus trabalhos e seus conceitos sobre arte contemporânea. A entrada de ambos é gratuita.

A instalação "Revérbero" tem origem em dois pontos. Primeiro, a pesquisa do artista com o objeto janela através das possibilidades tridimensionais (objetos, esculturas, maquetes) e bidimensionais (fotografia, desenho, colagem) de se trabalhar a transparência e o reflexo junto com o tema da paisagem urbana. Segundo, a presença marcante do uso do vidro na arquitetura da Galeria Quirino Campofiorito.

Considerando que a maioria dos espaços de exposição possuem uma arquitetura do tipo cubo branco, que isola as obras expostas do seu entorno, a instalação "Revérbero" aproveita a transparência dos vidros da galeria para refletir o espaço exterior, o Campo de São Bento, no interior da exposição. A instalação é composta por duas janelas com vidros espelhados (em uma face reflexo, noutra transparência), dispostas de maneira que através de uma janela se veja o reflexo da cidade projetado na outra.



A série de desenhos que complementa o jogo da transparência e reflexo foi realizada, em sua maioria, com caneta esfereográfica sobre papel Fabriano, seguindo a mesma pesquisa de reflexo e transparência, porém no campo bidimensional, o que traz ao trabalho novas possibilidades expressivas e conceituais.

Sobre Marcelo Berg

Carioca, o artista plástico vive e trabalha na capital paulista, São Paulo. É formado em Artes Plásticas pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAP/ECA/USP), no ano de 2006. Em 2007, participou do "14º Salão de Arte Contemporânea de Campinas – MACC (prêmio aquisição); 13º Salão dos Jovens – Joinville, Santa Catarina (prêmio aquisição); ONIFORMA – Centro Cultural São Paulo e II Mostra do Programa de Exposições – Centro Cultural São Paulo".

Abertura, 04 de abril (sexta-feira)
Encontro com o artista: 18 horas
Abertura da exposição: 20 horas
Visitação: de 05 de abril a 30 de abril
Local: Galeria Quirino Campofiorito - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói
Gratuito

Tags:






Publicado em 04/04/2008

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado