Fotografias de um biólogo

Na exposição de repente minha lente, Vitor Jorge, apresenta 13 imagens inéditas impressas em papel de algodão e cana de açúcar com dimensões de 45×55 a 50×60, mostrando a caminhada do ponto de vista de um biólogo em transição para um novo mundo, o da fotografia. O evento acontecerá no período de 07 de novembro a 02 de dezembro, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

Formado em Ciências Biológicas, Vitor se dedicou à botânica e na busca por encontrar-se, mas descobriu na fotografia um novo caminho para seguir.



Nessa nova fase estudou fotografia no Ateliê da Imagem, com Paulo Batelli e Fabian Albertini (Moda), recebeu menção honrosa no concurso da Associação dos Amigos do Jardim Botânico, e teve foto de sua autoria publicada para a sessão Revele-se, na Revista Fotografe Melhor. Atualmente investe no refinamento de técnicas para fotografar moda e evento, sem se afastar dos retratos, uma fonte inesgotável de faces e fases.

A exposição surge como imperativo de desvendar o seu olhar, nos pormenores, nas paisagens e até nas brincadeiras com a longa exposição, onde o artista é objeto da imagem. Nas imagens ficam expressas as idas e vindas do autor aliadas as novas descobertas e o começo da viagem pelo seu olhar, através das lentes da câmera.

Os três momentos são ressaltados e mostram em primeiro lugar o biólogo, confuso em andanças, observando a natureza e desvendando a fotografia em cores, apresentando as dúvidas e multifaces, sempre em busca de algo novo. No segundo momento, o urbano começa a ser inserido e se mistura com a natureza, que é sempre tão presente no olhar do artista.

E por fim, Vitor Jorge finaliza a exposição com o colorido não mais natureza, mas de pessoas e a intervenção do homem se apresenta como novo tema de sua caminhada através de objetos e coisas como tecidos, cordas, máscaras e canoas.

Vitor Jorge

F?ormado em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro, se dedicou à botânica e na busca por encontrar-se, descobriu na fotografia um novo caminho para seguir. Em 2011 iniciou seus estudos em fotografia no Ateliê da Imagem - Rio de Janeiro, com o fotógrafo Paulo Batelli, em 2012, especializou-se em moda com Fabian Albertini. No mesmo ano, iniciou os trabalhos como assistente de fotografia na instituição no curso de moda. ?

Ainda em 2011 participou de alguns coletivos de fotografia, onde expôs o seu trabalho pela primeira vez. Recebeu menção honrosa no concurso da Associação dos Amigos do Jardim Botânico, teve foto publicada na revista Fotografe Melhor, na sessão Revele-se. ?

Em 2012, como fotógrafo do músico Brunno Monteiro, teve uma foto capa no Caderno D, do Jornal O Dia e também foto no Jornal O Fluminense. Em outubro sua primeira exposição individual, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Niterói, com o tema De Repente Minha Lente, com 13 imagens inéditas, a exposição surge como imperativo de desvendar o seu olhar, nos pormenores, nas paisagens e até nas brincadeiras com longa exposição, onde o artista é objeto da imagem. No mesmo ano, junto com a fotógrafa e amiga Lúcia Campêlo, fundaram a empresa Luz Karioca, especializada em moda e retrato família. ?

Começa o ano de 2013 com duas exposições confirmadas, a primeira no 1° Salão de Artes Visuais CCFA com duas Imagens e exposição individual no Instituto Cultural Germanico, com o trabalho Anti-Biótico, composto por 20 imagens, onde o artista mistura e explora um mundo irreal dentro da sua experiência com botânica e cria cenário onde há a contrafação do natural e as cores que despertam sentimentos.

Serviço:

Exposição "De Repente Minha Lente"
Abertura: 07 de novembro, quarta-feira, 19h.
Período de visitação: 08 de novembro a 02 de dezembro
Encontro com o artista: 02 de dezembro, domingo, às 10h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Sala Hilda Campofiorito
End: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, 2610-5748
Gratuito

Tags:






Publicado em 10/10/2013

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado