Tem sido sem dúvida alguma sentida a ausência do insigne trágico Brasileiro na cena Nictheroyense, porém, se por um lado, nós temos sentido essa ausência, por outro devemos admirar os esforços que ele tem empregado para o progresso das obras do Theatro, que se chamará 'de Santa Thereza'.

E com efeito grande tem sido nossa admiração em vermos os trabalhos rápidos que ali tem havido: o que tudo nos faz crer que ainda este ano teremos de ver no palco cênico do Theatro Nictheroyense o discípulo de Talma.

"Interpretando os movimentos d'alma,
Exprimindo as paixões de humana espécie.
Dando vida as ficções da poesia!"


O Sr. João Caetano dos Santos não se tem poupado a fadigas, nem trabalhos, contanto que as obras do Theatro progridam, contanto que ele ainda este ano possa entrar de novo na cena.

Nós, com prazer, vemos aproximar-se esse tempo em que de certo o Sr. João Caetano tem de principiar a sua carreira dramática em Nictheroy, pois que em um Theatro, qual o que havia, impossível lhe era dirigir trabalhos para o aperfeiçoamento da arte dramática, pôr em cena peças aparatosas, etc.

Se nós nos regozijamos de ver o Artista Brasileiro no Theatro de Nictheroy, nosso coração se oprime quando lançando nossas vistas para o grande Theatro de S. Pedro, ali vemos o estrangeiro tirando o direito que compete ao Brasileiro!

Porém a isto alguém dirá - e o gênio do Sr. João Caetano? - e nós perguntaremos - quereis por ventura que o filho da terra, o gênio da pátria, o rei da cena, humilhe-se ao estrangeiro para mendigar pão?!

Não! O Sr. João Caetano nunca chegará a esse ponto, para lá chegar a estrada é árdua e espinhosa; e em cada Brasileiro encontra ele firme coluna para o sustentar.

Editorial, Correio Oficial da Província do Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1842

Pesquisa e edição: Alexandre Porto


Tags:






Publicado em 24/08/2021

Sarau e Autógrafos animam a noite na Sala Carlos Couto Quinta-feira, 16 de maio
Municipal apresenta o infantil 'A Bruxinha que era Boa' Sábado e domingo, 18 e 19 de maio
EXquece, a peça!, em cartaz no Municipal Sexta a Domingo, 17 a 19 de maio
Orquestra da Grota no Municipal com Michael Rein Terça-feira, 21 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho