Será aberta amanhã, 08 de novembro de 1989, às 20 horas no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a exposição de fotografia que faz parte do acervo encontrado pelo livreiro Carlos Mônaco, num velho baú, em meados deste ano. Adquiridas pela Prefeitura, as fotos - 31 ao todo - retratam Niterói do inicio do século e foram reproduzidas através de modernos processos de ampliação. Posteriormente, elas serão transformadas em cartões postais da cidade.

Promovida pela Funiarte, a exposição terá dois planos: no salão A, no térreo do centro cultural, estarão fotografias atuais de Niterói feitas por vários fotógrafos; no andar superior, estarão as do Acervo Carlos Mônaco, feitas em diapositivo, por um fotógrafo não identificado. Entre as fotos, estão as da Pedra do Índio, ainda sem os desgastes da erosão; da antiga Estação das Barcas, que era conhecida por Estação dos Carris, e várias outras mostrando costumes e trajes da época, como mulheres de sombrinha e vestidos compridos.

Além das fotos, os visitantes poderão ver a embalagem original delas e alguns diapositivos copiados em cartões. Outros, que apresentam fungos, estão ainda sendo restaurados. As fotos da exposição faziam parte da coleção de 117 diapositivos encontrados pelo livreiro Carlos Mônaco. Destes, 86 retratavam o Rio e foram compradas há três meses pelo Arquivo Nacional e expostas em setembro no Paço Imperial.

Mas nem só a Niterói antiga faz parte da exposição do Centro Cultural. Estarão expostos trabalhos dos fotógrafos Pedro Vasquez, Cláudio Cardoso, Chico Nascimento, Humberto Medeiros, João Latini, Ricardo Lima, Fernando Talask, Gustavo Stephan, Guilherme Farconel, Almiro Baraúna, América Cupello, Claúdia Rangel, Luiz Edmundo de Castro, Rose Otterbach e Paulo Muniz. São fotos que mostram Niterói na época em que era Capital do Estado do Rio, passando pela década de 1970 até os dias de hoje.

A mostra faz parte do evento "Um Olhar sobre Niterói", coordenado pelo Núcleo de Imagem da Fundação Niteroiense de Arte e com o apoio da Infoto (Instituto Nacional de Fotografia da Funarte). Dividida em "Niterói Ontem", com as obras do acervo Carlos Mônaco, e "Niterói Hoje", com as de vários fotógrafos, a exposição mostra a mudança que a cidade sofreu através dos tempos: as belas praias, ainda não eram poluídas; a tranquilidade dos passeios ao ar livre, onde predominava a vasta área verde e a Praia de Icaraí sem os enormes arranha-céus.

Entre os trabalhos retratando Niterói de hoje estão os de Pedro Vasquez, com 16 anos de profissão, que escolheu várias paisagens para mostrar uma Niterói mais atraente, entre elas, chamam a atenção as fotos da Praia de Itaipu, de Icaraí e uma da enseada de Jurujuba. Procurando paisagens que se assemelham a locais do interior, com alguns lugares de Pendotiba, Fernando Talask é outro expositor que estará no Centro Cultural.

Participam da exposição o consagrado fotógrafo Almiro Baraúna, premiado no Brasil e no exterior e o colecionador Júlio Figueiredo, que possui mais de 500 fotos antigas, que incluem preciosidades como a antiga Praça do Rink, chamada então de Largo da Memória. A exposição ficará até dia 2 de dezembro, de segunda a sexta, de 10 às 18 horas, e nos finais de semana, até as 14 horas.


Tags:






Publicado em 14/07/2023

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...