As ilhas oceânicas adjacentes às cidades do Rio e Niterói são objetos de ensaio do artista visual José Diniz utilizando diversos processos de captura e impressão de imagens tendo como eixo a fotografia. A exposição tem curadoria de Bia Amaral e Giodana Holanda.

Em Islandscapes, José Diniz apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que vem realizando sobre territórios, cidade e percursos cotidianos. Com o foco nas ilhas fluminenses, observa como esses territórios intocados, inatingíveis, em meio aos oceanos, o distanciam da paisagem urbana. Diniz explora esses espaços capturados com suas lentes ou pelos satélites interferindo gráficamente com diversos meios e recursos.

O espectador é levado a esse distanciamento do urbano pela contemplação das fotografias, gravuras e video que José Diniz nos apresenta, em sua geografia poética da qual nos fala: "Como constante observador, esses fragmentos de terra no horizonte me induzem a devaneios e à curiosidade pelo seu lado oculto. Distanciam-me do concreto e criam um desejo de experimentar a solidão e a separação do mundo real." Bia Amaral e Giodana Holanda – curadoras





Sobre Jose Diniz

José Diniz nasceu em Niterói e vive no Rio de Janeiro. Estudou fotografia na UCAM (Universidade Cândido Mendes), no Rio de Janeiro e também Marketing, Tecnologia Internet e Gestão do Conhecimento. Frequentou vários cursos como os do Atelier Image (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ) e Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), onde atualmente estuda Arte Contemporânea e Oficina de Impressão. Em janeiro de 2013, teve seu portfolio publicado pela British Journal of Photography como "Ones to Watch - A questão de talento". Em 2012 ganhou o prêmio de Marc Ferrez de Fotografia - FUNARTE (Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura), com o MARESIA.

Tags:






Publicado em 10/04/2013

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado