Celebrando os 27 anos de funcionamento, o cartão-postal da cidade irá comemorar a data com artes plásticas, apresentações e aula de dança, além do popular Baile Charme.
Celebrando os 27 anos de funcionamento, o cartão-postal da cidade irá comemorar a data com artes plásticas, apresentações e aula de dança, além do popular Baile Charme.
A obra de Leandra Espírito Santo investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra "Disponível" por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos.
A obra de Leandra Espírito Santo investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra "Disponível" por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
A exposição problematiza a questão da escolha do suporte da obra na arte contemporânea, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelo "campo escultórico".
A exposição problematiza a questão da escolha do suporte da obra na arte contemporânea, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelo "campo escultórico".
Tanto a exposição como os cartões postais da série Niterói Patrimônio Cultural nasceram do livro homônimo, lançado em março deste ano pela Fundação de Arte de Niterói.
Tanto a exposição como os cartões postais da série Niterói Patrimônio Cultural nasceram do livro homônimo, lançado em março deste ano pela Fundação de Arte de Niterói.
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Comemorando um ano de existência, o Mac Niterói convida para a exposição 'Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história', que tem Curadoria Educativa de Luiz Guilherme Vergara.
Comemorando um ano de existência, o Mac Niterói convida para a exposição 'Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história', que tem Curadoria Educativa de Luiz Guilherme Vergara.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
Arquiteta diplomada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Rio de Janeiro, em 1961, ao participar ativamente no processo de reformulação urbanística de Niterói, Janete Costa é lembrada como uma arquiteta da cidade.
Arquiteta diplomada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Rio de Janeiro, em 1961, ao participar ativamente no processo de reformulação urbanística de Niterói, Janete Costa é lembrada como uma arquiteta da cidade.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de dezembro de 2004 a 6 de março de 2005, a exposição "Poéticas do Infinito". Com curadoria de Guilherme Vergara, a exposição busca aproximar as múltiplas entradas da produção artística do século XX com o infinito: do salto do plano para o espaço pelas poéticas construtivistas ao jogo do acaso na construção de redes e dobraduras; da geometria de Mondrian presente nas ordens concretas da arte brasileira às Malhas da liberdade de Cildo Meireles e à rede de elásticos de Lygia Clark.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de dezembro de 2004 a 6 de março de 2005, a exposição "Poéticas do Infinito". Com curadoria de Guilherme Vergara, a exposição busca aproximar as múltiplas entradas da produção artística do século XX com o infinito: do salto do plano para o espaço pelas poéticas construtivistas ao jogo do acaso na construção de redes e dobraduras; da geometria de Mondrian presente nas ordens concretas da arte brasileira às Malhas da liberdade de Cildo Meireles e à rede de elásticos de Lygia Clark.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, de 8 de dezembro de 2007 a 9 de março de 2008, a mostra "Oscar Niemeyer, Arquiteto, Brasileiro e Cidadão", organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, de 8 de dezembro de 2007 a 9 de março de 2008, a mostra "Oscar Niemeyer, Arquiteto, Brasileiro e Cidadão", organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.