05/2011

Espetáculo "Marlene Dietrich – As Pernas do Século" no Municipal

A montagem, com texto especialmente escrito por Aimar Labaki, direção de William Pereira e Sylvia Bandeira no papel título, volta para curta temporada de duas semanas

ENCERRADA

07/2011

Jazz e Bossa Nova de Marvio Ciribelli e Thaís Motta no Municipal

No repertório, músicas de Tom Jobim, Chico Buarque, Marcos Valle, Fred Martins, Altay Velloso, Baden Powell, Vinicius de Moraes, além de composições próprias, como Romance, Som do Samba, Nazareth na Confraria, entre outras.

ENCERRADA

07/2011

Peça de Dias Gomes tem leitura no Teatro Municipal

Apresentada em dois atos, dirigida por Ricardo Sanfer e escrita em 1969 no contexto da ditadura militar brasileira, a peça expõe a posição de um intelectual na política.

ENCERRADA

03/2011

No Municipal, Jorginho do Império homenageia nomes do samba

No repertório músicas como: Heróis da Liberdade, Tiradentes, Na Beira do Mar, Folha Desabada, entre outras. Jorginho aproveita para comemorar 64 anos da Império Serrano.

ENCERRADA

03/2011

Um passeio pela magia sonora dos filmes

O Allegro Trio de Harpas, formado pelas harpistas Ana Miccolis, Carmen Sarmet e Isis Figueira Machado, apresenta um passeio pela magia sonora dos filmes.

ENCERRADA

04/2011

Tania Malheiros e Gilson Peranzzeta no Theatro Municipal

Entre os compositores, nomes consagrados como o próprio Peranzzetta, Paulo César Pinheiro, Wilson Moreira, Noca da Portela, Roberto Martins e debutantes em disco.

ENCERRADA

06/2011

Leo Gandelman recebe Victor Biglione no Theatro Municipal

O show/entrevista “Instrumental MPB AO VIVO” apresentado pelo saxofonista Leo Gandelman, no Teatro Municipal de Niterói, tem como convidado Victor Biglione.

ENCERRADA

06/2011

Guinga interpreta composições próprias no Ciclo Violonístico

O concerto faz parte da quinta edição do Ciclo Violonistico de Niterói, que leva ao Teatro Municipal, todas as quartas do mês, mestres consagrados do violão.

ENCERRADA

06/2011

Nicolas de Souza Barros no V Ciclo Violonistico

Na quinta edição do Ciclo Violonístico de Niteroi, sobem ao palco do Teatro Municipal nomes consagrados do violão brasileiro como Nicolas de Souza de Barros.

ENCERRADA

06/2011

Leci Brandão na Série Depoimentos

A proposta é aproximar músico e plateia, quebrando a barreira que separa ídolo e fãs e enriquecer ainda mais o cenário cultural da cidade.

ENCERRADA

06/2011

Soul Music de alto nível em Niterói: Alô, Vitória Régia!

A big banda, que marcou a história da MPB com seus metais vibrantes e um swing singular, traz ao público aquela mesma energia irreverente de outrora.

ENCERRADA

07/2011

Uma homenagem ao contrabaixo brasileiro no Municipal

Com seus contrabaixos de cinco e sete cordas, e algumas surpresas, como um violoncelo de cinco cordas, Falcon mostra os diferentes recursos oferecidos por estes instrumentos.

ENCERRADA

08/2011

As desventuras de uma bruxinha desafinada no Municipal

O espetáculo conta a história de uma bruxinha apaixonada por música, que sonha em ser cantora, todavia, é uma cantora muito desafinada.

08/2011

Duo Gisbranco: Piano, voz e criatividade

As pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco que formam o duo Gisbranco, lançarão o CD “Flor de Abril” com participação especial de Carlos Malta.

ENCERRADA

08/2011

Cia. Arte e Corpo leva "Olhar do Outro Lado" pro Municipal

A história de dois homens, um jovem e um idoso buscando seu espaço na sociedade. Na procura por aceitação esbarram com seus próprios medos, dúvidas e preconceitos.

ENCERRADA

08/2011

O balé "Choro e Valsas – Um tributo a Pixinguinha" é atração no Theatro Municipal

A coreografia constrói uma movimentação corpo/gestual de delicadas nuances, apresentando uma linguagem de forte teatralidade e inusitada interpretação das músicas de Pixinguinha.

ENCERRADA

08/2011

Cia De Ballet de Niterói estreia novo espetáculo

O balé ainda inédito na cidade de Niterói oferece uma obra de 50 minutos de pura magia e criatividade, que já começa pelo nome: "ognaT", uma escrita de tango ao contrário.

ENCERRADA

04/2011

Tania Malheiros lança primeiro CD em Niterói

Tania Malheiros lança o primeiro CD com participação especial e direção musical do maestro, pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta.

ENCERRADA

05/2011

O casal Chopin em destaque no Theatro Municipal

De Walter Daguerre, o texto é baseado nas trocas de correspondências do casal e na obra de Frederic Chopin, no período de 1838 a 1847, e conta a história do conturbado relacionamento.

ENCERRADA

06/2011

Carlos Barbosa Lima faz concerto no V Ciclo Violonistico de Niterói

Nascido em São Paulo, Carlos Barbosa Lima é reconhecido internacionalmente como um dos maiores violonistas do mundo, discípulo de Isaías Sávio e de Andrés Segóvia.

ENCERRADA

06/2011

Recital de Marianna Lima e Lya Pierre no Salão Nobre do Municipal

O Soprano da Cia Bachiana Brasileira e professora no Conservatório de Música de Niterói, Marianna Lima realizará um recital acompanhada da pianista Lya Pierre no Salão Nobre.

ENCERRADA

06/2011

Trio revive Beatles no Municipal

Esses três músicos formam uma unidade sonora que empolga e emociona o seu público, com músicas de Crosby, Stills & Nash, Willie Dixon, Beatles, Byrds, Eric Clapton.

ENCERRADA

07/2011

Rock pé na estrada no Municipal em Niterói

Os músicos cariocas da Banda "Espinha de Peixe", apresentarão um show em homenagem ao Dia Mundial do Rock, baseado no disco “Pé na Estrada”.

ENCERRADA

08/2011

Arranco de Varsóvia homenageia Martinho da Vila em seu primeiro DVD

O DVD traz 17 faixas que passeiam por diversas fases da carreira de Martinho da Vila, entre os anos de 1969 e 2008, como os sambas "Casa de bamba", "Na aba", "Quem é do mar não enjoa".

ENCERRADA

10/2011

Leitura teatral de contos de Machado de Assis

Serão apresentadas as adaptações cênicas dos contos “Ernesto de Tal” e “O Espelho”. O primeiro tem um registro cômico, descrevendo as agruras de um homem apaixonado e ciumento.

ENCERRADA

09/2011

Deuses do Olimpo – À nossa imagem e semelhança

br>
No palco, atores se transformam em cenários em movimento fazendo sonoplastias ao vivo e contando incríveis histórias que despertam a curiosidade de públicos de todas as idades.

ENCERRADA

08/2011

Masé Sant’anna homenagea as Compositoras Brasileiras

O projeto que homenageia as grandes compositoras brasileiras, que vão do século XX ao XXI, envolve um universo que vai de Chiquinha Gonzaga à Maria Gadú.

ENCERRADA

05/2011

Piano de Francisco Pellegrini no Salão Nobre do Municipal

Num programa que vai de choros, sambas e canções a noturnos, estudos, prelúdios e improvisos, Francisco põe lado a lado composições próprias e de grandes compositores brasileiros.

ENCERRADA

03/2011

Zélia Duncan faz show no Tetaro Municipal de Niterói

Cinco anos depois de lançar um dos álbuns mais elogiados de sua carreira, o bem produzido “Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band” e da série de shows que o mesmo originou, Zélia Duncan está na estrada.

ENCERRADA

07/2011

Gargalhadas e confusão no Teatro Municipal

A peça conta a história de uma esposa ciumenta, que viaja e pede a sua amiga Edna que vigie o seu marido Mauro. O que ninguém imaginava era que a empregada Rosinha, tinha arrumado um noivo Kaka, completamente desatento.

ENCERRADA

11/2011

Atrações do Paraguai e Chile no Encontro com América do Sul

A banda de rock Kalule faz show no Teatro Eduardo Kraichete/Espaço Cultural AMF Unimed, às 21h. Da cidade de Concepción, no Chile, o grupo mostra uma eletrizante mistura de sonoridades da África.

ENCERRADA

05/2011

Fagner é atração no Teatro Municipal de Niterói

Série Depoimentos é apresentada pela Gaboni Professional e idealizada pelo produtor e empresário Adriano Queiroz. Teve início em Fortaleza em Janeiro e agora chega a Niterói.

ENCERRADA

05/2011

O casamento da Dona Baratinha no Teatro Municipal de Niterói

Um belo dia, Baratinha está varrendo o quintal de sua casa na floresta e encontra uma caixinha que irá mudar a sua vida. Ao abri-la, percebe que está repleta de ouro.

ENCERRADA

08/2011

Ritah Mansur no Teatro Municipal de Niterói

Neste show dirigido por Cilênio Peres, a artista oferece ao público amostras da sua trajetória musical, suas músicas preferidas e maiores influências.

ENCERRADA

09/2011

Fátima Regina "No Tempo dos Festivais"

A cantora é daquelas que nunca abrem mão do que acreditam. Das experiências que vivenciou e de ter sempre a própria emoção como referência maior para a escolha do repertório que canta.

ENCERRADA

10/2011

Orquestra Sinfônica Nacional da UFF fará concerto no Teatro Municipal

O maestro Sammy Fuks, fundador da Orquestra Sinfônica Jovem de Zacatecas e maestro convidado da Orquestra e Coro do Estado de Aguascalientes (México), vem atuando como regente preparador da OSN da UFF.

ENCERRADA

09/2011

O piano francês de Phillipe Cassard no Municipal

O músico francês inovou ao apresentar, a partir de 1993, o ciclo integral da obra para piano de Debussy em uma jornada de quatro elogiados concertos. O premiado Cassard tem uma discografia de 25 títulos.

ENCERRADA

04/2011

A Princesa e a Ervilha no Teatro Municipal

Depois de quase um ano de sua estréia, o musical infantil “A Princesa e a Ervilha”, da obra de Hans Christian Andersen volta aos palcos do Teatro Municipal.

ENCERRADA

04/2011

Cia. Brasileira de Ballet no Municipal de Niterói

Com coreografia de Jules Perror e Jean Coralli, o poeta romântico Théophile Gautier é o autor do roteiro desse balé. Música de Adolphe Adam.

ENCERRADA

06/2011

Recital da soprano Fátima Mendonça no Salão Nobre do Municipal

Natural de Niterói, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos no Coral do Liceu Nilo Peçanha, onde teve aulas de Regência Coral, Flauta Doce e Percepção Musical com o Maestro Silas Sias.

ENCERRADA

06/2011

Robin Hood no Teatro Municipal João Caetano

Com uma montagem em estilo circense, um dos grandes heróis já vistos na literatura mundial chega ao Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo fica em cartaz até o dia 26 de junho.

ENCERRADA

05/2011

O infantil "A Princesa e a Ervilha" volta ao palco do Teatro Municipal

A obra de Hans Christian Andersen com texto de Simone Bibian e direção de Leandro da Matta conta a história de um Príncipe que sai em busca da Princesa ideal.

ENCERRADA

08/2011

Contos de Machado de Assis no Municipal

Esses contos são apresentados através de quatro espetáculos diferentes que integram um repertório composto pelo mesmo elenco, os mesmos recursos de encenação, e a mesma linguagem cênica.

ENCERRADA

03/2011

"Deus da Carnificina" em curta temporada no Municipal

Desde que foi encenada pela primeira vez em 2006, em Zurique, a comédia dramática “Deus da Carnificina”, coleciona elogios da crítica internacional e prêmios pelo mundo.

ENCERRADA

04/2011

O ator Tonico Pereira lança biografia em Niterói

Ator em quase uma centena de peças, filmes e programas de TV, Tonico Pereira dá seu depoimento a Eliana Bueno-Ribeiro. A autora também conversou com amigos, familiares e colegas.

ENCERRADA

04/2011

"O Matador de Santas" no Teatro Municipal de Niterói

O texto, inédito de Jô Bilac, protagonizado por Ângela Vieira e Tonico Pereira e dirigido por Guilherme Leme, gira em torno de Jorgina, uma mulher de meia idade, ácida como uma ave de rapina.

ENCERRADA

04/2011

Mart'nália faz show no Municipal de Niterói

Mart'nália samba desde que nasceu. Acompanhava seu pai, Martinho da Vila, nas rodas de Vila Isabel ainda muito pequena e foi assim que se apaixonou pela música.

ENCERRADA

05/2011

Leo Gandelman recebe Paulinho Trompete

O show/entrevista "Instrumental MPB AO VIVO" apresentado pelo saxofonista Leo Gandelman, tem como convidado Paulinho Trompete.

ENCERRADA

06/2011

Cine Macalé em cartaz no Teatro Municipal

Há quase 40 anos no cenário musical, Jards Macalé transita nas várias formas da Arte, no cinema, poesia, teatro, artes plásticas, televisão, shows e gravações, atuando tanto na música popular como na erudita.

ENCERRADA

06/2011

A Ópera do Don Quixote no Teatro Municipal

A proposição de um circuito externo foi o grande desafio para a Escola de Música da UFRJ, pois a logística não é coisa simples. No entanto, iniciativas como essa, reforçam o compromisso da Escola.

ENCERRADA

05/2011

Circo Roda: DNA somos todos muito iguais no Municipal

A nova montagem tem uma temática intrigante e cheia de vitalidade, que aborda grandes questões da humanidade, como os mistérios de nossa origem e nossos destinos.

ENCERRADA

07/2011

Banda Sinfônica do Colégio Salesiano se apresentará no Municipal

A banda tem como regente e ensaiador o maestro Alexandre Baluê, músico desta corporação a partir de 1971, e como maestro titular Affonso Gonçalves Reis que veio para a banda em 1948.

ENCERRADA

07/2011

Salão Nobre recebe Coro Lírico

Formado em abril de 2005 por alunos do curso livre e técnico da escola espaço das músicas, o grupo desenvolve um repertório que inclui coros de ópera e música sacra, já se apresentou em diversos espaços.

ENCERRADA

07/2011

Orquestra Sinfônica Nacional Comemora 50 Anos com Série de Seis Concertos

A OSN-UFF, consolidando sua posição de destaque na cultura nacional e se apropriando da música brasileira de concerto como fonte inesgotável de conhecimento e transformação, comemora 50 anos de fundação.

ENCERRADA

07/2011

Maurício Moço interpreta temas de filmes e canções da Broadway

O artista mostrará neste show repertório de músicas que ficaram conhecidas no cinema e em peças da Broadway e estará acompanhado de convidados no teclado, violoncelo, flauta transversa e bateria.

ENCERRADA

07/2011

Betina Graziani e Luciano Alves no Teatro Municipal de Niterói

No repertório, composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Baden Powell, João Bosco, Cole Porter e George Gershwin, entre outros. Bettina e Luciano atuaram juntos na banda Os Mutantes.

ENCERRADA

11/2011

Helio Delmiro encerra o V Ciclo Violonistico de Niterói

Finalizando a quinta edição do Ciclo Violonistico de Niterói, Helio Delmiro se apresenta fechando a homenagem feita a Turíbio Santos nessa quarta-feira 29 de junho de 2011, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.

ENCERRADA

06/2011

III Ciclo de Leitura Dramatizada apresenta obra de João Bethencourt

"Alfredo Virou a Mão" conta a história de um homem comum, proprietário de uma empresa que passa por dificuldades. Ele tem um contador que não o deixa em paz e um sócio que só sabe fazer cobranças.

ENCERRADA

07/2011

Instrumentos medievais de Maurício Ribeiro em exposição na Sala Carlos Couto

A paixão pela música medieval e o interesse pela História fez com que o artista iniciasse uma pesquisa sobre a escassez de instrumentos medievais no Brasil e começasse a construí-los.

ENCERRADA

07/2011

Festival de Esquetes de Niterói 2011

Atores, atrizes, produtores e diretores de todo o país se encontram para O Festival Niterói de Esquetes que acontece, pela quarta vez na cidade, no Teatro Municipal João Caetano.

ENCERRADA

09/2011

Partituras Autógrafas Brasileiras em mostra na Sala Carlos Couto

O público verá reproduções de documentos musicais escritos pelas mãos dos próprios autores, entre eles, Padre José Maurício Nunes Garcia, César Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli.

ENCERRADA

09/2011

Peter Pan e suas aventuras no palco do Municipal

Habitante da “Ilha da Terra do Nunca”, paraíso das diversões sem fim e reino mágico da aventura, possui em suas lagunas as mais belas sereias e habitam ainda fadas, ferozes peles vermelhas, piratas e os meninos perdidos.

ENCERRADA

09/2011

Padre Jô lança sexto CD no palco do Teatro Municipal

Jô distingue-se por seu estilo bastante livre em relação aos padrões convencionais de música cristã e a maneira original de apresentar a mensagem de Jesus às pessoas de nosso tempo.

ENCERRADA

10/2011

"Sem Saída" em cartaz no Municipal de Niterói

A montagem surgiu a partir de estudos da obra de Sartre e relata a história de três pessoas que, após as suas mortes, são levadas aleatoriamente para o "inferno".

Leia mais ...

08/2010

Andrés Perillo e Andrés Roig apresentam "De Nápoles a Cuba" no Teatro Municipal

Um espetáculo para apreciar a música do Mediterrâneo e do Caribe, uma agradável mistura das canções napolitanas mais conhecidas, intercaladas por danças afro-cubanas para piano de Ernesto Lecuona.

10/2010

Leo Gandelman recebe Hamilton de Holanda

O show/entrevista “Instrumental MPB AO VIVO” apresentado pelo saxofonista Leo Gandelman, tem como convidado o bandolinista Hamilton de Holanda.

ENCERRADA

07/2010

Moska no palco do Municipal

Seu novo projeto se chama Muito Pouco. São dois discos (Muito e Pouco) com nove canções cada um. Muito é um disco mais cheio, com bateria em todas as faixas.

ENCERRADA

04/2010

Lucélia Santos e Maurício Machado fazem espetáculo para desabrigados

Amor, humor, verdades e mentiras se misturam no jogo cênico de “As Traças da Paixão”, em cartaz no dias 23, 24 e 25 de abril de 2010, em benefício dos desabrigados de Niterói,

ENCERRADA

07/2010

Wanda Sá e Dôdo Ferreira Trio no Theatro Municipal de Niterói

A química dos artistas traz ao show um clima especial onde é dividido com a plateia bom humor, repertório, além das composições originais do contrabaixista.

ENCERRADA

07/2010

Millör Fernandes no Ciclo de Leitura Dramatizada

"Peça? Brincadeira? Um show? Uma tragédia grega? Uma coisa sem sexo nem nexo? Apenas piada? Escuta: você já tentou fazer uma piada?

ENCERRADA

08/2010

A alma negra de Adriana Ninsk no Municipal

A cantora e compositora Adriana Ninsk mistura estilos e ritmos como blues, jazz, country, rock, funk e MPB, num repertório abrangente, além de suas próprias composições.

ENCERRADA

08/2010

Lançamentos movimentam a Niterói Discos

Na ocasião, serão entregues 56 DVs aos músicos que participaram do Festival Niterói Discos 2009, haverá lançamento da rádio on-line e da Rede Social.

ENCERRADA

09/2010

Desatino: nova coreografia da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

A coreografia de Jorge Garcia faz uma abordagem sobre a sexualidade, o visual e o lúdico no relacionamento humano, incorporado a um universo imaginário e abstrato.

ENCERRADA

10/2010

"O Santo Inquérito” encerra o Ciclo de Leitura Dramatizada

O Santo Inquérito enfatiza com veemência o direito que o ser humano tem às idéias próprias e à liberdade de expressá-las e vivenciá-las.

ENCERRADA

11/2010

Soraya Ravenle e Alfredo Del-Penho cantam Paulo César Pinheiro

O show é uma pré-estreia do disco de Soraya, que será lançado em abril de 2011 e terá a participação especial de sua filha, Julia Bernat.

ENCERRADA

09/2010

Avenida Q no Palco do Theatro Municipal

O espetáculo trata da história de Princeton, um jovem recém formado, de olhos vivos e brilhantes, que tem pouco dinheiro e muitos sonhos a serem realizados.

ENCERRADA

09/2010

O infantil "Rapunzel" no Theatro Municipal

Com um cenário construído com materiais usados no cotidiano, Rapunzel traz personagens “comuns” para viverem o conto da menina de longas tranças e de seu príncipe.

ENCERRADA

09/2010

Claudia Telles lança CD no palco do Municipal

A cantora apresenta no repertório bossa nova, com canções de sua mãe, Sylvinha Telles, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Baden Powell e traz inéditas de Roberto Menescal e Johnny Alf.

ENCERRADA

09/2010

Orquestra Jovem de Niterói no Salão Nobre do Municipal

ENCERRADA

09/2010

Luis Carlinhos no Theatro Municipal

O cantor e compositor carioca, de 34 anos, lançou dois CD’s com a banda Dread Lion, há cinco anos, é destaque como músico/ator no espetáculo “Cócegas”.

ENCERRADA

10/2010

Recital Lírico de Ludmilla Bauerfeldt no Theatro Municipal Niterói

Acompanhada pela pianista Katia Balousier, Ludmilla mostra um repertório com peças camerísticas de estilos e períodos diversos, bem como óperas favoritas do público.

ENCERRADA

08/2010

Ariano Suassuna é homenageado no Theatro Municipal

Tendo como base a literatura de cordel e as novelas populares, "O Rico Avarento e outras histórias de Ariano Suassuna" foi criado a partir de dois entremezes curtas escritas para o teatro de bonecos.

ENCERRADA

10/2010

Teresa Cristina no Theatro Municipal

O DVD tem 26 canções inéditas. Este é o trabalho mais autoral de Teresa, em que predominam canções compostas por ela, além de três em parceria com Edu Krieger, Lula Queiroga e Arlindo Cruz.

ENCERRADA

03/2010

"Toda Nudez Será Castigada" no Theatro Municipal

O repertório da Armazém Companhia de Teatro é caracterizado pela dramaturgia própria, feita de parcerias do diretor Paulo de Moraes com o poeta Maurício de Arruda Mendonça.

ENCERRADA

03/2010

Cia Staccato & Paulo Caldas apresentam "Quinteto" Teatro Municipal

"Quinteto" integra em si partituras coreográficas quase separáveis como peças autônomas e nascidas de uma mesma base de pesquisa corporal.

ENCERRADA

05/2010

Ópera "Máscaras", de Guilherme Bernstein Seixas no Teatro Municipal

Baseada no texto de Menotti Del Picchia, "Máscaras" tem três personagens, Arlequim, Pierrot e Colombina, que ilustram o discurso do texto que fala sobre amor e desejo.

ENCERRADA

09/2010

Claudete Soares interpreta Roberto Carlos no Municipal

A cantora interpreta canções do ReI, seu amigo de longa data. No repertório músicas como: Pra sempre, Olha, Música suave, O show já terminou,

ENCERRADA

07/2010

Chico Batera comemora 50 anos de carreira no Municipal

Fazendo um apanhado de toda sua trajetória, Batera como músico profissional começou tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova.

ENCERRADA

08/2010

Orquestra de Cordas da Grota completa 15 anos no palco do Municipal

Sob a regência do Maestro convidado Russell Guyver, Tiago Cosmo e Haroutune Bedelian, em conjunto com a Orquestra da Grota, o Concerto é realizado em ré menor para dois violinos e cordas, de J.S.Bach.

ENCERRADA

09/2010

Quinteto homenageia Ruth Vianna no Salão Nobre do Teatro Municipal

Composto por professores do Conservatório de Niterói o quinteto formado por Fátima Mendonça, Marianna Lima, Ramir Almeida, Vinicius Canzi e Lya Pierre, apresentará o melhor da música vocal e instrumental.

ENCERRADA

09/2010

Pianista Ruth Vianna lança CD "Sentimentos" no palco do Municipal

O CD "Sentimentos" reúne parte de sua rica e extensa história dedicada a música. Seus ex-alunos Daniel Möller e Débora Tinoco da Silva farão participação especial no recital de lançamento.

ENCERRADA

07/2010

Theatro Municipal apresenta Festival Niterói de Esquetes 2010

Idealizado, em 2005, pelo produtor Fabio Fortes que resolveu inserir Niterói no roteiro de encontros teatrais do país, o projeto proporciona o encontro entre artistas e produtores de diferentes municípios.

ENCERRADA

08/2010

Coral Ex–Cêntrico canta a cappella no Salão Nobre do Municipal

Fundado em 1997 pelo professor e regente Ermano Soares de Sá, o grupo, formado por 16 cantores, todos ligados ao CEN, já se apresentou no Municipal, Teatro e Cinema da UFF, Teatro Pró-Música (MG).

ENCERRADA

05/2010

GNU- Grupo Novo da Unirio faz concerto no Salão Nobre do Teatro Municipal

Conjunto de câmara especializado no repertório moderno e contemporâneo, o GNU busca democratizar o acesso a esta produção musical tão criativa e rica em variedade de linguagens e percepções.

ENCERRADA

07/2010

Tributo a Villani-Côrtes no Municipal de Niterói

A pianista carioca Luciana Hamond homenageia o compositor brasileiro Villani-Côrtes - que completa 80 anos neste 2010 - , com um recital de piano solo com obras do compositor.

ENCERRADA

09/2010

Adriana Kellner lembra o Bicentenário de Chopin no Municipal

No repertório algumas das mais belas e significativas peças para piano solo do ilustre compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849), incluindo estudos e prelúdios, dentre outras.

ENCERRADA

10/2010

Escandaloso Desejo de Amar no Municipal

Os atores brincam em cena de contar e vivenciar tragicomédias rodeadas de paixão. O transbordamento do desejo leva os personagens a consequências extremas.

ENCERRADA

04/2010

Homenagem ao Dia Internacional da Dança no Teatro Municipal de Niterói

Produzido pela Fundação Fluminense de Ballet, a apresentação conta com a participação de 40 bailarinos, comandados pela coordenadora do evento, Helfany Peçanha.

ENCERRADA

05/2010

Oslo Camerata no Teatro Municipal

Nos últimos anos a Oslo Camerata tem se apresentado em inúmeros festivais e turnês pela Europa, Índia e Brasil. Seu repertório abrange desde o Barroco à Música Contemporânea.

ENCERRADA

10/2010

Exposição comemora os 50 anos do Coral do CEN

Com doze primeiros lugares em 15 concursos disputados, o Coral destacou-se nas suas principais viagens a São Paulo, Brasília, Córdoba (Argentina), Aberdeen (Escócia) e Londres.

ENCERRADA

05/2010

V Rio Harp Festival no Teatro Municipal de Niterói

Atr4eação do V Rio Harp Festival, a Orquestra de Cordas do Egito se apresenta tocando música egípcia e árabe no Teatro Municipal de Niterói.

ENCERRADA

05/2010

Show em benefício às vítimas das chuvas em Niterói

No Teatro Municipal, várias vozes sobem ao palco num show beneficente às vítimas das chuvas que atingiram grande parte dos moradores de Niterói.

ENCERRADA

05/2010

Quaterna Réquiem comemora 20 anos no Teatro Municipal de Niterói

O quinteto instrumental "Quaterna Réquiem" comemora 20 anos com um repertório de composições próprias e que têm como base a música erudita, mas com influência de estilos como jazz e rock.

ENCERRADA

04/2010

Terno Carioca no palco do Municipal

Terno Carioca, trio formado por Lena Verani, Pedro Aragão e Luiz Flavio Alcofra tem como objetivo a constituição de um grupo apto a interpretar a música brasileira em suas mais variadas formas.

ENCERRADA

04/2010

Altay Veloso canta "13 gerações" no Municipal de Niterói

"13 Gerações" é o nome do novo CD de Altay Veloso. As composições são ricas em harmonias que incorporam jazz e solos instrumentais à música popular brasileira.

ENCERRADA

04/2010

Concerto Beneficente com a Orquestra Jovem de Niterói

A Orquestra Jovem de Niterói se apresenta em prol dos estudantes Alexandre de Azevedo, Hugo Baptista, Lauro Lira e Matheus Batista convidados a participar do “Valdres Festival Master Classes”, na Noruega.

ENCERRADA

05/2010

Texto de Maria Jachinta no II Ciclo de Leitura Dramatizada

O texto da autora Maria Jacintha, registra algumas impressões críticas e reflexões sobre o breve período em que a autora passou no cárcere quando foi acusada por sua militância cultural.

ENCERRADA

05/2010

Cia de Ballet apresenta "Tempos Líquidos" no palco do Municipal

Com Direção Cênica e Coreografia de Ana Vitória, o espetáculo retrata o homem contemporâneo, fragmentado em sua vontade de liberdade. Um embate com a insegurança, a solidão, a desesperança, e a construção da sua identidade.

ENCERRADA

07/2010

Luiza Possi lança CD no palco do Theatro Municipal

No repertório, novas composições como “Vou Adiante”, “Tudo Certo”, “Queixo Caído” além de “Eu Espero”, primeiro single que estourou nas rádios do Brasil antes mesmo do lançamento do CD.

ENCERRADA

06/2010

Peça de Plínio Marcos no Ciclo de Leitura Dramatizada

Plínio Marcos, o mais premiado e mais proibido autor de teatro brasileiro é utor de obras com uma linguagem dura, crua e cruel, enfrentou nos anos 70 uma perseguição implacável da censura.

ENCERRADA

08/2010

Orquestra Barroca da UNIRIO no Salão Nobre do Teatro Municipal

O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Telemann, Vivaldi e Haendel, assim como de personagens mais obscuros do século das luzes.

ENCERRADA

07/2010

Ruth Serrão mostra o Piano de Guerra-Peixe no Municipal

Dentre as obras que compõem o programa, estão os Prelúdios Tropicais, No Estilo Popular Urbano e Rapsódica, última peça escrita pelo compositor.

ENCERRADA

08/2010

Texto de Leilah Assumpção no II Ciclo de Leitura Dramatizada

Montado pela primeira vez em 1969, contou com Marília Pêra e Paulo Villaça nos papéis de Mariazinha, a solteirona recalcada, e do jovem bandido, que surge como um anjo exterminador.

ENCERRADA

08/2010

Dez Cordas de Jaime Alem no Teatro Municipal

Alem dá mostras do que é capaz nas cinco cordas duplas da viola caipira, em novo show de lançamento do seu primeiro CD solo, "Dez cordas do Brasil", com a participação de Nair Cândia.

ENCERRADA

11/2010

Leo Gandelman recebe Arthur Maia no Teatro Municipal

Leo já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 copias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de diversos Festivais em todo país.

ENCERRADA

12/2010

Leo Gandelman recebe Zé da Velha e Silvério Pontes

Desde 1977, Leo vem se dedicando à carreira como saxofonista, arranjador e produtor, tendo participado em mais de 800 gravações. Iniciou sua carreira solo em 87 inspirando-se principalmente na MPB e no Jazz.

ENCERRADA

06/2010

Vinícius Dias e Itajara Dias em concerto no Teatrp Municipal

O recital do pianista Vinícius Dias acontecerá no palco do Teatro Municipal de Niterói e contará com a participação especial do compositor Itajara Dias.

ENCERRADA

10/2010

O choro do Regional Carioca no Teatro Municipal de Niterói

O Regional Carioca é defensor da forma mais tradicional de se tocar choro, que é uma musica verdadeiramente brasileira e, sobretudo, carioca.

ENCERRADA

06/2010

Exposição na Sala Carlos Couto mostra a arte da Lutheria

ENCERRADA

07/2009

Obra de Alcione Araújo tem Leitura Dramatizada no Salão Nobre

O espetáculo "Comunhão de Bens" conta à história de um casal, Helô e Godô, que decide se separar, mas permanece morando na mesma casa por questões financeiras.

ENCERRADA

07/2009

Renato Rocketh lança primeiro CD Solo no Municipal

Com participação especial do guitarrista Vinicius Figueiredo e das bandas HQ e Favela Palace, o show tem pop, rock, reggae e dance. Renato afirma que ninguém vai ficar parado.

ENCERRADA

07/2009

Gêmeos niteroienses do Violino tocam no Teatro Municipal

Os irmãos Caldas tocam violino desde os dez anos e foram descobertos por duas radialistas norte-americanas, em 2007, quando se apresentavam na Sala Baden Powell, no Rio.

ENCERRADA

07/2009

Caetano Cia. de Dança no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

A Caetano Cia. de Dança, criada pelo coreógrafo Thiago Caetano é marcada por utilizar uma movimentação solta, sinuosa, porém precisa, sem deixar escapar o charme e a elegância do jazz.

ENCERRADA

08/2009

Hora da Arte no Teatro Municipal de Niterói

Em a "Hora de Arte" os conservatórios de música da cidade apresentarão trabalhos em piano, violão, violino, canto, coro e coral.

ENCERRADA

07/2009

Show do Duo Gisbranco no Teatro Municipal de Niterói

As pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco que formam o Duo Gisbranco voltam a Niterói para uma única apresentação no Teatro Municipal dentro da Série Quartas Clássicas.

ENCERRADA

09/2009

Maestro de Roberto Carlos toca canções do Rei no Municipal de Niterói

Em homenagem às histórias, às turnês, aos inúmeros discos gravados e espetáculos apresentados com o cantor, o pianista e arranjador lança Inesquecível.

ENCERRADA

09/2009

Marcus Lima faz show em Niterói com renda para a causa da adoção

No show, Marcus Lima faz um mix dos seus mais recentes sucessos como o samba “O Sono dos Justos”, que faz parte do recém lançado CD Acesa, da cantora Alcione.

ENCERRADA

09/2009

Fátima Regina em Dança das Folhas no Teatro Municipal de Niterói

No espetáculo Dança das Folhas, Fátima relembrará momentos que a transformaram na artista que é hoje e experiências vivenciadas, com cenas, recordando épocas através de vídeos e talk shows.

ENCERRADA

09/2009

Texto de Maria Adelaide Amaral no Salão Nobre do Municipal de Niterói

O texto traz um olhar sobre o trabalho do jornalista, que convive com o dever de informar, cercado de contingências que refletem no próprio mercado de trabalho.

ENCERRADA

09/2009

Teatro Municipal recebe Grupo de Dança sobre Rodas

No ano em que completa dez anos de existência o grupo pretende mostrar ao público toda sua brasilidade, visando mostrar uma imagem diferente da pessoa com deficiência.

ENCERRADA

11/2009

Festival instrumental Musifest reúne talentos

Niterói acolhe o MusiFest objetivando principalmente a formação e atualização dos estudantes de música, através de workshops, promovendo o intercâmbio com outros profissionais da área.

ENCERRADA

10/2009

Luiz Ferrar se apresenta pela Vida e contra a Hanseníase

O Artista que se destaca pelo seu altruísmo, dedicando grande parte de seu tempo às pessoas com necessidades especiais, razão pela qual se tornou voluntário do Grupo Pela Vidda - Niterói e ao Morhan.

ENCERRADA

10/2009

"A Lição", de Ionesco em Leitura Dramatizada no Salão Nobre

Trata-se de um texto atemporal que nos remete a um grande problema, de uma forma leve em que um professor e uma aluna levam até aos extremos uma lição em que tudo é dito e nada se aprende.

ENCERRADA

10/2009

Bia Seidl apresenta "Cândida", de Bernard Shaw, no Teatro Municipal

Escrito em 1895 pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, o texto ameaça colocar em cena um adultério a ser praticado por Cândida - a devotada esposa do reverendo Morell, um pastor anglicano de ideologia socialista.

ENCERRADA

10/2009

Coral Agnes Moço no Teatro Municipal de Niterói

O Coral mantém atividades nas mais diferentes áreas, realizando concertos, CDs, gravações para televisão, gingles, trilha sonora de peça, atuando em teatro e participando de congressos de voz, entre outros.

ENCERRADA

10/2009

Vanja Ferreira apresenta "A Harpa na Música de Câmara" no Municipal

A carioca Vanja Ferreira vem sendo aplaudida como solista e tem sido convidada por maestros e diretores artísticos para atuar em diversas orquestras do país.

ENCERRADA

10/2009

Leitura sem Barreiras no Salão Nobre do Teatro Municipal

Mário de Andrade lança um olhar ácido, poético, sensível e tocante sobre o cotidiano, os sentimentos e relações da pequena burguesia e pessoas excluídas da sociedade.

ENCERRADA

10/2009

Lula Basto apresenta "Passageira de Mim" no Teatro Municipal

No show, o público vai encontrar desde a modinha mais singela, passando pelo choro bem sapeca, chegando à sofisticação da bossa nova, tanto do ponto de vista melódico, como poético.

ENCERRADA

10/2009

"Zé Katimba, na minha veia" no Municipal de Niterói

No "Zé Katimba, na minha veia", o compositor, parceiro de Martinho da Vila, lembrará sucessos como Martim Cererê, Só dá Lalá, Madalena, e muitos outros, apresentando também recentes composições.

ENCERRADA

12/2009

II Festival de Esquetes de Niterói no Municipal

O festival abre um espaço de intercâmbio entre artistas, público, produtores e críticos. Idealizado, em 2005, pelos produtores Fabio Fortes e Ludmila Tortelly, que resolveram inserir Niterói no roteiro de encontros teatrais do país.

ENCERRADA

08/2002

Totia Meireles faz curta temporada no Theatro Municipal

O musical foi adaptado para o teatro em 2012, especialmente para Marília Pêra, com apresentações no Brasil e em Portugal. Agora, retorna aos palcos brasileiros, estrelado por Totia Meireles.

ENCERRADA

11/2000

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto

Tanto a exposição como os cartões postais da série Niterói Patrimônio Cultural nasceram do livro homônimo, lançado em março deste ano pela Fundação de Arte de Niterói.

Leia mais ...

09/1998

Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal

Esse intercâmbio foi proposto durante o evento Encontro com Portugal-Brasil 500 Anos. A mostra niteroiense é composta por nove fotos de 30cmx40cm reproduzidas a partir de cromos.

Leia mais ...

06/1996

Reinaugurado, Theatro Municipal é disputado por estrelas

Memória - Pouco mais de seis meses depois de reaberto, o Teatro Municipal de Niterói já está colhendo os louros do sucesso. De dezembro a maio, foram realizadas 76 apresentações.

ENCERRADA

06/1996

Reinaugurado após restauro, Municipal é disputado por estrelas

Memória - De dezembro a maio, foram realizadas 76 apresentações com uma média de público de 250 pessoas - ou seja, 50% da capacidade da casa.

MEMÓRIA

12/1995

Niterói ganhou hoje seu Teatro totalmente recuperado

Memória - A obra que envolveu os mais sofisticados recursos, principalmente na área de restauração, dá à cidade um patrimônio histórico e cultural dos mais importantes.

ENCERRADA

08/1993

Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal

(Memória) - O pano de boca do TMJC será a maior obra já pintada por Burle Marx, em termos de proporção. Serão 99 metros quadrados de tela, na verdade, um tecido especial que integra a cortina corta-fogo.

ENCERRADA

10/1988

"O Beijo da Mulher Aranha" em grande montagem no Municipal

O texto conta a história de dois prisioneiros, que apesar das diferenças políticas, sociais e sexuais precisam conviver em harmonia no exíguo espaço de uma cela de prisão.

Leia mais ...

10/1986

Simone Falcão ganha Festival de Dança

memória - Waldenir de Bragança, emocionado com a promoção prometeu apoiar o segundo Festival em 1987

ENCERRADA

06/1984

Teatro Municipal mostra Ballet Jovem Helfany Peçanha

Memória - Com música de Tchaikowsky, o ballet "Cinderela", em um ato e três cenas, é baseado no filme de Walt Disney, procurando retratar as principais cenas.

ENCERRADA

06/1977

Dóris Monteiro e Lúcio Alves reabriram o Municipal

Memória - Simples, porém agradável, o show de Lúcio Alves e Dóris Monteiro marcou, na noite de sexta-feira, 24 de junho de 1977, a reabertura do Teatro Municipal João Caetano.

ENCERRADA

08/1976

Teatro Municipal de Niterói ganha espaço e volta ao esplendor

Memória - Com suas instalações inteiramente reformadas, o Teatro Municipal João Caetano reabrirá suas portas para o espetáculo do Balé Oficial da Cidade.

ENCERRADA

09/1976

Ballet Oficial da cidade de Niterói estreia no Municipal

Memória - Feita a divulgação inicial da criação do Ballet Oficial da Cidade de Niterói, procedeu-se aos primeiros testes para a composição do Corpo de Baile, sendo selecionado um total de 16 dançarinos

ENCERRADA

06/1974

No Municipal, um Navio Negreiro, tema do teatro de poesia

A teatralização dos versos de castro Alves tenta repetir o clima denso dos porões do navio negreiro.

Leia mais...

11/1972

Ruth de Souza protagoniza Chica da Silva no Teatro Municipal

Memória - Como parte dos festejos do aniversário de Niterói, o espetáculo Chica da Silva estreou no Teatro Municipal, com Ruth de Souza no papel principal.

ENCERRADA

11/1970

Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano

Memória - A lenda é uma emocionante história de amor indígena que tomou forma literária nas mãos do jornalista niteroiense Alvarus de Oliveira.

Leia mais ...

09/1970

"Os Provincianos" voltam com Sartre no Municipal

Com o texto de Sartre, "Os Provincianos", nome simplório para um grupo de universitários que levam o teatro a sério, conquistaram um dos troféus do Festival.

Leia mais ...

08/1970

Memória: Festival do Teatro Jovem começa hoje no Municipal

Ontem, em coquetel oferecido no Museu Antônio Parreiras, os 300 participantes e a comissão julgadora foram apresentados às autoridades, aos meios artísticos e à sociedade niteroiense.

Leia mais ...

06/1969

"Os Provincianos" apresentam "Nossa Cidade" no Municipal

A peça de Thornton Wilder - "Our Town" (Nossa Cidade) tem tradução de Elsie Lessa e direção de Silva Ferreira.

Leia mais ...

11/1967

Abertura da temporada de óperas de 1967 foi de bom agrado do público

O Teatro João Caetano, tem como uma maiores glórias a apresentação da primeira companhia teatral brasileira, em 1833, quando ainda se chamava Theatro Praia Grande, que sucedeu à Sociedade do Theatrinho instalada em 1827.

ENCERRADA

05/1966

A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966

MEMÓRIA - Quando a cortina do palco se abrir para início do espetáculo, o Theatro Municipal João Caetano, estará iniciando uma nova fase na sua história.

Segunda-feira, 02 de maio de 1966

03/1954

Você conhece o Theatro Municipal João Caetano de Niterói?

Memória - Fundado sob a denominação de Santa Tereza, e depois remodelado por João Caetano, o imóvel da rua XV de Novembro tem abrigado os maiores cultores da sexta arte brasileira.

ENCERRADA

11/1952

Companhia 'Comédia' leva Bernard Shaw ao palco do Municipal

Lyad de Almeida e os seus delicados companheiros lavraram, realmente, um tento, estando de justificados parabéns pelo excelente espetáculo que proporcionaram.

ENCERRADA

12/1947

Um sucesso o Recital de alunos da professora Clotilde Moreira

Memória - Esse espetáculo de arte, onde varias dezenas de jovens se exibem na difícil arte de Chopin, é sempre aguardado com interesse pela sociedade niteroiense.

ENCERRADA

04/1928

Recital de piano pela senhorita Raymunda Vianna

O concerto da senhorita Raymunda Vianna afirmou com brilho, ontem, perante o numeroso e seleto público que afluiu ao teatro, para assistir ao seu primeiro concerto.

ENCERRADA

07/1904

A reconstrução do Theatro João Caetano

A reconstrucção do theatro andou, aliás, por uma somma insignificante, e do próprio rendimento do edificio conta o prefeito tirar o preciso para manter uma escola, que dará fatalmente os mais belos frutos

ENCERRADA

07/1904

A falua de João Caetano e o espetáculo para um único espectador

Graças aos esforços do Dr. Paulo Alves, prefeito de Nictheroy, acaba de ser reinaugurado o Theatro Santa Thereza, daquela cidade, o qual se achava esquecido e abandonado.

ENCERRADA

05/1902

Texto de José de Echegaray em cartaz no Theatro João Caetano

MEMÓRIA - Este espetáculo foi confiado ao corpo cênico do Club Rachuelense que levará à cena o drama em 3 atos do escritor espanhol D. José Echegaray, com tradução de Alvaro Peres, intitulado: "De Má Raça".

ENCERRADA

01/1901

Theatro João Caetano levou à cena sucesso de Feydeau

A magnifica peça em 3 atos conquistou os mais estrepitosos aplausos por parte do pequeno número de espectadores que compareceu ao Theatro.

ENCERRADA

08/1900

Pepa Ruiz leva à cena "Tim-tim por tim-tim" no Theatro João Caetano

As honras da noite couberam, porém, à saborosa Pepa, inimitável nos seus 18 papéis e, sobretudo, na forma porque os diz. "Tim-tim por tim-tim" sem a Pepa não seria o "tim-tim".

ENCERRADA

09/1900

Pepa Ruiz encanta o público do Theatro João Caetano com "Rio Nu"

A lotação foi esgotada, não ficou um só bilhete na casa, muitas famílias voltaram para os seus lares por falta de bilhetes!

ENCERRADA

05/1900

Theatro João Caetano apresenta Pepa Ruiz em "A Inana"

A exibição desta peça agradou extraordinariamente ao público, foram aplaudidos muitas vezes os distintos atores que fizeram parte do elenco notável da companhia.

ENCERRADA

08/1898

Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal

Foi representado o espirituoso vaudeville O Lobo e o Cordeiro em quatro atos, do ator e dramaturgo Pedro Augusto.

Leia mais ...

12/1896

Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro

Batemos palmas de antemão pela escolha das peças, que afora maiores e conhecidos méritos que as abonam, têm o de serem produções de literatos brasileiros.

Leia mais ...

03/1896

Salvem o Theatro Santa Thereza

Memória - Mas simbolicamente, o Santa Thereza ainda representava o suor e o talento de milhares de artistas aplaudidos em cena naquele endereço da rua da Imperatriz.

Leia mais ...

04/1893

Theatro Santa Thereza apresenta "A Doida de Montmayour"

O grandioso drama em cinco atos, original dos festejados escritores Anicet Bourgois e Michel Maisson, foi representado em Paris, no Theatro Port-Saint-Martin.

ENCERRADA

07/1887

Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza

A ópera compõe juntamente com Rigoletto e La traviata a chamada "trilogia verdiana", formada pelas obras mais populares do compositor.

Leia mais ...

08/1884

Santa Thereza: A inauguração de um Teatro

São indescritíveis as contingências em que se viu a companhia várias vezes, tendo sempre no Sr. Tati um espírito forte e perseverante, um ente a que a máxima contrariedade não fazia nem sequer estremecer.

ENCERRADA

08/1884

Imperador acompanha reinauguração do Theatro Santa Thereza

Este drama, que é de grande mérito literário, contendo cenas importantes e comoventes, foi perfeitamente compreendido em seus papéis pelos atores que os exibiram, distinguindo-se dentre eles os Srs. Dias Braga, Augusto Boldrini e a atriz Helena Cavallier.

ENCERRADA

08/1884

Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura

Por iniciativa do maestro Felício Tati, foi ele reconstruído, mediante favores de cessão de terreno e materiais nele existentes e uma subvenção de 20 contos anuais pagos trimestralmente pela Província.

MEMÓRIA

08/1862

Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício'

Poucos dias foram bastante para que a Companhia de nosso teatro dramático ficasse sabendo perfeitamente os seus papeis, desempenhasse-os com toda a fidelidade.

Leia mais ...

10/1842

Ausência do insigne trágico Brasileiro na cena Nictheroyense

O Sr. João Caetano dos Santos não se tem poupado a fadigas, nem trabalhos, contanto que as obras do Theatro progridam, contanto que ele ainda este ano possa entrar de novo na cena.

ENCERRADA

12/1842

Theatro Santa Thereza será em breve inaugurado

Grandes trabalhos venceu o Sr. João Caetano para que possa abrir o Theatro a 25 deste mês; e certo foi preciso que víssemos o estado em que só ele acha para acreditarmos na realidade do fato.

ENCERRADA

02/1842

Theatro Nictheroyense leva à cena "Heloisa e Abelardo"

O cenário foi novo, e apropriado à época; o vestuário igualmente foi todo novo e à caráter. Pena é, porém, que o edifício não tenha a capacidade necessária para essas cenas: sua pequenez é tal, que não permite representar-se nele grandes espetáculos.

ENCERRADA

07/1842

Theatro Nictheroyense leva à cena "Os Sete Infantes de Lara"

O espetáculo correu maravilhosamente, nem vestuário, nem o cenário, nem os atores faltaram para o bom desempenho da peça, enfim tudo excedeu a nossa expectação.

ENCERRADA

05/1842

João Caetano interpreta "Kean" no Theatro Nictheroyense

Finalmente a trégua de sua enfermidade permitiu ao Sr. João Caetano auxiliar ao Sr. Claudio Antonio Cordeiro no benefício, que fez a 29 do mês passado, com a representação de 'Kean'.

ENCERRADA

04/1842

Theatro em Nictheroy: Novo Contrato, Novo Theatro

Os documentos transcritos se referem ao contrato assinado em abril de 1842, em que as partes desistem da construção do novo Teatro Dramático e decidem construir um outro no mesmo terreno do então Theatro Nictheroyense.

ENCERRADA

12/1842

E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza

Quem o diria, ainda há três meses as asfixiosas paredes do Theatro Nictheroyense tombavam aos golpes dos martelos, instrumentos da destruição e do engrandecimento.

ENCERRADA

09/1832

Espetáculo em louvor à Independência do Brasil

MEMÓRIA - Em 20 de setembro de 1830, o periódico "Voz Fluminense" publicou carta de um leitor que assinava "Brazileiro", na qual narra o espetáculo que havia presenciado na Casa da Sociedade Dramática do Theatrinho.

ENCERRADA

01/1832

A história do liberetador da Suíça no Theatro da Praia Grande

A Beneficio de Victor Porfírio de Borja, representará o drama intitulado "Guilherme Tell, Libertador da Suíça ou a Queda do Despotismo".

ENCERRADA

02/1832

Sociedade de Actores apresenta no Praia Grande texto de João de Almeida Coelho

MEMÓRIA - O Theatro apresenta "O Patriotismo no seu auge ou America Triunfante" de João de Almeida Coelho e depois a graciosa farsa denominada "O Chapéo pardo".

ENCERRADA

02/1832

Texto de Antônio Xavier se exporá em cena no Theatro Praia Grande

Finda que seja, a beneficiada, e Ludovina Soares, recitarão um diálogo, de gratidão, a seus ilustres concorrentes. Findando o divertimento com a Farsa "O Hermitão e a Beata", hornada de excelentes peças musicais de João Evangelista.

ENCERRADA

03/1832

No Theatro Praia Grande irá à cena espetáculo de Beaumarchais

Esta peça é toda ornada de cenas assaz jocosas, e o seu complicado enredo, bastante novo: os interessados, porém não lhe formam a apologia, pois que o público judicial com imparcialidade decidirá do seu merecimento.

ENCERRADA

04/1832

Manuel Soares representa comédia no Theatro da Praia Grande

O ator José Jacob Quesado e a atriz Maria Soares do Nascimento, em obsequio ao Beneficiado se prestarão a desempenhar na referida Comédia os caracteres já por eles representados no Theatro da Capital.

ENCERRADA

03/1832

Obra de Voltaire é atração no Theatro da Praia Grande

A Sociedade de Actores, Companhia da atriz Ludovina Soares, em benefício da sócia Maria Ricardina Soares, se exporá sobre a cena a tragédia do imortal Voltaire, que tem por título "Zaira".

ENCERRADA

04/1832

Theatro da Praia Grande leva à cena a história do sedutor Don Juan

Sob o comando da companhia de Ludovina Soares, representar-se-á a muito e graciosa comédia em 5 atos "O Convidado de Pedra ou D. João Tenório, o Dissoluto".

ENCERRADA

02/1832

Theatro da Praia Grande leva à cena comédia de Antonio Xavier

No sábado, 25 do corrente de fevereiro de 1832, a Benefício de João Evangelista Junior, Ponto da Companhia de Ludovina Soares, terá lugar a comédia nova, "Roberto na Franconia".

ENCERRADA

08/1832

"O criado de dois amos" em cartaz no Theatro da Praia Grande

O texto retrata as confusões criadas por um criado que, para viver e comer melhor, trabalha, ao mesmo tempo, sem que um saiba do outro, para dois patrões hospedados no hotel.

ENCERRADA

11/1831

O Theatro da Praia Grande recebe a Companhia da Dama Ludovina Soares

MEMÓRIA - No Domingo 20, a Sociedade de Actores exporá sobre a cena a muito graciosa comedia denominada "D. João de Alvarado, o criado de si mesmo" e no dia 26, "O Castigo de Prepotencia ou O Heroismo do Amor Conjugal".

ENCERRADA

12/1831

Sociedade dos Actores mostra texto de Antônio Xavier no Praia Grande

O Caracter de Pantalião Boticário será desempenhado por Victor Profirio de Borja: agradáveis sinfonias se executarão nos intervalos dos atos, e concluída que seja se representará a jocosa farsa denominada: "O Cazamento por Editaes".

ENCERRADA

12/1831

O Theatro da Praia Grande convida para a tragédia "Nova Castro"

Terminando o espetáculo, com uma graciosa farsa denominada "O Doutor Sovina", a qual será ornada com um lindo Dueto Brasileiro, cantado por Maria Candida de Souza e Victor Porfírio de Borja. Principiará às 20h30.

ENCERRADA

11/1831

Companhia de Ludovina Soares estreia no Theatro Praia Grande

Para a estreia, a comédia para as duas récitas de abertura, denomina-se: "A Esposa Renunciada", do dramaturgo português Antônio Xavier Ferreira de Azevedo.

ENCERRADA

12/1831

Em Dia de Gala o Praia Grande apresenta "A Inimiga do Seu Sexo"

Finda que seja a overtura, subirá o pano, e tocar-se-á o Hino; e apenas finde, começará a representação da ótima e também recebida Comédia intitulada "A Inimiga do Seu Sexo".

ENCERRADA

12/1831

Theatro da Praia Grande leva à cena comédia em benefício de Theresa Soares

Em 17 de Dezembro de 1831, em benefício da atriz Theresa Soares, expor-se-á em cena o espetáculo "Adella de Valle de Tarô ou Os Três Exemplos de Fidelidade".

ENCERRADA

11/1831

Companhia de Ludovina Soares se apresenta no Theatro da Praia Grande

Em benefício da Primeira Dama Ludovina Soares, representar-se-á, logo que termine uma escolhida sinfonia, a excelente comédia "O Castigo da Prepotência ou O Heroísmo do Amor Conjugal".

ENCERRADA