A galeria de arte Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, faz hoje, 19 de abril de 1995, vernissage da exposição "Bodas de Sal", exclusiva do artista carioca, mas radicado em Niterói, Tay Bunheirão.
Ele volta ao cenário cultural fluminense após quatro anos sem expor no Brasil. Em Niterói, ele apresenta instalações com rosas artificiais que parecem brotar de cristais de sal, além de trabalhos sobre tela, que buscam a poesia usando técnicas mistas e tendo as flores como tema.
Formado na Escola de Belas Artes da UFRJ, Tay tem uma forte ligação com Niterói. Formado no Centro Educacional de Niterói, aprendeu técnicas de desenho e pintura, serigrafia, cerâmica, terracota, xilogravura e fotografia, além de frequentar cursos de gravura em metal e escultura, na Oficina de Gravura do Museu do Ingá. Residiu em Paris e Basel (Suíça), onde adquiriu o interesse pela pintura. Entre seus trabalhos mais significativos, está o projeto Bólidos Marinhos - durante a Eco 92 - inspirada instalação ao ar livre.
O artista é conhecido por ter realizado várias mostras individuais e participar de inúmeras coletivas, salões de arte e bienais no Brasil e no exterior. Além de suas pinturas, esculturas e instalações, ele é produtor cultural, programador visual e designer, criando logomarcas, logotipos, identidades visuais, catálogos, capas e cartazes para eventos e empresas, como a camiseta para o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1981.
O vernissage acontece hoje, às 21 horas, e a Galeria Quirino Campofiorito fica no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento, Icaraí, 714-7430). Fica aberta de segunda a sexta das 10 às 22 horas, aos sábados das 10 às 16 horas e nos domingos das 10 às 14 horas, até o dia 7 de maio.
Tags: