O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno inaugura, no dia 10 de maio (sábado), às 15 horas, a exposição “Imagens efêmeras”, dos artistas Marco Antônio Portela e Fabrício Cavalcanti. A mostra propõe uma ocupação da galeria com luz, preenchida com imagens em contínua transformação e em tempo real, que são um rebatimento do entorno da galeria, o Campo de São Bento, e as ruas próximas. Antes da abertura da exposição, os artistas recebem o público, a partir das 13h30min, no projeto “Encontro com Artista”, para um bate-papo sobre a mostra, explicando como surgiu a idéia da exposição e a representação de seus trabalhos. As atividades têm entrada franca.

A dupla de artistas irá transformar a galeria numa grande câmara obscura, cercada por lona plástica com pequenos orifícios por onde a luz atravessará e será barrada por anteparos pendurados junto ao teto. As imagens estarão reproduzidas nesses anteparos, uma mistura de fotografia e cinema. “Imagens efêmeras” visa priorizar mostras onde o entorno da galeria seja objeto de reflexão.

Outro aspecto que inspirou os artistas, é a não presença de matérias e objetos artísticos perenes. O que se vai presenciar de fato nessa exposição é a galeria invadida de forma bastante controlada pela luz, essa atuando como agente formador da obra, que por sua vez se faz pulsante, viva e transformadora.

Os visitantes também poderão registrar imagens com a técnica do pin-hole (latinhas de filmes preparadas para fotografar de modo artesanal), que resultarão numa outra exposição. Os artistas deixarão um recipiente cheio dessas latinhas para que os visitantes fotografem. Ao serem devolvidas, as latinhas terão as imagens reveladas e será produzida uma cópia final (em dimensão original). A partir desse material, será realizada uma outra exposição dentro da mostra, com os trabalhos realizados pelos visitantes.


Serviço
>
Exposição "Imagens Efêmeras"
Data: 10 de maio de 2008
Encontro com o artista: 13h30min
Abertura da exposição: 15 horas
Visitação: 10 de maio a 1º de junho
Local: Galeria Quirino Campofiorito no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói (Campo de São Bento)
Tel.:2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 10/05/2008

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...