O Salão Nobre foi a área que sofreu maior intervenção a nível de restauro artístico, pois sua decoração mural estava totalmente ocultada por várias camadas de tinta. A pintura original foi resgatada utilizando-se métodos químicos e mecânicos. Três telas de autoria de Thomas Driendl compõem o forro deste salão, que tem as paredes dotadas de grandes espelhos e decoradas com pinturas murais.

Os espetáculos apresentados no Salão Nobre, são as terças-feiras com o objetivo de formação de platéia. As apresentações são intimistas, focando a nossa música clássica e erudita. O Salão Nobre tem entrada gratuita para o publico, com capacidade de 80 lugares e distribuição de senhas meia hora antes de cada espetáculo.

Em 2015, a Fundação de Arte de Niterói e o Theatro Municipal João Caetano homenagearam a balarina e professa Eunice Linton, dando seu nome ao Salão.

Restauração

A maior intervenção a nível de restauro artístico foi realizada no Salão Nobre, que apresentava sua decoração mural totalmente recoberta por várias camadas de pintura. Foi possível, utilizando-se métodos químicos e mecânicos, resgatar a pintura original. As lacunas foram reintegradas utilizando-se o método "tratteggio", marcando assim a ação restaurativa.

O forro deste Salão é composto por três grandes telas de autoria de Thomaz Driendl, que encontrava-se em avançado estado de deterioração e apresentando perdas significativas. Estas telas também foram submetidas à restauração integral.

A grande parede que divide o Salão Nobre da Sala de Espetáculos apresentava perda total, de sua pintura decorativa. A pintura dessa parede será recomposta repetindo-se a mesma modelatura dos quadros cromáticos e será dotada de grandes espelhos que deverão refletir os motivos das pinturas murais restauradas, resgatando-se, assim, a antiga unidade visual existente.







Publicado em 31/12/2019

Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Juliana Martins e Sergio Marone apresentam 'Eu Te Amo' no Municipal Sábado e domingo, 01 e 02 de junho
Municipal de Niterói homenageia compositor italiano Giacomo Puccini Quarta-feira, 05 de junho
Heloisa Périssé traz 'A Iluminada' para o Municipal de Niterói Sexta a domingo, 07 a 09 de junho
Shakespeare e Tchaikovsky inspiram balé no Municipal de Niterói Quarta-feira, 12 de junho
Ordinarius comemora 15 anos de estrada no Municipal Sexta-feira, 14 junho
Municipal apresenta música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga Sábado, 15 junho