Ocupando o salão central, a varanda e mezanino, a exposição reúne cerca de 80 trabalhos de 30 artistas, obras inéditas, que estarão sendo exibidas pela primeira vez no museu.
Ocupando o salão central, a varanda e mezanino, a exposição reúne cerca de 80 trabalhos de 30 artistas, obras inéditas, que estarão sendo exibidas pela primeira vez no museu.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
A exposição problematiza a questão da escolha do suporte da obra na arte contemporânea, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelo "campo escultórico".
A exposição problematiza a questão da escolha do suporte da obra na arte contemporânea, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelo "campo escultórico".
A arquitetura do MAC, mais uma vez, propiciou um espaço integrado entre curadoria – as obras expostas no salão principal – e educação. O público ganhou na varanda um espaço interativo e comunicativo.
A arquitetura do MAC, mais uma vez, propiciou um espaço integrado entre curadoria – as obras expostas no salão principal – e educação. O público ganhou na varanda um espaço interativo e comunicativo.
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara e Marcia Müller, o MAC recebeu a exposição "Dos materiais às diferenças internas: o metal, a madeira, o tecido e a pedra".
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini.
Três exposições que serão inauguradas no próximo sábado, dia 3, marcam a celebração dos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), comemorados neste mês de setembro. Uma delas é a videoinstalação "Ten Thousand Waves", do multiartista inglês Isaac Julien, que conversará com os visitantes do museu no dia da abertura da exposição, a partir das 15h.
Três exposições que serão inauguradas no próximo sábado, dia 3, marcam a celebração dos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), comemorados neste mês de setembro. Uma delas é a videoinstalação "Ten Thousand Waves", do multiartista inglês Isaac Julien, que conversará com os visitantes do museu no dia da abertura da exposição, a partir das 15h.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, a partir de 16 de junho de 2016, a exposição "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas". Essa mostra reúne diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 50 e conta com obras da Coleção João Sattamini/MAC Niterói.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, a partir de 16 de junho de 2016, a exposição "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas". Essa mostra reúne diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 50 e conta com obras da Coleção João Sattamini/MAC Niterói.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
Com a curadoria de Victor Arruda, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói presta homenagem aos 25 anos de carreira de Jorge Duarte, marcados pela exploração inquieta e simultânea
de inúmeros caminhos poéticos
Com a curadoria de Victor Arruda, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói presta homenagem aos 25 anos de carreira de Jorge Duarte, marcados pela exploração inquieta e simultânea
de inúmeros caminhos poéticos
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
O MAC Niterói recebe de 7 de junho a 6 de julho de 2014 a exposição "Fique à vontade". O curador Ricardo Pimenta, convidou artistas a apresentarem suas obras no museu. Além disso, Ricardo convidou os visitantes para participar deste projeto inusitado e único.
O MAC Niterói recebe de 7 de junho a 6 de julho de 2014 a exposição "Fique à vontade". O curador Ricardo Pimenta, convidou artistas a apresentarem suas obras no museu. Além disso, Ricardo convidou os visitantes para participar deste projeto inusitado e único.
Amanhã, os moradores poderão conhecer por dentro o que só viam de longe. O MAC já exibe uma pequena parte - 120 telas, gravuras e esculturas de um total de mil peças da coleção de João Sattamini.
Amanhã, os moradores poderão conhecer por dentro o que só viam de longe. O MAC já exibe uma pequena parte - 120 telas, gravuras e esculturas de um total de mil peças da coleção de João Sattamini.