O espetáculo "Maria, João, mas tinha o Pedro também", da Cia. Móvel de Teatro, se apresenta gratuitamente em Niterói. Depois de passar pelo MAC, neste domingo, 07 de julho, às 11h, o espetáculo desembarca na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí.

A partir da história de Pedro Henrique, a peça discute a fluidez contemporânea dos vínculos afetivos e desmistifica o lugar comum de que existe o papel de vítima ou algoz quando uma relação termina. A montagem circulará por espaços culturais da cidade, passando pelos bairros Centro, Vital Brazil, Piratininga, Barreto e Icaraí.

A dramaturgia de Helena Hamam, premiada em festivais no Rio e em Minas, levanta questões intrigantes sobre relacionamentos passados e a ilusão de que é possível decifrar a subjetividade do outro como se fosse um quebra-cabeça a ser montado. A encenação incorpora as linguagens do teatro físico, gestual e circense para explorar o amor sob uma perspectiva não-heteronormativa.

Em 'Maria, João, mas tinha o Pedro também', a fisicalidade e a concepção de uma encenação não cotidiana aparecem em certos momentos da história, em contraponto com gestos mais cotidianos e até documentais. Essa proposta, junto com o cenário, o figurino e elementos poéticos, costuram essa narrativa criando esse fluxo entre o real e o ficcional", destaca Helena Marques, que codirige a peça junto ao ator Daniel Leuback, que também atua ao lado de Helena Hamam e Raphael Pompeu.

A peça busca diversidade nas narrativas promovendo uma identificação mais ampla do público e estabelecendo um diálogo com as necessidades dos espectadores adolescentes e jovens adultos. A orientação sexual das personagens nunca é enfatizada nem se torna o ponto central da discussão; pelo contrário, é tratada de forma natural, como deveria ser. Além disso, a montagem aborda os aspectos do machismo e da homofobia, mesmo quando praticados por pessoas supostamente desconstruídas e aliadas.

O Projeto "Maria, João, mas tinha o Pedro também" conta com incentivo da Prefeitura de Niterói, por meio da Chamada Pública de Fomentão e pela lei Paulo Gustavo, promovidos pela Secretaria Municipal das Culturas.

Sinopse: "Maria, João, Mas Tinha o Pedro também" conta a história de dois desconhecidos que viveram uma história de amor com a mesma pessoa que, apesar de ser a causa do conflito entre eles, não está mais presente. Ao revisitar esse momento, passando a limpo as semelhanças e as diferenças de suas histórias com esse amor em comum, abre-se uma questão sobre o que estaria por trás desse suposto encontro ao acaso.

A Cia Móvel de Teatro - A Cia Móvel de Teatro foi fundada por Raphael Pompeu e Daniel Leuback, dois artistas e educadores que compartilham o desejo mútuo de desenvolver projetos teatrais com o objetivo principal de agregar e mobilizar artistas. A companhia tem como foco de pesquisa o teatro físico, gestual e circense em seus projetos, destacando-se o espetáculo 'Maria, João, mas tinha o Pedro também' como seu trabalho atual, além de leituras dramatizadas e cenas curtas. A companhia já participou de festivais e mostras teatrais, conquistando 9 prêmios e 13 indicações, além de ter sido selecionada em seis editais de fomento à cultura em Niterói.

Helena Marques - Helena Marques é atriz, diretora e fundadora da Dobra. É formada em Artes Cênicas pela Unirio e pela LISPA (Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres), além da formação em Canto Popular pela Escola Estadual de Música Villa-Lobos. Hominus Brasilis, espetáculo da Dobra em que dirigiu e atuou, recebeu indicações ao Prêmio Shell de Melhor Direção e ao Prêmio Cesgranrio na Categoria Especial, pela pesquisa do espaço cênico através da Plataforma, além de ter representado o Brasil nos EUA (2016), China (2017), Argentina (2017) e Portugal (2019).

Daniel Leuback - Ator e diretor teatral, Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP, graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO e especialista em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. Atualmente, é professor de teatro no CEFET/RJ. Entre os principais trabalhos se destacam integrar o elenco do espetáculo 'Irmãos de Sangue', da Cie. Dos à Deux, vencedor em duas categorias no Prêmio Shell/RJ 2014 e a direção de movimento do espetáculo 'A Vida Ao Lado', indicado na categoria de melhor direção no Prêmio Shell/RJ 2018. Recentemente, integrou o elenco


Ficha técnica:

Idealização: Cia Móvel de Teatro
Codireção teatral: Daniel Leuback e Helena Marques
Dramaturgia: Helena Hamam
Elenco: Daniel Leuback, Helena Hamam e Raphael Pompeu
Desenho e operação de luz: Raphael Grampola
Cenário e Figurino: Erika Schwarz
Assistência de cenário: Bianca Bühring
Produção executiva: Nívia Azevedo
Direção de Produção: Raphael Pompeu
Assistência de produção: Fernanda Guerreiro
Operação de som: Daniel Scarcello
Com músicas de Daniela Spielmann
Intérprete de Libras: Alex Sandro Lins e Kairu Lopes
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/ Aquela Que Divulga
Fotos: Renato Mangolin


Serviço

"Maria, João, mas tinha o Pedro também"
Data: Domingo, 07 de julho de 2024
Horário: 11h
Classificação indicativa: livre
Evento Gratuito

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito
End: Campo de São Bento, entrada pelo Portão 2


Tags:






Publicado em 03/07/2024

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado