No dia 03 de setembro (quarta-feira), os artistas Lula Espírito Santo e Marco Valença inauguram a exposição "Fotografia - Música e Poesia", às 19 horas, na galeria Hilda Campofiorito do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Juntando a receita de amizade e arte, os parceiros Lula e Marco apresentam um repertório de obras livremente selecionado por cada um, com opiniões e aconselhamentos. No dia da abertura da exposição terá ainda show do grupo QU4TRO, apresentando o melhor da música instrumental, com samba e chorinho. O conjunto é formando por Kleber Teles (bandolim), Leri Machado (contra-baixo), Paulo Menezes (percussão) e o artista da mostra, Lula Espírito Santo (violão). A mostra pode ser visitada até o dia 28 de setembro e a entrada é gratuita.

Lula Espírito Santo é cantor, compositor, contrabaixista, violonista, cavaquinista e fotógrafo. Foi um dos criadores do grupo "Vissungo", que estreou, no Teatro Guaíra, em Curitiba, em 1974, junto com feras como João Bosco, Ivan Lins, Suely Costa, Cláudio Jorge e Maurício Einhorn. Com o grupo, Lula gravou em discos de Wagner Tiso e Tetê Espínola. Também criou a trilha sonora do vídeo "Manoel Congo", de Demerval Neto, para a TVE, e fez shows na Áustria e na Holanda. Cantou com Clememtina de Jesus e Xangô da Mangueira, além de ter feito shows no Estado do Rio com Aniceto do Império Serrano.

Em 1984, Lula criou o grupo de samba de raiz "Eles que digam", em Niterói, mas sem deixar o trabalho com o grupo "Vissungo". Com o novo grupo, ele se apresentou com Nelson do Cavaquinho, Nelson Sargento, Wilson Moreira e gravou com Belô Veloso. E em 1992, com o grupo "Dito & Feito", gravou o disco "Choro Novo", pelo selo Niterói Discos. Tempos depois, Lula formou mais um grupo, desta vez o "Barraco total", nascido em 1997, e que cumpriu circuito musical em várias casas de espetáculo do Rio e de São Paulo, e com o qual gravou o CD "Em frente", também pela Niterói Discos. O álbum foi lançado no Teatro Municipal de Niterói e depois foi lançado em Portugal e Cabo Verde. Em 2001 e 2002, Lula tocou como violonista com Luiz Carlos da Vila, e em 2004, criou o grupo Qu4tro, no qual toca violão.

Marco Antonio Valença Franco é um niteroiense que mora em Salvador há 24 anos. Poeta, compositor-letrista, fotógrafo e produtor artístico, Marco reúne experiências na área de jornalismo, publicidade, televisão, discos, espetáculos, análise, criação e execução de projetos culturais. Publicou os livros "Faca de Ponta" (1976), "Coração da Pedra" (1979), "Rabo de Lagartixa" (1982), e o fotolivreto "Fotopoemas" (2008). Agora está preparando o vídeo-livro "Eu Te Empresto Um Verso Meu".


Serviço

Data: 03 de setembro de 2008
Horário: 19 horas
Visitação: de 04 a 28 de setembro
Local: Galeria Hilda Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói
Tel.: 2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 04/09/2008

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...