MEMÓRIA - 14 de junho de 1986

A Mesbla S/A doou à comunidade de Niterói o prédio número 27 da Rua 15 de Novembro, no Centro, ao lado do Teatro Municipal João Caetano. Durante a cerimônia de doação, realizada de manhã no Salão Nobre do Theatro Municipal João Caetano, o Prefeito Waldenir de Bragança, em nome da população, afirmou que a doação "antecipou a lei de incentivo à cultura do Presidente Sarney".

O prédio servirá como local de regência da política cultural do Município. Construída em harmonia com a arquitetura do teatro, o mais antigo do Brasil, de 1827 (1), a casa já foi duas vezes a leilão judicial e serviu até como quartel. Agora abrigará iniciativas culturais e artísticas em Niterói.

Na mesa de autoridades, além do Prefeito, estavam o Deputado Federal Saramago Pinheiro; o Presidente da Câmara Municipal, Antônio Morgado; o Jornalista Alberto Torres, Diretor-Presidente do Grupo Fluminense de Comunicação; André de Botton, Diretor-Geral do Grupo Mesbla S/A; o Presidente do Conselho de Educação de Niterói, Amaury Muniz; e o empresário Célio Pinto de Almeida.

O primeiro orador, André de Botton, destacou o fato de "uma empresa existir não só para ganhar dinheiro, mas também para colocar seus lucros a serviço da comunidade". Há 50 anos atuando em Niterói, o Grupo Mesbla, na visão de seu Diretor Geral, "mais uma vez assumiu suas responsabilidades perante a sociedade".

Em seguida, falou Carlos Couto, Diretor do Teatro Municipal João Caetano, que louvou a iniciativa do grupo empresarial: "O apoio da Mesbla, já antigo, se substanciou em uma coisa muito maior para Niterói, que tem tradição de grande escola de teatro".

O Professor João Luix Vieire, Diretor do Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal Fluminense, disse, logo após, que a doação da casa a ser utilizada como espaço cultural "põe Niterói em sintonia com as cidades culturalmente mais desenvolvidas do País". "São espaços como esse que orgulham os que trabalham e lutam pelo desenvolvimento da cultura na cidade", afirmou.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Horácio Pacheco, agradeceu "aos amigos da Mesbla" e garantiu que o prédio desafogará o teatro e possibilitará "a defesa do bem cultural".

Por fim, o Presidente da Câmara, Antônio Morgado, ressaltou ter sido o gesto da Mesbla "magnânimo". "A cultura é a mola mestra do povo e a empresa entendeu isso. Sem cultura o que seria do povo?", perguntou.

Também compareceram à solenidade os vereadores Carlos Eraldo, Wolney Trindade, Paulo Henrique, Maurilio Gomes, Milton Braga, Alcione Jaegger, Donald Guimarães e Pedro Siqueira e secretários municipais. Da Mesbla também estiveram presentes Jorge de Botton, Diretor de planejamento e Controladoria e Fernando Marinho Gerente de Propaganda; o médico Calixto Nami Khalil, representando o Reitor José Raymundo Martins Romêo, da UFF; os historiadores Gilberto Emilio Chaudon, Thalita de Oliveira Casadei e Luiz Antônio Pimentel; o artista plástico Quirino Campofiorito; o maestro José Bernardo de Souza; a senhora Lúcia Falkenberg, proprietária do Solar do Jambeiro; Professora Myrthes Wentzel, diretora do Centro Educacional de Niterói; Mário Caldas, Presidente do Lions Clube de Niterói, entre outras personalidades.

Publicado em O Fluminense

(1) Na verdade, o Theatro Municipal de Niterói não é o mais antigo do Brasil. Seria o quarto, mas o prédio identificado em 1927 como o início de sua história, foi demolido e reconstruído na década de 1880.


Tags:






Publicado em 21/05/2021

Magno Mesquita apresenta 'Metaismorfose' na Sala Carlos Couto Leia mais ..
Livro de Pedro Henrique Matos será lançado na Sala Carlos Couto Leia mais ...