De forma complementar, os projetos do livro e a exposição misturam texto e imagem para dar vida à Carmim

Vermelho, preto, branco e tons de cinza. Terça-feira, 05 de setembro, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno vai receber o lançamento da segunda edição do livro "CarMim" e a abertura da mostra de mesmo nome. A partir das 18h, a Galeria Quirino Campofiorito apresenta imagens da Lagoa de Itaipu, cenas urbanas de Niterói, do Rio de Janeiro e de Nova York.

De autoria de Lucilia Dowslley, o livro é composto de 11 fotos e ilustrações feitas a partir de elementos das imagens e 37 textos, entre poemas, prosa poética e pensamentos. São pinceladas de emoção em fantasia e realidade social.

Tanto o livro quanto a mostra apresentam a personagem "Carmim", um ser "anjo-humano" como se tivesse acabado de pisar na Terra, sentindo o pulsar poético na alma. Por meio das fotografias e dos textos de Lucilia, o espectador acompanha a personagem em aventuras num jogo de luz e sombras, onde predomina o carmim.




Lucília Dowslley

Jornalista, fotógrafa, poetisa, atriz e produtora cultural, a niteroiense Lucília Dowslley criou o movimento literário "Um Brinde à Poesia". O projeto foi lançado em 1999, com o objetivo de divulgar a obra de novos autores e compositores, encorajando aqueles que nunca se apresentaram em um sarau ou falaram em um microfone em público, além de promover o lançamento de livros e CDs sem custos para o artista.

É autora dos livros de poesia "Um Brinde á Poesia" (2004), que reúne fotos, pensamentos e textos da autora, e "Carmim" (2012). Em 2017, lançou "O Sol em Minha Alma", sua terceira publicação, que contava com prosas poéticas e poemas escritos durante os seus 20 anos, entremeados com fotos pessoais de uma viagem que fez ao Japão.

Realizou exposições e apresentações em diversos centros culturais e eventos, entre eles Ateliê Art Center (São Francisco, Niterói), Plaza Shopping, Estação Livre Cantareira, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Espaço Cultural La Folie (Botafogo, Rio de Janeiro), Encontro Pela Paz e Liberdade de Ser (Paraguai) e comemoração ao Dia Mundial da Fotografia (Sociedade Fluminense de Fotografia).

Em 2003, apresentou "Um Olhar Sobre Niterói", uma série de fotos em homenagem aos 428 anos de Niterói, na Sala José Cândido de Carvalho, e, no mesmo ano, "Luzes do Som", no SESC Niterói. Fez as fotos dos shows de vários artistas, incluindo Moska, Biquíni Cavadão, Joana, Luciana Mello, Alceo Valença e Frejat, entre outros.


Serviço

Exposição "CarMim"
Visitação: 05 a 30 de setembro de 2023
Horário: Segunda a sexta-feira -10h às 17h | Sábado, domingo e feriados - 9h às 14h

Lançamento livro "CarMim"
Data: Terça-feira, 05 de setembro de 2023
Horário: 18h às 20h

Evento gratuito
Classificação: livre

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n, Campo de São Bento - Icaraí


Tags:






Publicado em 05/09/2023

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...