A partir do dia 06 de agosto (quarta-feira), às 19 horas, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta a vídeo-instalação “Microcampo”, de Beatriz Pimenta. O trabalho capta imagens e sons do microcosmo existente nos arredores do Campo de São Bento. Quem quiser conferir o trabalho tem até o dia 31 de agosto. A entrada é franca.

"Microcampoo" surgiu da semelhança que a galeria envidraçada e uma tevê têm com um aquário. Os objetos do espaço exterior são transportados para dentro da galeria confundindo ainda mais os limites entre o espaço externo e interno. Tudo isso acentua no parque o seu caráter de floresta doméstica, espaço ideal para o convívio com uma natureza crua sem intempéries.

No vídeo, com duração de 20 minutos, a pequena lagarta, a cigarra, os mosquitos na água, entre outros seres que habitam esse microcosmo, parecem se mover em perfeita sintonia com os sons do ambiente que os acolhe. O chão está coberto de folhas do parque e do teto caem os mesmos parasitas que se desenvolvem nas árvores.



Sobre Beatriz Pimenta

Graduada em Comunicação Visual (1984), mestre em Linguagens Visuais (2002) e doutoranda em Imagem e Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a década de 1980, Beatriz trabalhou na Oficina de Gravura do Ingá, sob a orientação de Anna Letycia. Freqüentou cursos de pintura no Museu de Arte Moderna do Rio e no Parque Lage. A partir de 2002, ela começou a trabalhar com vídeo quando foi premiada com a Bolsa Uniarte de apoio a produção em artes visuais patrocinada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Com pintura, fotografia e vídeo, participou de diversas exposições coletivas entre as quais se destacam “Projeto Rumos” – Itaú Cultural 2001/2003; Salão Pernambucano 2000; Salão no MAM Bahia, 1998 e 1999; e exposições individuais, no Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea (2007); no Centro Cultural de São Francisco, João Pessoa, PB, (2005); no Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro (2002); e no Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, (2000). Em 2006, participou do projeto de residência artística na Escócia, realizado pela Timespan, Museum and Gallery e patrocinado pelo Scottich Arts Council.


Serviço

Exposição "Microcampo" – CCPCM
Abertura: 06 de agosto
Horário: 19 horas
Visitação: de 07 a 31 de agosto
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói
Tel.:2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 07/08/2008

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...