As ilhas oceânicas adjacentes às cidades do Rio e Niterói são objetos de ensaio do artista visual José Diniz utilizando diversos processos de captura e impressão de imagens tendo como eixo a fotografia. A exposição tem curadoria de Bia Amaral e Giodana Holanda.
Em Islandscapes, José Diniz apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que vem realizando sobre territórios, cidade e percursos cotidianos. Com o foco nas ilhas fluminenses, observa como esses territórios intocados, inatingíveis, em meio aos oceanos, o distanciam da paisagem urbana. Diniz explora esses espaços capturados com suas lentes ou pelos satélites interferindo gráficamente com diversos meios e recursos.
O espectador é levado a esse distanciamento do urbano pela contemplação das fotografias, gravuras e video que José Diniz nos apresenta, em sua geografia poética da qual nos fala: "Como constante observador, esses fragmentos de terra no horizonte me induzem a devaneios e à curiosidade pelo seu lado oculto. Distanciam-me do concreto e criam um desejo de experimentar a solidão e a separação do mundo real." Bia Amaral e Giodana Holanda – curadoras
Sobre Jose Diniz
José Diniz nasceu em Niterói e vive no Rio de Janeiro. Estudou fotografia na UCAM (Universidade Cândido Mendes), no Rio de Janeiro e também Marketing, Tecnologia Internet e Gestão do Conhecimento. Frequentou vários cursos como os do Atelier Image (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ) e Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), onde atualmente estuda Arte Contemporânea e Oficina de Impressão. Em janeiro de 2013, teve seu portfolio publicado pela British Journal of Photography como "Ones to Watch - A questão de talento". Em 2012 ganhou o prêmio de Marc Ferrez de Fotografia - FUNARTE (Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura), com o MARESIA.
Tags: