A obra de Leandra Espírito Santo investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra Disponível por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos

A arte é ambígua e questionadora. Carregada com essa essência, a instalação "Disponível", de Leandra Espírito Santo aterriza no pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói cheia de subjetividade. A obra será inaugurada no sábado, 02 de setembro, com vernissagem às 15h, em comemoração ao aniversário de 27 anos do MAC.

Inspirada nos letreiros presentes em diversos pontos turísticos e em grandes empreendimentos imobiliários, Leandra instala uma escultura de 10 metros de largura com a palavra "Disponível" diante do icônico edifício de Oscar Niemeyer. O projeto conta com texto crítico do curadorjj Icaro Ferraz Vidal Jr.

A obra investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra "Disponível" por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos. Por um lado, a instalação evoca toda uma problemática relacionada às questões urbanas e à especulação imobiliária. Além disso, a instalação também literaliza a disponibilidade da instituição que acolhe o trabalho em relação à artista e ao seu público.

O MAC-Niterói é a segunda instituição a expor esta obra de Leandra Espírito Santo – que, inicialmente, foi premiada no âmbito do PROAC LAB SP. A primeira instituição a acolher o projeto foi a Unidade de Cultura do município de Jundiaí - SP. Em setembro de 2021, o Complexo Fepasa, em Jundiaí (SP), apresentou a enigmática escultura em sua área externa, desencadeando, ainda sob a atmosfera pandêmica, uma série de especulações sobre o sentido do trabalho que, para além de sua presença material no local, circulou através de cartões postais e postagens nas redes sociais.






Leandra Espírito Santo

Nascida em Volta Redonda-RJ, Leandra vive e trabalha em São Paulo. A artista visual desenvolve trabalhos híbridos a partir de meios como performance, vídeo, fotografia e linguagens tridimensionais. Em sua produção, vem refletindo sobre a relação entre corpo e tecnologias, assim como sobre o universo das relações em redes sociais.

É doutora e mestra em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/ USP, SP), e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói, RJ). Em 2023, produziu obra inédita para o espetáculo imersivo "Autorretrato", dirigido por Felipe Hirsch, e integrou pelo segundo ano a comissão de seleção e curadoria do Parque de Esculturas da Secult Espírito Santo.

Iniciou sua carreira em 2010, tendo sido finalista no Prêmio EDP nas Artes - Instituto Tomie Ohtake, e, desde então, vem participando de exposições e prêmios no Brasil, e em países como , França, Inglaterra, México e Portugal. Em 2021, realizou a intervenção urbana "Disponível" - projeto contemplado pelo Prêmio Histórico em Artes Visuais do PROAC LAB SP. Em 2022, participou da Bienal do Mercosul com a obra multimídia "Re-member" - comissionada a partir da primeira chamada aberta da mostra.


Mac Niterói - 27 Anos de História

Inaugurado em 1996, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos símbolos da cidade. A forma futurista do museu, criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um marco da arquitetura moderna. Abrigo da coleção João Sattamini, uma das mais importantes coletâneas de arte contemporânea do país, o MAC é um ativo incentivador de artistas locais, da cena cultural da cidade e palco que conecta Niterói com as artes visuais de todo o mundo.

Para além das exposições coletivas com obras da Coleção Sattamini e a do próprio museu, nesses 27 anos o MAC trouxe ao público niteroiense artistas de reputação nacional e internacional, como Jorge Guinle, Joaquim Tenreiro, Flavio Shiró, Abraham Palatinik, Antônio Dias, Hermelindo Fiaminghi, Daniel Senise, Miró, Luiz Áquila, Luciano Bonuccelli, Aluísio Carvão, Ione Saldanha, Rubens Gerchman, Raymundo Colares, Iole de Freitas, Lygia Clark, Frans Krajcberg, Andrei Loginov, Cybèle Varela, Ivan Serpa, Antoni Gaudí, Anton Steenbock, Leonardo Tepedino, Engel Leonardo, Abdias Nascimento, Antonio Parreiras, Toz Viana e Athos Bulcão.

Confira o histórico de exposições do MAC


Serviço

Instalação "Disponível" de Leandra Espírito Santo
Letreiro com a palavra “disponível” pintado de branco, no tamanho total: 10 metros (larg) X 168 cm (alt) x 40 cm (prof)
Vernissagem: 02 de setembro de 2023, às 15h
Visitação: de 02 de setembro a 26 de novembro de 2023
Horário: 9h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: livre

Local: Pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Niterói


Tags:






Publicado em 29/08/2023

Mac Niterói recebe mostra individual de Cesar Coelho De 07 de dezembro a 23 de Fevereiro
Exposição no MAC celebra o campeonato da Viradouro De 18 de dezembro a 9 de março de 2025
MAC Niterói apresenta "Entre esculturas e Objetos, capítulo II" A partir de 24 de agosto