O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta no mês de outubro, na Sala Hilda Campofiorito, a exposição "Luz, cor, acasos', de Patrícia Freire. A mostra, que traz aquarelas criadas pela artista, busca aproximar o público das linhas de força da natureza e terá vernissage no dia 3 de outubro, às 19h e estará aberta à visitação até a sexta-feira, 25 de outubro.
A exposição é resultado da investigação poética da artista sobre a natureza e agrupa trabalhos decorrentes de seu período de residência artística, na Espanha, cujo propósito maior teve como foco uma aproximação com a paisagem mediterrânea de Blanca, assim como sua produção atual.
Uma característica das obras de Patrícia Freire é a presença única da memória como base para a construção da imagem. Não se tratam de pinturas com apoio na fotografia ou outro meio referencial. A imagem decorre de imersão num corpo de sensações sobre a natureza, que a artista busca tornar explicito nas telas.
Nessa recente investigação sobre a aquarela, a artista explora a técnica sobre o prisma do acaso. O meio aquarela é notório pela sua intolerância a múltiplas tentativas de acerto. A espontaneidade do gesto é fundamental a essa técnica que privilegia o acaso em detrimento da dúvida. É por esse viés que seu processo criativo se desenrola. Artista com extensa experiência em pintura a óleo de grandes formatos, Patrícia Freire investiga os limites do acaso, da luz e da cor através de seus registros como memória no papel.
Serviço
"Luz, cor, acasos', de Patrícia Freire
Abertura: 3 de outubro, quinta-feira, 19h.
Visitação: De 4 a 25 de outubro de 2013.
Horários:
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Encontro com a artista: 3 de outubro, quinta-feira, às 18h.
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n, Campo de São Bento, Icaraí