A partir do dia 06 de agosto (quarta-feira), às 19 horas, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta a vídeo-instalação “Microcampo”, de Beatriz Pimenta. O trabalho capta imagens e sons do microcosmo existente nos arredores do Campo de São Bento. Quem quiser conferir o trabalho tem até o dia 31 de agosto. A entrada é franca.

"Microcampoo" surgiu da semelhança que a galeria envidraçada e uma tevê têm com um aquário. Os objetos do espaço exterior são transportados para dentro da galeria confundindo ainda mais os limites entre o espaço externo e interno. Tudo isso acentua no parque o seu caráter de floresta doméstica, espaço ideal para o convívio com uma natureza crua sem intempéries.

No vídeo, com duração de 20 minutos, a pequena lagarta, a cigarra, os mosquitos na água, entre outros seres que habitam esse microcosmo, parecem se mover em perfeita sintonia com os sons do ambiente que os acolhe. O chão está coberto de folhas do parque e do teto caem os mesmos parasitas que se desenvolvem nas árvores.



Sobre Beatriz Pimenta

Graduada em Comunicação Visual (1984), mestre em Linguagens Visuais (2002) e doutoranda em Imagem e Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a década de 1980, Beatriz trabalhou na Oficina de Gravura do Ingá, sob a orientação de Anna Letycia. Freqüentou cursos de pintura no Museu de Arte Moderna do Rio e no Parque Lage. A partir de 2002, ela começou a trabalhar com vídeo quando foi premiada com a Bolsa Uniarte de apoio a produção em artes visuais patrocinada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Com pintura, fotografia e vídeo, participou de diversas exposições coletivas entre as quais se destacam “Projeto Rumos” – Itaú Cultural 2001/2003; Salão Pernambucano 2000; Salão no MAM Bahia, 1998 e 1999; e exposições individuais, no Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea (2007); no Centro Cultural de São Francisco, João Pessoa, PB, (2005); no Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro (2002); e no Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, (2000). Em 2006, participou do projeto de residência artística na Escócia, realizado pela Timespan, Museum and Gallery e patrocinado pelo Scottich Arts Council.


Serviço

Exposição "Microcampo" – CCPCM
Abertura: 06 de agosto
Horário: 19 horas
Visitação: de 07 a 31 de agosto
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói
Tel.:2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 07/08/2008

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado