No dia 27 de março, terça-feira, serão interprestadas as “Cartas Portuguesas”, um clássico romântico escrito pela freira Mariana Alcoforado. O espetáculo é a edição de março do Ciclo de Leituras Dramatizadas, que está na sua décima edição, apresentando textos relevantes da dramaturgia mundial, lidos e encenados por artistas da cidade.
O cantor e compositor Moacyr Luz, um dos maiores talentos do samba, comemora seu aniversário de 60 anos no palco do Teatro Municipal. Moacyr irá receber convidados ilustres que marcaram sua carreira e fizeram de suas músicas sucessos grandiosos, como Leny Andrade, Zélia Duncan, Raimundo Fagner, Teresa Cristina. O show começa às 19h do dia 4, quarta-feira.
A banda Bloody Mary se apresenta no Teatro Municipal nesta quinta-feira, dia 24, às 19h. Com um repertório que mistura Elvis Presley, Katy Perry, Ray Charles, Bruno Mars, Beatles, Lulu Santos, e até Lady Gaga, a banda de Niterói possui um relacionamento com o passado que não inclui tristeza ou nostalgia, mas sim muita energia, vibração e diversão.
A União da Mocidade Espírita de Niterói promove um recital de clarinete e piano em benefício de suas obras sociais. O programa do recital inclui clássicos como a Sonata ao Luar, de Beethoven, e uma Sonata de Brahms para piano e clarinete. Rachmaninoff, Kovacks, Guastavino e Villane Côrtes também integram o programa do recital.
Homenageada com o título de Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói, a Orquestra da Grota se apresenta no sábado, primeiro de junho, no Teatro Municipal João Caetano, em comemoração ao título recebido. Provando mais uma vez seu talento, a Orquestra preparou um programa variado, que combina clássicos populares e hits internacionais.
Acompanhando a programação do Make Music, festival que promove um dia inteiro de música por diversas localidades da cidade, o Teatro Municipal não abre suas portas, mas sim abre espaço na sua calçada para o Calçada Municipal: uma série de apresentações de música clássica e erudita na porta do Teatro.
Em sua vigésima primeira montagem, o projeto Ópera na UFRJ chega ao Teatro Municipal de Niterói apresentando uma das maiores óperas da história, “A Flauta Mágica”, de Mozart. Com espetáculos executados por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto busca difundir a ópera no ambiente universitário.
O Teatro Municipal abre suas portas neste fim de semana para a curta temporada de "Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade". Nascido em 1830, Luis Gama foi um homem negro que atuou como advogado, lutando pelos direitos da população negra. Com apresentações na sexta, sábado e domingo, a peça tem classificação indicativa livre.
O Teatro Municipal recebe uma homenagem de gala a um dos maiores recordistas de vendas de discos de todos os tempos. Francis Albert Sinatra, ou apenas Frank Sinatra, como ficou conhecido, terá suas principais canções reproduzidas por Marcos Hasselmann e Sampa Combo Band, no dia 19 de julho, às 19h. Neste ano completam-se 20 anos do falecimento do cantor, em 14 de maio de 1998.
A cantora Tereza traz para o palco do Teatro Municipal de Niterói uma retrospectiva de sua carreira, com o show "Nas Rua por Onde Andei". A visita ao passado é uma maneira de inaugurar um novo futuro, já que Tereza está em nova fase, com novo nome artístico. A apresentação no dia 16 de agosto, quinta-feira, é às 19h, e a entrada custa R$30
A cantora Adriana Calcanhotto se apresenta no Teatro Municipal em dois shows, na quarta e quinta-feira, dias 22 e 23. Com apresentações às 20h, Adriana traz a Niterói sua turnê "A Mulher do Pau Brasil", idealizado como um "concerto-tese", que encerra a residência artística da cantora na Universidade de Coimbra.
O Teatro Municipal abre suas portas para o projeto de Marcos Ariel que busca divulgar a música e ressaltar sua importância na formação do cidadão. "Circuito do Piano" foi a maneira que Marcos encontrou de espelhar a riqueza e a diversidade de estilos musicais, reproduzidos no piano, que são fundamentais para o enriquecimento cultural e intelectual do indivíduo, para o artista.
O grupo musical Stick Men chega a Niterói no dia 25 de agosto, sábado, para uma apresentação especial no Teatro Municipal. A data guarda dois shows da banda, às 18h e às 20h30, com repertório que inclui sucessos dos seis discos do grupo, além de clássicos da banda que deu origem ao Stick Men.
Na última terça-feira do mês de agosto, dia 28, a ATACEN realiza mais uma edição do seu décimo Ciclo de Leituras Dramatizadas. O texto escolhido é "A Lira dos Vinte Anos", de Paulo César Coutinho. O nome do roteiro é uma referência ao livro de poemas de Álvares de Azevedo, e conta a história de um grupo de jovens que se tornam adultos durante a ditadura militar no Brasil.
O Trio de Harpas Allegro enche o Teatro Municipal de boa música, ao belo som das harpas. Com arranjos originais do rio, o programa transita do clássico ao popular, unindo samba, choro, bossa nova e diversos outros ritmos, dando cor e ritmo brasileiro à harpa. O espetáculo conta também com a participação da soprano Magda Belloti.
O Teatro Municipal será palco da estreia do projeto InteraCidade, no dia 30 de agosto, às 19h. Integrando cidades do estado do Rio de Janeiro através da Cultura, o projeto ligar a Zona Oeste do Rio de Janeiro com Niterói, em uma apresentação da Orquestra Bela Oeste. Fundada em 2015, a Orquestra oferece aulas a jovens de vários bairros da zona oeste, todas ministradas por policiais músicos.
A Orquestra Johann Sebastian Rio homenageia um dos períodos mais criativos, efervescentes e grandiosos da música de concerto. Em um momento histórico em que o indivíduo e suas emoções eram enaltecidas, após a Revolução Francesa, o romantismo gerou grandes nomes como Edvard Grieg e Piotr Tchaikovsky, que figuram o programa do concert
"Pedro e o Lobo" ganha o palco do Teatro Municipal no primeiro fim de semana de setembro, dias 1º e 2 do mês. O espetáculo será apresentado pela companhia de teatro de bonecos Giramundo, de Belo Horizonte. As apresentações são uma ocasião especial, já que encerram a exposição "Mundo Giramundo", na Sala Carlos Couto, que conta a história da companhia.
As Orquestras do Programa Aprendiz se reúnem para uma apresentação única, mostrando o que o projeto tem de melhor. As orquestras escolares e as orquestras da Sala Aprendiz sobem ao palco com repertórios que incluem canções infantis bem como grandes clássicos nacionais e internacionais. Os talentos do Projeto Aprendiz são jovens e crianças que encontram na música um caminho e uma identificação.
O Teatro Municipal abre suas portas para uma apresentação cheia de memória e orgulho. Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira sobem ao palco para cantar canções que serviram à luta pela democracia e liberdade no Brasil em duas apresentações, nos dias 7 e 8 de setembro.
O projeto Clássicos do Samba traz ao Teatro Municipal de Niterói um dos maiores talentos da música e das letras brasileiras. Com 50 álbuns e 15 livros lançados, Martinho da Vila apresenta os clássicos de sua carreira acompanhado do violonista Gabriel de Aquino e de Alan Monteiro no cavaquinho. O repertório do show conta com sucessos como "Canta Canta Minha Gente",
O Teatro Municipal de Niterói recebe o grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento. Com dançarinos deficientes físicos em seu corpo de dança, o grupo busca integrar pessoas com limitações físicas na prática da dança, para promover essa integração em todas as esferas artísticas e da sociedade.
A Escola de Canto Lírico Romeo Savastando leva ao palco alguns de seus cantores para um show com trechos de óperas, operetas e zarzuelas. Romeo Savastano se encarrega do piano e da direção musical das sopranos Cristina Couto, Rosana Maragno, Priscila Campello e Mariana Campello, a mezzo-soprano Alice Fontanella e os tenores Thiago Moraes Passos e Marcio Reda.
O Teatro Municipal recebe o Coletivo Bichos de Teatro para uma temporada de dois fins de semana em outubro. A peça é baseada no clássico de Victor Hugo, "Os Miseráveis", e transporta seus principais personagens para o contemporâneo, lançando um olhar sobre a miséria humana na sociedade atual.
O Teatro Municipal de Niterói comemora a aproximação do Natal com uma apresentação que faz a calçada do Teatro de palco. Quatro corais e uma banda de Niterói se apresentam: o Coral do Canarinhos de Petrópolis, as Meninas dos Canarinhos, os Aprendizes de Canarinhos, os Anjos Pernaltas e a banda niteroiense Bloody Mary. Por fim, o Papai Noel chega mais cedo para encerrar o evento.