A Máfia 44 tem a alegria de trazer para as paredes do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno um pouco da nossa história no graffiti do lado de cá da ponte, e convidamos a todos que nos conhecem, ou que tenham alguma curiosidade de conhecer parte de nosso trabalho, a nos visitar.

A exposição procura-se: Mafia 44 insere na galeria do CCPCM nossas principais características, através da exposição dentro do espaço da galeria, com um painel de temática de um problema urbano atual, e um "painel da memória" com diversos graffitis nossos que já não existem mais por diversos motivos, seja ação do tempo, do Estado ou da revitalização de pontos da cidade, onde o graffiti é considerado arte enquanto o local está abandonado, e passa a ser considerado sinal de abandono quando se pretende vender alguma imagem positiva do local. Esta efemeridade natural do graffiti faz com que muita coisa deixe de ser vista, e propomos trazer de volta parte disso, já que os originais já não existem.


VÍDEOS

Clique nas imagens para abrir


Fora da exposição, traremos a nossa imposição, a ocupação do prédio do CCPCM. Imposição no que diz respeito ao espaço, pois dentro da galeria vai quem assim desejar, já o graffiti está fora para quem queira e para quem não queira, quem ache justo interferir na bela arquitetura do Centro, e também para quem achar um absurdo pintar "onde não se deveria pintar".

No encerramento, dia 30 de junho de 2013, propomos um piquenique no espaço, onde convidaremos os grafiteiros amigos a cear e trazer seus blackbooks (cadernos de desenho) e lanches, para trocarmos ideias, ilustrações e receitas, estendendo o convite a quem queira se juntar a nós, conhecer um pouco da cultura do graffiti, e consequentemente a cultura hip-hop, e a curtir um domingo em família.


Máfia 44

A Mafia 44 é um grupo de graffiti de Niterói e São Gonçalo que, desde 2007, foi se construindo com grafiteiros de diversas linguagens e origens diferentes, procurando o máximo de interação e colaboração, para que juntos possam um ajudar ao outro no aprendizado e na evolução pessoal. Os grafiteiros da Mafia 44 são: Flavio Bata, Davi, Julio Dee, Daniel Goaboy, Álvaro Mutant, Gustavo Gut, Leonardo Pakato e Glauber Gal.

Fazem parte do grupo os fotógrafos Ratão Diniz e Joelma Capozzi, e o MC Mamut do grupo Soldados da Pista, pela importância na história da mafia, colaboração e identificação com os ideiais do grupo.

-Participação nos principais mutirões de graffiti do Rio de Janeiro. Um mutirão de graffiti é um encontro voluntário e independente, onde os grafiteiros se reúnem no objetivo de fazer murais num determinado local, geralmente uma comunidade carente. Levando cor e celebração para os moradores.

-Participação no projeto Casa Tela, no complexo Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, com painéis permanentes na comunidade, em 2010.

-Participação nas duas edições do Kolirius Internacional, encontro internacional de graffiti na cidade de Macaé – RJ.

-Participação no evento Copa Graffiti, evento promovido pela Metrô Rio que promoveu a confecção de diversos murais em todas as estações da linha 2 do metrô.

-Participação em todas as edições do Meeting of Favela: maior encontro voluntário de graffiti do Brasil, que acontece na Vila Operária – Duque de Caxias.

-Encontro Nossa Panela, encontro de graffiti em conjunto com outros grupos em 2008 em São Gonçalo.

-Encontro Sabão Graffiti: mutirão independente de graffiti na favela do Sabão – Niterói, em 2008.

-Muitos murais nas ruas, que é o que realmente importa quando se trata de um currículo de grafiteiro!

Daniel Goaboy (à esquerda) e Davi Baltar, dois dos integrantes da Máfia 44, grupo que grafita os muros abordando questões sociais Gustavo Stephan / Agência O Globo


Serviço


Exposição "Procura-se: Máfia 44"
Abertura: 08 de junho, sábado, 10h. Mesa redonda com a Máfia 44 e o Vereador Leonardo Giordano.
Período de visitação: 09 a 30 de junho de 2013.
Segunda a sexta-feira das 10h às 17h;
Sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Encontro com os artistas: 30 de junho de 2013, domingo, às 10h.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Galeria Quirino Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
Tel.: 2610-5748


Tags:






Publicado em 02/05/2013

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado